Cine com Dendê lança revista eletrônica

Cine com Dendê lança revista eletrônica

Iniciativa faz parte do Empreender Sonhos, projeto de estudantes de Comunicação da UJ

Tem dendê na sétima arte baiana. Estudantes de Comunicação da Unijorge lançaram nesta terça-feira, 28, no Campus Paralela, a Revista Eletrônica Cine com Dendê. A revista, produzida pelas alunas do 5º semestre do curso de Jornalismo, Alessandra Barreto, Flávia Alessandra Morais, Jenifer Bispo e Maria Luiza França, traz o cinema baiano e o mercado independente do audiovisual no Estado para o centro do debate. A iniciativa faz parte do projeto interdisciplinar Empreender Sonhos.

Alessandra Barreto explica que o Cine com Dendê nasceu no segundo semestre de 2018, inicialmente com vídeos no YouTube sobre produções audiovisuais baianas. À medida que as estudantes foram pesquisando sobre o tema, perceberam que o mercado audiovisual baiano possui uma gama de profissionais ganhando o mundo, e quantidade expressiva de estudantes dispostos a seguir os mesmos passos. “A partir disso a ideia da revista surgiu, pois nela teríamos maior abertura e diversidade para falar sobre o tema, que é tão precioso na Bahia e muitas vezes não tem visibilidade”, completou.

A exibição dos curtas “Doido lelé” roteirizado pela professora da Unijorge, cineasta e jornalista Ceci Alves, e “Você, agressor”, roteirizado e dirigido pela estudante de Publicidade e Propaganda, Vanessa Ribeiro, a partir de uma produção da CARAM Films – outro projeto do Empreender Sonhos, marcou o lançamento da revista. O evento contou com a participação de nomes importantes do mercado de comunicação na Bahia, como o do jornalista, editor-chefe e apresentador, Jefferson Beltrão.

“A faculdade é um excelente espaço para experimentações e desenvolvimento de ideias. É aqui que temos de questionar, ousar, fazer diferente, porque nem sempre conseguimos essa liberdade no mercado, normalmente preso a um modelo pré-definido. Os estudantes estão de parabéns”, destacou Beltrão.

Para o professor da disciplina de Assessoria de Comunicação, Celso Duran, o trabalho interdisciplinar das estudantes em construir uma revista eletrônica e, ao mesmo tempo, fazer a assessoria de imprensa desse produto, interagindo com jornalistas, redações e formadores de opinião é extremamente positivo. “Aproximar os alunos do mercado de trabalho através de uma assessoria de imprensa com um produto desenvolvido por eles mesmos, faz com que tenham mais segurança para arriscar e caminhar com suas próprias pernas”, pontuou Duran.

Já para Patrícia Moraes, coordenadora dos cursos de Comunicação, o Cine com Dendê é mais um projeto interdisciplinar do Empreender Sonhos onde os alunos surgem como protagonistas e com um olhar atento ao empreendedorismo e às necessidades do mercado. “Estamos falando de uma experiência para além da sala de aula, de um produto de comunicação elaborado exclusivamente pelos nossos estudantes e que se diferencia pela possibilidade de conexão entre o conteúdo da sala de aula e as áreas de interesses dos nossos estudantes”, finaliza a coordenadora.

Revista Eletrônica

Disponível na plataforma Issu, a proposta da revista Cine com Dendê é abordar temas sociais e históricos, oferecendo informações mais precisas de como o processo criativo desses profissionais acontece, além de despertar no grande público a curiosidade pela sétima arte na Bahia. Na edição de maio, a capa da publicação é com a cineasta Ceci Alves, ganhadora de vários prêmios ao longo dos quase 20 anos de carreira. Na matéria, ela fala sobre o processo de criação, a mulher por trás das câmeras, além de refletir sobre o avanço do cinema baiano no cenário cultural do país.

Clique aqui e confira a edição de maio do Cine com Dendê