Oficinas marcam primeiro dia de aula para veteranos

Oficinas marcam primeiro dia de aula para veteranos

O primeiro dia de aula dos estudantes veteranos foi marcado por oficinas e atividades de integração com calouros. No campus Paralela, as ações estimularam o intercâmbio de experiências entre os discentes.

No curso de Biomedicina, estudantes da turma 5AM e 5AN realizaram a oficina de Tipagem Sanguínea e Fator RH com os calouros do curso, supervisionados pela coordenadora Aline Clara.  Enquanto a professora orientava veteranos sobre como utilizarem determinadas técnicas para a coleta do material, alunos do 1º semestre acompanhavam atentos às explicações. “Fomos uma das primeiras turmas da UJ no curso de Biomedicina e essa troca agora com os estudantes que estão chegando é muito importante. Quando chegarem ao 3º semestre e se depararem com essa atividade, eles já terão essa experiência adquirida aqui”, destaca Lorena Queiroz, do 5º semestre.

Já em Fisioterapia, veteranos e calouros puderam vivenciar técnicas de fisioterapia aplicadas na oficina de manuseio com bolas. De acordo com a professora do curso, Verena Sampaio, a técnica é utilizada para reabilitação de crianças, adultos e pessoas idosas em casos de paralisia cerebral, alteração do desenvolvimento motor, AVC, entre outros. Para os estudantes de Nutrição, foi a oportunidade de serem atendidos por veteranos do curso, sob a supervisão da coordenadora, Ana Paim, no Instituto de Saúde.

Destaque ainda para a oficina de utilização de drones na engenharia, promovida pelos cursos de Engenharia e com a participação de representantes das empresas Drones Apps e 3D Drones, que atuam no segmento. Os tipos de drones, seus usos, legislação e aspectos básicos de manutenção dos equipamentos foram alguns dos temas abordados na apresentação feita aos alunos. ”Pensar no coletivo e em soluções que atendam às necessidades da sociedade serão alguns objetivos que vocês, alunos, terão ao longo da universidade, lugar importante para a troca de experiências e trabalhos que envolvem diferentes áreas”, pontuou a professora de Engenharia da Computação e Ciências da Computação, Marla Dore. A atividade foi coordenada pelos professores de Engenharia, José Manoel Tito e Osvaldo Andrade.

As oficinas integram a Semana de Integração UJ, programação especial voltada aos calouros, veteranos e professores da UJ. Até sexta-feira, 9, exibição de filmes, apresentações sobre a IES e seus serviços aos alunos, exposição, stands, entre outras ações, marcam a volta às aulas nos campi Paralela, Comércio e Tancredo Neves.

Para conferir a programação completa das oficinas, clique aqui.