Flexibilidade nos estudos e menor custo são vantagens de EAD

Flexibilidade nos estudos e menor custo são vantagens de EAD
Os cursos em educação a distância (EAD) têm se tornado a escolha de muitos estudantes que querem ingressar na graduação e de profissionais que buscam se qualificar para uma melhor colocação no mercado de trabalho. Os dados comprovam que essa categoria de ensino é uma tendência crescente.

Segundo o Censo da Educação Superior publicado pelo INEP em 2018, a modalidade EAD já atende mais de 1,7 milhão de alunos, o que representa uma participação de 21,2% dos alunos de graduação no país. Os dados do Censo revelam que um em cada três estudantes está fazendo graduação na modalidade a distância.

A pesquisa aponta ainda que de 2007 a 2017, o número de alunos que ingressaram em EAD no Brasil teve um crescimento de 226%. Um dos principais motivos apontados pelos estudantes para escolher este tipo de ensino é a maior autonomia para gerenciar a rotina de estudos. Outra vantagem dos cursos a distância é o custo, já que costumam apresentar valores, em média, 50% abaixo dos cobrados pelos presenciais.

Em contrapartida, eles exigem comprometimento, disciplina e organização, visto que o estudante precisa coordenar seu processo de aprendizado, escolher o horário mais conveniente para o acesso à plataforma de aprendizagem e conciliar o seu tempo de estudo às atividades pessoais e profissionais.

“Para nortear o processo, os estudantes EAD podem acessar conteúdos, materiais didáticos e recursos pedagógicos a qualquer momento, interagir com colegas e Tutores através de ferramentas de comunicação individual ou coletiva, além de obter um feedback individual de suas avaliações através de plataformas digitais, como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o Sistema Gerenciador de Provas Presenciais”, explica o professor do Núcleo de Exatas EAD da Unijorge, Rodolfo Exler.

Qualificação Profissional

A modalidade também pode ser a ideal para quem já está no mercado de trabalho e busca uma formação superior ou pós-graduação que se adeque à sua rotina. Esse é o caso de Driana Lemos, graduanda em Gestão Comercial da Unijorge. Ela trabalha como agente comercial há nove anos, ainda assim, começou a sentir falta de um diploma de curso superior que valorizasse a sua experiência no setor.
“Eu tenho uma alta demanda de viagens, por isso não tinha como fazer uma graduação presencial. Como ainda assim senti a importância de um diploma na área que atuo, optei por um curso EAD, que me dá flexibilidade para estudar dentro da minha rotina de trabalho e me permite organizar minha agenda para atender aos prazos informados”, conta Driana.

Quando a certificação do estudante, o  Prof. Rodolfo ressalta que o diploma dos cursos a distância possui validade igual aos diplomas emitidos pelas faculdades que ofertam graduações na modalidade presencial. Portanto, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC, o diploma será valido em todo o território nacional e não indicará qual a modalidade de ensino.

Destaques

De acordo com o Censo 2017/2018 EAD.BR da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a área que recebeu a maior quantidade de alunos foi a das ciências sociais aplicadas, com 251.382 alunos matriculados, seguida das ciências humanas e linguística, letras e artes, com 190.398 alunos em cursos regulamentados totalmente a distância. É um resultado ratificado pelos cursos mais procurados na Unijorge hoje, Administração e Pedagogia, destaques da instituição.

Na modalidade EAD, a Unijorge conta com 21 cursos de graduação, sendo 5 bacharelados, 4 licenciaturas e 12 cursos superiores de tecnologia (CST), com até três anos de duração, ideal para quem procura ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho. Entre os ofertados pela instituição estão Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Marketing, Gestão Hospitalar e Gestão Pública, os dois últimos, novidades na grade da instituição. Quer saber mais sobre os cursos oferecidos? Clica aqui e confere!