12h10

Projetos de estudantes são premiados na Maratona de Inovação da UJ 2019

Compartilhe
Tamanho do Texto
Projetos de estudantes são premiados na Maratona de Inovação da UJ 2019
Ecoplas, Kaizen Point, Lancheira Feliz e Waybox. Estes foram os projetos dos estudantes vencedores da Maratona de Inovação 2019 da Unijorge. Professores, mentores, alunos e colaboradores participaram do evento neste sábado, 18, em um cenário de compartilhamento de conhecimento e ideias inovadoras.

Em primeiro lugar, um projeto voltado ao reaproveitamento do plástico que é despejado indevidamente no planeta. Levy Santana, que defendeu a ideia, explica que milhões de toneladas de plástico são descartados indevidamente, mas apenas 9% desse material consegue ser reciclado. Com a proposta, todo o plástico recebido e refinado seria transformado em combustível (etano e diesel) a partir da pirólise do material. Levy é estudante do 7º semestre de Engenharia Mecânica.

Já o projeto Kaizen Point, voltado à criação de software de sistema para reconhecimento facial em grandes empresas, levou o segundo lugar. Odara Skubincan, estudante do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, explica que a solução reduziria os custos de uma empresa com equipamentos de controle de ponto em 30%.

Os projetos Lancheira Feliz e Waybox dividiram o 3º lugar. Enquanto o primeiro propõe a criação de aplicativo para venda de lanches saudáveis escolhidos pelos próprios pais – aproximadamente 40% das crianças brasileiras apresentam algum tipo de obesidade segundo o integrante da equipe, Eduardo Lins, o projeto Waybox apresentou como proposta a criação de um aplicativo voltado ao serviço de transporte de carga para Salvador e Região Metropolitana. De acordo com Ariane Araújo, estudante do 3ª semestre de Administração, a proposta é oferecer um serviço diferenciado semelhante ao que aplicativos de mobilidade já oferecem, mas voltado a pessoas que precisam do famoso “carreto” e não sabem a quem recorrer. Além disso, a solução leva em consideração o número de pessoas desempregadas hoje, e que encontrariam no aplicativo a possibilidade de encontrarem no serviço uma fonte de renda.

Estudantes dos projetos premiados receberam bolsas de pós-graduação e de cursos de Educação Financeira e Comunicação Retórica, da UJ, cursos EAD oferecidos pela TORCH Engenharia, parceiro da Maratona ao longo das suas edições, além de vouchers da Livraria Cultura e ingressos para palestras com foco em empreeendedorismo oferecidos pela Associação dos Jovens Empreendedores da Bahia - AJE. Todos eles também continuarão recebendo mentoria para o desenvolvimento do projeto.

“A Maratona de Inovação consegue, através de ferramentas “agile”, de um grupo qualificado de mentores e um processo de participação coletiva, transformar as ideias e projetos dos seus alunos em planos concretos e palpáveis de produtos, serviços e empreendimentos em um dia intenso de muita troca e aprendizado", destacou o coordenador do curso de Administração Constantino Oliveira.

A Maratona de Inovação integrou o IV Encontro de Ciência, Tecnologia e Inovação da UJ, que tem por objetivo reunir professores, estudantes, palestrantes convidados, representantes de empresas e expositores para debater e identificar novas tecnologias construtivas, inteligentes, eficientes e sustentáveis, aplicadas às áreas de Administração, Arquitetura & Urbanismo, Engenharias, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É a Unijorge garantindo a excelência multidisciplinar aos seus estudantes e fortalecendo o tripé: Ensino, Iniciação Científica e Extensão.
Tenha mais experiências na Unijorge
Quer mais informações?
Espaço do Colaborador:
2007 - 2020. Unijorge - CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital