Estudantes de Comunicação têm trabalhos aprovados no 42º Intercom

Estudantes de Comunicação têm trabalhos aprovados no 42º Intercom
Os alunos do curso de Comunicação tiveram cinco artigos aprovados para apresentação no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom. Promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o evento acontece entre os dias 02 e 07 de setembro de 2019, na Universidade Federal do Pará. O encontro é um dos principais eventos da área no país e recebe cerca de 3,5 mil pessoas anualmente entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais de Comunicação.

Os artigos aprovados serão apresentados nas sessões do Intercom Júnior (http://intercom2019.com.br/intercomjr/), espaço com caráter formativo que acolhe trabalhos de estudantes de graduação e de recém-graduados em Comunicação. Durante a programação, as alunas Amanda Baruch, Beatriz Almeida Nascimento, Joyce Melo Matos e Paloma Silva, do curso de Jornalismo, apresentarão os resultados de três pesquisas diferentes que compõem os seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs) – desenvolvidos em conjunto com outros colegas e orientados pela professora Valéria Maria Vilas Bôas. Do curso de Publicidade, os estudantes Adriele Machado Moreira, Alef de Brito Protásio Santos, Ana Luíza Santiago de Oliveira, Brenda Bastos de Souza, Gabriel Pereira Araújo, Grazielly de Oliveira Santos, Guilherme Santos Queiroz, Tatiana Vasconcelos Arruda Pereira terão a oportunidade de discutir dois artigos, também elaborados em equipes como parte de seus TCCs e orientados pelo professor Leonardo Assunção Bião Almeida.

Academia e Mercado

A coordenadora dos cursos de Comunicação, Patrícia Moraes, explica que o TCC dos cursos de Jornalismo e Publicidade foram idealizados para integrar o pensamento mercadológico com o acadêmico. Durante um ano os estudantes são convocados a dialogar com esses dois campos de forma harmônica e desafiadora. No sétimo semestre, eles produzem um artigo acadêmico e precisam submeter o trabalho aos congressos específicos do campo da Comunicação. “Pesquisamos todos que aceitam os trabalhos de graduandos. Além de congressos, estimulamos a participação em revistas e outros periódicos da área. Essa é uma forma de estimular a visão acadêmica nos nossos estudantes e criar uma experiência de apresentação e defesa de ideias em ambientes externos”, destaca Patrícia.

A participação dos alunos da Unijorge no 42º Intercom está dividida em cinco eixos: “Mercado, Formação e Práticas de Publicidade”, “Cultura, expressão e subjetividade”, “Branding, Análise de Campanhas e Estratégias Publicitárias”, “Produção e recepção de conteúdos multimídias” e “Jornalismo e identidades”. Essa variedade de temas é resultado da amplitude do olhar que guia os alunos do curso, estimulados, cada vez mais, à atividade de pesquisa, produção e divulgação de conhecimento.

Confira, abaixo, a programação de apresentação de trabalhos dos alunos da Unijorge

05/09 – Das 9h às 12h
Sessão 1 – Mercado, Formação e Práticas de Publicidade
Título do trabalho: Marketing de serviços aplicado à bares e restaurantes
Autores: Adriele Machado Moreira, Ana Luíza Santiago de Oliveira, Brenda Bastos de Souza, Grazielly de Oliveira Santos e Tatiana Vasconcelos Arruda Pereira.
Orientador: Leonardo Assunção Bião Almeida.

05/09 – Das 15h às 16h
Sessão 04 – Cultura, expressão e subjetividade
Título do trabalho: Transformações Provocadas pela Presença de Mulheres Vocalistas na Cena do Pagode Baiano
Autoras: Beatriz Almeida Nascimento, Giovana Ramos Pacheco Marques, Joyce Melo Matos e Tainá Goes Teixeira dos Santos.
Orientadora: Valéria Maria Vilas Bôas.

06/09 – Das 9h às 12h
Sessão 3 – Branding, Análise de Campanhas e Estratégias Publicitárias
Título do trabalho: Nadando Contra a Maré: um olhar sobre campanha dos deputados Pastor Sargento Isidório e João Isidório, onde o marketing digital se tornou coadjuvante Autores: Alef de Brito Protásio Santos, Gabriel Pereira Araújo e Guilherme Santos Queiroz Orientador: Leonardo Assunção Bião Almeida.

06/09 – Das 9h às 12h
Sessão 3 – Produção e recepção de conteúdos multimídias
Título do trabalho: Análise comunicacional das críticas ao livro “Outros jeitos de usar a boca”.
Autoras: Amanda Baruch, Dalila Planzo, Gabriela Freitas, Larissa Rabelo e Rebeca Nunes Orientadora: Valéria Maria Vilas Bôas.

06/09 – Das 14h às 18h
Sessão 8 – Jornalismo e identidades
Título do trabalho: Da Falta de Conhecimento ao Racismo Religioso: a Intolerância e o Racismo Religioso na Bahia
Autores: Alexandre Fateicha, Juliana Tourinho, Paloma Silva e Rosana Andrade.
Orientadora: Valéria Maria Vilas Bôas.