Resultado de convênio com a Unijorge é apresentado na Codesal

Resultado de convênio com a Unijorge é apresentado na Codesal
O resultado das atividades desenvolvidas pela Unijorge, no âmbito do convênio firmado entre a Prefeitura de Salvador e Instituições do Ensino Superior de Salvador (IES), foi apresentado ao novo subprefeito Jean Sacramento, da Prefeitura Bairro Cabula / Tancredo Neves, nesta terça-feira, 13, em reunião realizada na sede da Codesal.
O encontro contou com a participação do diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, do reitor da Unijorge, Guilherme Marback Neto, da coordenadora do curso de Arquitetura, Loris Brantes e da coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.

Voltada essencialmente para as atividades de Defesa Civil e hoje com o foco ampliado em ações transversais, a parceria com a Unijorge se sustentou na competência acadêmica, nas atividades de extensão e responsabilidade social além da disposição da instituição em colaborar com o desenvolvimento habitacional, urbano e ambiental na região do Cabula (Novo Horizonte) onde desenvolve suas atividades.

De acordo com a coordenadora de Arquitetura de Urbanismo, Loris Brantes, a importância desse convênio para a Unijorge e estudantes de todos os cursos, é para além do desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. “É antes de tudo uma questão social, por oportunizar aos nossos estudantes o ‘aprender fazendo’ em situações reais contribuindo para o desenvolvimento e transformação da comunidade da VIII Região Cabula/Tancredo Neves”, destacou. Ainda segundo Brantes, ao pesquisar as demandas específicas e globais da comunidade em parceria com o poder público municipal, os estudantes, sob a supervisão dos docentes, propõem os projetos implementados pela Instituição, unindo de forma interdisciplinar, a teoria à prática.

O projeto de intervenção urbanística proposto pelo curso de Arquitetura e Urbanismo para a área Novo Horizonte I é resultado da pesquisa dos condicionantes locais, da legislação e da "escuta sensível" da comunidade. O projeto revitaliza uma área de vazio urbano em meio à ocupação desordenada e irregular do solo, com a implantação de praças, quadra de esportes, horta comunitária, áreas de lazer, pista de skate, bicicletário, paisagismo para despertar o simples contemplar da natureza e a revitalização do rio Cachoerinha, proposta pelo curso de Ciências Biológicas, que contribuirá para o equilíbrio do meio ambiente e do ecossistema.

Durante a reunião, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou “a importância de as instituições acadêmicas partilharem o conhecimento com a comunidade", elogiando o empenho da Unijorge em desenvolver projetos voltados para prevenir situações de risco de desastres naturais e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

HISTÓRICO

Em novembro de 2017, o prefeito ACM Neto e o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, assinaram Convênio de Cooperação Técnica e Científica com representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), entre elas a Unijorge, em solenidade realizada no Palácio Thomé de Souza.
O convênio, idealizado pelo consultor Waldeck Ornelas, prevê, entre outras ações, a execução de estudos e projetos de urbanização em áreas de ocupação precária, reforçando as ações da Codesal no município. As instituições envolvidas atuam em estreita colaboração com as Prefeituras-Bairro. Os membros participantes são integrados ao Programa de Voluntários da Codesal.