Nesta sexta-feira, 24, no último dia da Mostra de Projetos UJ 2019, estudantes do Campus Tancredo Neves trocaram as salas de aula pela exposição de trabalhos. Alunos dos cursos de Nutrição, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia mostraram que o conhecimento adquirido na sala de aula ganha é capaz de ganhar asas e ultrapassar as fronteiras da universidade.
Foi assim com o projeto dos estudantes Danilo e Douglas Gadelha, do 3º semestre, do curso de Tecnologia. Os estudantes desenvolveram o Game Hub, projeto de gamificação que reúne dois jogos em um só: batalha naval e dominó. Envolvendo técnicas e linguagens de programação, o Game Hub permite que o usuário escolha o jogo e quantos jogadores participarão da partida. Detalhe: os usuários podem estar em diferentes lugares, conectados apenas por uma rede local.
“O projeto é interessante porque primeiro você sai do ambiente físico e passa a trabalhar no meio virtual. O sistema de comunicação também chama atenção porque o produto permite a interação de pessoas em diferentes lugares e a integração de diferentes jogos. Futuramente, o Game Hub pode inclusive oferecer mais opções de jogos”, destaca o coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores, Charles Soares.
Já em Nutrição, as estudantes Ana Karine Santos, Bruna Campos e Louise Figueredo trouxeram as práticas alimentares não convencionais para o centro das discussões. Em destaque, a dieta crudívora - dieta baseada na ingestão de alimentos crus e não derivados de animais. As alunas explicaram que entre os benefícios para os adeptos da dieta crudívora estão a redução do risco de doenças cardíacas e o aproveitamento de alimentos com 100% de vitaminas e aminoácidos, já que não passaram pelo processo de cozimento,ou fritura.
Para além do espaço físico da Unijorge está o projeto dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Álvaro Figueiredo de Sá, Flávia Amorim Silva, Gilmar Rocha dos Santos, Laila dos Santos e Wellington Guimarães, numa imersão de 12h no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Da vivência guiada, supervisionada pelo professor Sérgio Rivero, estudantes e egressos do projeto VIGA puderam conferir
in loco o subúrbio soteropolitano como espaço de manifestações culturais, traços de rico patrimônio arquitetônico e histórico.
A interdisciplinaridade também pediu passagem em um momento espacial da Mostra: foi quando estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Nutrição, Fisioterapia e Biomedicina participaram juntos de uma Oficina de Maquete. “Experiências como estas, que trazem uma visão interdisciplinar, possibilitam que nossos alunos possam vivenciar o espaço físico, mobiliário e percebam melhor o espaço em que vive e sua responsabilidade com este lugar”, pontuou a professora Loris Brantes, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Além destes trabalhos, a Mostra de Projetos continua no Campus Tancredo Neves nesta sexta-feira, à noite. A Mostra de Projetos Unijorge é um evento anual que reúne projetos interdisciplinares de estudantes de diferentes cursos desenvolvidos sob a orientação dos professores fortalecendo a produção e intercâmbio acadêmico.
Programação Tancredo Neves Matutino e Noturno - Clique aqui