UJ representará a Bahia em Congresso sobre Defesa Nacional

UJ representará a Bahia em Congresso sobre Defesa Nacional

Artigos de estudantes de RI foram selecionados para apresentação em evento anual realizado pelo Ministério da Defesa

Estudantes do curso de Relações Internacionais da Unijorge vão representar a Bahia no Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional, organizado pelo Ministério da Defesa. A Unijorge foi a única IES do estado e uma das três do Nordeste a ter trabalhos selecionados para o evento anual, que acontecerá entre os dias 25 e 31 de agosto, na Escola Naval, Rio de Janeiro.

Os artigos Implicações da Entrada da Colômbia na OTAN para os Interesses Geoestratégicos Brasileiros: uma Leitura a partir da Metodologia dos Dispositivos Geopolíticos, dos estudantes do 7º e 8º semestre Gabriel Santiago, Letícia Moreira, Luana Guimarães, Maria Vitória Catharino, junto com o professor e coordenador do curso de RI, Matheus Souza, e Cooperação Brasil-África do Sul na produção do míssil A-Darter e a Efetivação da Estratégia Nacional de Defesa, dos alunos do 4º, 6º e 7º semestre, Amanda Carolina Silva, Gabriel Lorenzo, Herbert Pereira, Isabella Tanajura, Victória Veiga e também do professor Matheus Souza, serão apresentados para uma plateia formada por acadêmicos e congressistas de todo ao país.

Para Matheus Souza, a participação de dois grupos da Unijorge com trabalhos escolhidos pela comissão do evento é especial. "A aprovação de nossos artigos para a edição 2019 deste evento é um marco, pois é a primeira vez que duas equipes da UJ irão participar ao mesmo tempo. O processo seletivo da comissão avaliadora desse congresso é muito rígido, visto que pesquisadores de todo o Brasil disputam as vagas limitadas do congresso. Então, ter dois trabalhos aprovados, os únicos da Bahia, e 50% dos trabalhos selecionados do Nordeste, é algo muito significativo”, destaca o coordenador. A equipe formada pelos nove estudantes, além do professor, terá as despesas com a viagem custeadas pelo Ministério da Defesa.

“Esse resultado reitera ainda mais a qualidade do trabalho desenvolvido no bacharelado em Relações Internacionais da UJ, com especial destaque para a atuação do nosso Núcleo de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais (NURI). O grupo de estudos sobre os Desafios Brasileiros no âmbito da Segurança e Defesa Nacionais (DENAC) existe há quase 10 anos (desde 2011), e estamos nos consolidando como a principal referência acadêmica civil em Segurança e Defesa do estado da Bahia", aponta ainda Matheus Souza.

Em outubro, o curso de RI realizará, em parceria com a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), o III Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, além da criação de uma linha de pesquisa em Inteligência Estratégica no âmbito do DENAC, a ser lançada em 2019.2, em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Sobre o Congresso

O Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN) é uma atividade de cunho acadêmico e cultural que visa fomentar a pesquisa e ampliar o envolvimento da sociedade brasileira nos assuntos de Defesa Nacional. É anual e executado em parceria com as principais escolas de formação de oficiais das Forças Armadas: Escola Naval, Academia Militar das Agulhas Negras e Academia da Força Aérea.

O evento é composto por atividades acadêmicas - palestras e debates no período da manhã. No período da tarde, os congressistas são organizados em grupos de estudo e distribuídos em salas de aula para debater seus artigos, proporcionando uma interação profícua entre eles. O evento é composto ainda por atividades sócio desportivas e culturais, estimulando a convivência e interação entre os universitários civis, cadetes e aspirantes.

Equipes das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras inscritas (credenciadas no Ministério da Educação) e das principais escolas de formação de oficiais das Forças Armadas: Escola Naval, Academia Militar das Agulhas Negras e Academia da Força Aérea.  São selecionadas as equipes cujos artigos científicos obtiverem as melhores notas, até o limite de vagas estipulado.