Intercambistas escolhem UJ para viverem novas experiências fora do seu país

Intercambistas escolhem UJ para viverem novas experiências fora do seu país
Sophia Bengara, Nadine Vom Hofe e Anne Berners são estudantes do curso de Relações Internacionais da Unijorge.  Intercambistas, as três cruzaram a fronteira do velho mundo e chegaram ao Brasil, mais precisamente, à Bahia, para viverem novas experiências e aprendizados.  A UJ foi a instituição escolhida depois de ouvir comentários positivos de outros colegas que já tinham feito intercâmbio aqui.

Estudantes de Relações Internacionais da OTH Regensburg, Sophia, Nadine e Anne explicam que as aulas que assistem aqui na Unijorge têm diferentes focos e o conteúdo oferecido apresenta uma visão bastante ampla. “As aulas acabam por volta de 11h e geralmente depois vamos para biblioteca estudar, pois lá é um ambiente agradável e inspirador”, revela Sophia.

Para Anne, apesar de ter demorado um pouco para entender o idioma, a experiência de estudar numa instituição fora do seu país tem sido prazerosa. “Os professores da Unijorge são bastante preparados e estão sempre dispostos a tirar dúvidas, sem contar com os alunos que são super acolhedores”, revela.

A troca de experiências entre estudantes nativos e intercambistas é possível graças ao trabalho realizado pelo Escritório Internacional – EI da Unijorge, responsável por reunir e apoiar as ações internacionais que acontecem na instituição. O EI atua, de um lado, como elemento facilitador para os estudantes candidatos ao intercâmbio, fornecendo suporte, orientação e informações necessárias para a construção de um plano de capacitação internacional. Mas também trabalha como mediador institucional no processo de internacionalização da IES. Atualmente, 50 Instituições de Ensino Superior mantêm convênio com a Unijorge para intercâmbio de estudantes. Entre elas, a Universidade do Porto (Portugal), Universidade de Sevilla (Espanha), ESC Amiens (França) e Siglo 21 (Argentina).

Joana Avena, coordenadora do Escritório Internacional da Unijorge, explica que 68 alunos de outros países já escolheram a UJ para estudar, número considerado significativo se levado em consideração alguns fatores. “Se considerarmos a barreira linguística -  já que não oferecemos nenhuma disciplina ministrada totalmente inglês, a situação econômica do Brasil e a imagem que é transmitida sobre o nosso país lá fora, esse é um número bastante expressivo", pontua.

Ainda de acordo com Avena, a parceria entre Unijorge e 50 IES reconhecidas internacionalmente coloca a UJ em um patamar diferenciado na Bahia. “Além disso, a inscrição e toda organização do intercâmbio (realizada pelo Escritório Internacional) são totalmente gratuitos, diferente de outras instituições que costumam cobrar por esse serviço”, explica a coordenadora do Escritório Internacional.

Entre os cursos mais procurados por estudantes de fora estão Relações Internacionais, Engenharia e Comunicação.

APRENDIZADO E CRESCIMENTO

Para o coordenador do curso de Relações Internacionais da UJ, Matheus Souza, o intercâmbio é principalmente uma oportunidade de aprender.  “O contato com outras culturas é sempre uma oportunidade de aprendizado. A presença de intercambistas favorece o desenvolvimento de habilidades sociais em nossos estudantes e professores, como aquelas relacionadas à empatia, respeito às diferenças e comunicação em outros idiomas”, destaca.

Ainda de acordo com o professor, a presença de estudantes estrangeiros acaba potencializando a vontade dos estudantes da UJ de fazerem intercâmbio em outros países.  “A vivência com o Outro é sempre uma oportunidade para crescimento próprio. A experiência do intercâmbio e a curiosidade em relação ao mesmo são instigadas quando se tem a companhia de intercambistas em sala de aula”, pontua Matheus Souza. É a Unijorge garantindo uma experiência universitária cada vez mais memorável.