Projetos de estudantes são premiados na Maratona de Inovação da UJ 2019

Projetos de estudantes são premiados na Maratona de Inovação da UJ 2019
Ecoplas, Kaizen Point, Lancheira Feliz e Waybox. Estes foram os projetos dos estudantes vencedores da Maratona de Inovação 2019 da Unijorge. Professores, mentores, alunos e colaboradores participaram do evento neste sábado, 18, em um cenário de compartilhamento de conhecimento e ideias inovadoras.

Em primeiro lugar, um projeto voltado ao reaproveitamento do plástico que é despejado indevidamente no planeta. Levy Santana, que defendeu a ideia, explica que milhões de toneladas de plástico são descartados indevidamente, mas apenas 9% desse material consegue ser reciclado. Com a proposta, todo o plástico recebido e refinado seria transformado em combustível (etano e diesel) a partir da pirólise do material. Levy é estudante do 7º semestre de Engenharia Mecânica.

Já o projeto Kaizen Point, voltado à criação de software de sistema para reconhecimento facial em grandes empresas, levou o segundo lugar. Odara Skubincan, estudante do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, explica que a solução reduziria os custos de uma empresa com equipamentos de controle de ponto em 30%.

Os projetos Lancheira Feliz e Waybox dividiram o 3º lugar. Enquanto o primeiro propõe a criação de aplicativo para venda de lanches saudáveis escolhidos pelos próprios pais – aproximadamente 40% das crianças brasileiras apresentam algum tipo de obesidade segundo o integrante da equipe, Eduardo Lins, o projeto Waybox apresentou como proposta a criação de um aplicativo voltado ao serviço de transporte de carga para Salvador e Região Metropolitana. De acordo com Ariane Araújo, estudante do 3ª semestre de Administração, a proposta é oferecer um serviço diferenciado semelhante ao que aplicativos de mobilidade já oferecem, mas voltado a pessoas que precisam do famoso “carreto” e não sabem a quem recorrer. Além disso, a solução leva em consideração o número de pessoas desempregadas hoje, e que encontrariam no aplicativo a possibilidade de encontrarem no serviço uma fonte de renda.

Estudantes dos projetos premiados receberam bolsas de pós-graduação e de cursos de Educação Financeira e Comunicação Retórica, da UJ, cursos EAD oferecidos pela TORCH Engenharia, parceiro da Maratona ao longo das suas edições, além de vouchers da Livraria Cultura e ingressos para palestras com foco em empreeendedorismo oferecidos pela Associação dos Jovens Empreendedores da Bahia - AJE. Todos eles também continuarão recebendo mentoria para o desenvolvimento do projeto.

“A Maratona de Inovação consegue, através de ferramentas “agile”, de um grupo qualificado de mentores e um processo de participação coletiva, transformar as ideias e projetos dos seus alunos em planos concretos e palpáveis de produtos, serviços e empreendimentos em um dia intenso de muita troca e aprendizado", destacou o coordenador do curso de Administração Constantino Oliveira.

A Maratona de Inovação integrou o IV Encontro de Ciência, Tecnologia e Inovação da UJ, que tem por objetivo reunir professores, estudantes, palestrantes convidados, representantes de empresas e expositores para debater e identificar novas tecnologias construtivas, inteligentes, eficientes e sustentáveis, aplicadas às áreas de Administração, Arquitetura & Urbanismo, Engenharias, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É a Unijorge garantindo a excelência multidisciplinar aos seus estudantes e fortalecendo o tripé: Ensino, Iniciação Científica e Extensão.