Associação de Mantenedoras do Ensino Superior premia jornalista baiano

Associação de Mantenedoras do Ensino Superior premia jornalista baiano

Reitor da Unijorge e membro da ABMES, Guilherme Marback Neto destacou a premiação

A 3ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo, da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, premiou jornalistas de todo o país durante cerimônia ocorrida nesta terça-feira, 6, em Brasília. O jornalista José Raimundo, da TV Bahia, afiliada da TV Globo, juntamente com sua equipe, foi o vencedor na categoria TV Nacional pela reportagem Diplomas Falsos, exibida no Fantástico e que trouxe à tona instituições de ensino que emitiam diplomas irregulares. O prêmio tem como objetivo valorizar e incentivar a imprensa nacional na cobertura jornalística de temas relacionados à educação superior.

Membro do Colegiado da Presidência da ABMES, o reitor da Unijorge, Guilherme Marback Neto, participou da premiação e destacou a iniciativa da entidade na valorização de trabalhos jornalísticos que dialoguem com a educação superior no país: “Todos os anos este prêmio tem apresentado o real papel da imprensa numa sociedade democrática. Contribuir com a população para desenvolver sua consciência crítica deve ser um dos pilares dessa ocupação. Fiquei muito feliz em ver um jornalista de nossa terra, que é muito reconhecido por aqui, ter um prêmio de destaque nacional. Vamos torcer para que outros prêmios venham para a Bahia nas próximas edições e nas diversas categorias da competição”, pontuou o reitor.

Jornalistas de todas as regiões do país e de dezenas de veículos de comunicação concorreram aos prêmios que totalizaram R$ 100 mil (valor bruto), distribuídos em oito categorias: Impresso (Nacional e Regional), Internet (Nacional e Regional), Rádio (Nacional e Regional) e TV (Nacional e Regional).

Confira abaixo a relação dos vencedores:
Categoria TV Nacional
José Raimundo, Eduardo Torres, Vera Souto, Nancy Dutra, Patrícia Trigueiros, Rildo de Jesus, Júlio César Almeida, Cláudio Guterres e Dimitri Caldeira / TV Globo
Reportagem: Diplomas Falsos

Categoria TV Regional
Kilvia Muniz, Adauto Alves e Samille Braide / TV Diário (CE)
Série de reportagens: Além da Vida (Parte 1Parte 2 e Parte 3)

Categoria Rádio Nacional
Júlio Vieira, Mickael Barbieri, Ike Yagelovic / BandNews FM
Série de reportagens: Brasil Conectado - A ampliação do acesso ao ensino superior brasileiro

Categoria Rádio Regional
Eduardo Matos e Felipe Daroit / Rádio Gaúcha (RS)
Reportagem: Uergs agoniza ainda mais do que as federais

Categoria Impresso Nacional
Renata Cafardo / O Estado de S.Paulo
Reportagem: Investimento em professor é desafio para educação

Categoria Impresso Regional
Ana Paula Lisboa / Correio Braziliense (DF)
Reportagem: Saúde mental em sala de aula

Categoria Internet Nacional
Mariana Tokarnia / Agência Brasil
Reportagem: Ingresso de indígenas em faculdades é nove vezes maior do que em 2010

Categoria Internet Regional
André Resende / G1 (PB)
Reportagem: Ensino superior a distância cresce 712% na Paraíba em 10 anos e ajuda a mudar vidas

3ª edição
Com 296 inscrições, a 3ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo estabeleceu um novo recorde de adesão à iniciativa, mostrando que a premiação da entidade entrou definitivamente na agenda dos profissionais de imprensa do país e é reconhecida por sua seriedade e relevância.

ABMES 37 anos
A noite também foi marcada pela celebração dos 37 anos da ABMES. A Associação se destaca pelo trabalho e comprometimento com o fortalecimento do setor particular de educação superior e tem desempenhado relevante papel junto aos gestores das políticas educacionais desde a sua fundação. Como resultado, a entidade regeu o setor nas principais conquistas das últimas décadas, desempenho que a alçou ao posto de principal entidade representativa da educação superior particular do Brasil.