16h25

Intercambistas escolhem UJ para viverem novas experiências fora do seu país

Compartilhe
Tamanho do Texto
Intercambistas escolhem UJ para viverem novas experiências fora do seu país
Sophia Bengara, Nadine Vom Hofe e Anne Berners são estudantes do curso de Relações Internacionais da Unijorge.  Intercambistas, as três cruzaram a fronteira do velho mundo e chegaram ao Brasil, mais precisamente, à Bahia, para viverem novas experiências e aprendizados.  A UJ foi a instituição escolhida depois de ouvir comentários positivos de outros colegas que já tinham feito intercâmbio aqui.
 
Estudantes de Relações Internacionais da OTH Regensburg, Sophia, Nadine e Anne explicam que as aulas que assistem aqui na Unijorge têm diferentes focos e o conteúdo oferecido apresenta uma visão bastante ampla. “As aulas acabam por volta de 11h e geralmente depois vamos para biblioteca estudar, pois lá é um ambiente agradável e inspirador”, revela Sophia.
 
Para Anne, apesar de ter demorado um pouco para entender o idioma, a experiência de estudar numa instituição fora do seu país tem sido prazerosa. “Os professores da Unijorge são bastante preparados e estão sempre dispostos a tirar dúvidas, sem contar com os alunos que são super acolhedores”, revela.
 
A troca de experiências entre estudantes nativos e intercambistas é possível graças ao trabalho realizado pelo Escritório Internacional – EI da Unijorge, responsável por reunir e apoiar as ações internacionais que acontecem na instituição. O EI atua, de um lado, como elemento facilitador para os estudantes candidatos ao intercâmbio, fornecendo suporte, orientação e informações necessárias para a construção de um plano de capacitação internacional. Mas também trabalha como mediador institucional no processo de internacionalização da IES. Atualmente, 50 Instituições de Ensino Superior mantêm convênio com a Unijorge para intercâmbio de estudantes. Entre elas, a Universidade do Porto (Portugal), Universidade de Sevilla (Espanha), ESC Amiens (França) e Siglo 21 (Argentina).
 
Joana Avena, coordenadora do Escritório Internacional da Unijorge, explica que 68 alunos de outros países já escolheram a UJ para estudar, número considerado significativo se levado em consideração alguns fatores. “Se considerarmos a barreira linguística -  já que não oferecemos nenhuma disciplina ministrada totalmente inglês, a situação econômica do Brasil e a imagem que é transmitida sobre o nosso país lá fora, esse é um número bastante expressivo", pontua.
 
Ainda de acordo com Avena, a parceria entre Unijorge e 50 IES reconhecidas internacionalmente coloca a UJ em um patamar diferenciado na Bahia. “Além disso, a inscrição e toda organização do intercâmbio (realizada pelo Escritório Internacional) são totalmente gratuitos, diferente de outras instituições que costumam cobrar por esse serviço”, explica a coordenadora do Escritório Internacional.
 
Entre os cursos mais procurados por estudantes de fora estão Relações Internacionais, Engenharia e Comunicação.
 
APRENDIZADO E CRESCIMENTO
 
Para o coordenador do curso de Relações Internacionais da UJ, Matheus Souza, o intercâmbio é principalmente uma oportunidade de aprender.  “O contato com outras culturas é sempre uma oportunidade de aprendizado. A presença de intercambistas favorece o desenvolvimento de habilidades sociais em nossos estudantes e professores, como aquelas relacionadas à empatia, respeito às diferenças e comunicação em outros idiomas”, destaca.  
 
Ainda de acordo com o professor, a presença de estudantes estrangeiros acaba potencializando a vontade dos estudantes da UJ de fazerem intercâmbio em outros países.  “A vivência com o Outro é sempre uma oportunidade para crescimento próprio. A experiência do intercâmbio e a curiosidade em relação ao mesmo são instigadas quando se tem a companhia de intercambistas em sala de aula”, pontua Matheus Souza. É a Unijorge garantindo uma experiência universitária cada vez mais memorável.
 
 
 
 
 
Tenha mais experiências na Unijorge
Quer mais informações?
Espaço do Colaborador:
2007 - 2020. Unijorge - CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital