“Não espere por sorte. Dedique-se”, defende IEL no Conhecendo o Mercado 2019

“Não espere por sorte. Dedique-se”, defende IEL no Conhecendo o Mercado 2019

Todos os indivíduos têm o poder de escolher. Seja a roupa que vai vestir, aquilo que gosta de comer, quais atividades físicas prefere e claro, que carreira seguir. Ser protagonista das próprias escolhas é o que leva cada pessoa a chegar aonde quiser. Porém, não espere por sorte. Dedique-se! A mensagem pode parecer óbvia, mas para a gerente de Desenvolvimento de Carreiras e Empresarial do IEL, Edneide Lima, é o primeiro passo para qualquer estudante que mira o mercado de trabalho hoje. Edneide foi a primeira convidada do Conhecendo o Mercado 2019, evento promovido pela UJ com o objetivo de contribuir para que estudantes e ex-alunos pensem suas carreiras e se prepararem para o futuro profissional.

Durante quatro dias, palestras com executivos e/ou profissionais da área de recursos humanos de grandes empresas e instituições vão se reunir nos três campi da Unijorge para estreitar a relação, cada vez mais estratégica, entre universidade e mercado de trabalho. A iniciativa oferece ainda o Espaço de Oportunidades, preparado especialmente para realizar o cadastro de currículos de estágio e emprego junto aos Agentes de Integração, empresas e empresas de RH presentes no local. Nesta terça-feira, o Conhecendo o Mercado acontece no Campus Tancredo Neves em dois horários: 9h e 19h.

Conhecendo o Mercado 2019

As boas-vindas dadas pelo reitor Guilherme Marback Neto destacaram a importância do evento que, ao longo das suas cinco edições, já reuniu cerca de 9 mil estudantes. “É sempre prazeroso abrir mais uma edição do Conhecendo o Mercado, atividade muito importante para a Unijorge por entendermos que a formação do estudante não se restringe à sala de aula. O mercado está mudando com uma velocidade muito grande e são vocês atores centrais nessa mudança, estabelecendo uma sintonia com o mercado e investindo em sua qualificação pessoal”, pontuou o reitor. Ainda de acordo com Marback, três competências são essenciais hoje: comunicação, saber trabalhar em equipe e criatividade.

Se depender de Samanta Medina, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, trabalhos em equipes não vão faltar. A estudante, que começou recentemente a procurar por estágios em sua área, diz que ser disciplinada e proativa, propor soluções rápidas e, claro, saber trabalhar de forma coletiva, são diferenciais que possui.

Para Luan Cavalcante, estudante do 1º semestre do curso de Ciências da Computação e estagiário em uma startup de aplicativos, o estágio tem sido uma excelente oportunidade para fazer negócios e ampliar sua capacidade de comunicação. E por falar em oportunidade, ele aproveitou os agentes de integração presentes no evento para cadastrar-se também. Desde que foi criado, o Conhecendo o Mercado já realizou aproximadamente 14.000 cadastros de estudantes através das empresas de Recursos Humanos, empresas parceiras e dos Agentes de Integração.

Protagonismo

Para a coordenadora do Centro de Carreiras da UJ, Ana Barros, com as mudanças rápidas e constantes que vêm acontecendo nos dias atuais, novos conceitos sobre carreira se consolidam. “Entende-se atualmente que a carreira é desenhada por cada indivíduo através das ações para a construção da sua própria história profissional. Ou seja, cada profissional é o protagonista da sua carreira. Neste processo, é fundamental a identificação e o desenvolvimento de competências direcionadas para a realização de uma identidade profissional diferenciada e agregadora de valor”, destacou a coordenadora.

Confira a programação da 6ª edição do Conhecendo o Mercado:

DATA HORÁRIO EMPRESA
TANCREDO NEVES  27/08/2019 (Terça) Iel _ instituto Euvaldo Lodi 09h
KPMG Auditores Independentes 19 h

COMÉRCIO
28/08/2019 (Quarta) INTS  - Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública 09h
  Villa Campus de Educação

PARALELA 03/09 /2019 (terça) Academia Hammer 9 horas
Tecon  Salvador 19 horas
04/09/2019 (quarta) Villa Campus de Educação
Ibratim Tintas e Textura (sala 405 )
IBPC - Pré - Moldados de Concreto 19 horas