Unijorge forma professores de escolas públicas municipais

Unijorge forma professores de escolas públicas municipais

Acontece no dia 11/11, no campus Paralela da Unijorge, a segunda etapa da formação de professores para as escolas municipais que compõem a Gerência Regional Cabula. Desenvolvido pelo curso de Pedagogia da UJ, sob a coordenação do professor Valter Forastieri, o processo formativo irá contemplar 100 professores da área de Ciências Naturais.

Serão duas turmas, uma das 9h às 12h e a outra das 14h às 17h, ambas na sala de Metodologias Ativas do prédio 1. A formação tem como intuito atualizar os professores que estão em atuação sobre o novo Currículo de Ensino para a Educação Básica. O curso, realizado um ano após a primeira edição, será mais sofisticado, com maior interatividade, possibilitando que os professores em treinamento façam mais que observem.

“Vamos avançar um pouco mais, proporcionando aos professores vivenciarem uma forma diferente de ensinar ciências da natureza. Serão feitos experimentos sobre luz, energia e universo, com foco do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. São os mesmos experimentos que os professores precisarão fazer com seus alunos”, explica Valter Forastieri.

Na iniciativa, os alunos de pedagogia que já estão aprendendo a lecionar Ciências Naturais nos novos moldes exigidos pelo MEC, poderão compartilhar experiências com profissionais que estão atuando há anos no mercado de trabalho.

“Será um momento muito interessante, porque nós, professores, quando estávamos estudando, não fomos ensinados a repassar o conhecimento de maneira tão atual.  Já os alunos terão a oportunidade de conversar com que já tem prática de ensinar. Iniciativas como essa vão empoderando os alunos a assumirem a postura de professores e mostrarem o que sabem fazer”, destaca Valter Forastieri.

O treinamento integra as ações do Convênio de Cooperação Técnico Científico, firmado em 2017 pela Unijorge com a Prefeitura Municipal de Salvador e a Defesa Civil (CODESAL). A iniciativa dá continuidade aos projetos e às ações desenvolvidas pela Unijorge, desde 2008, na região do Novo Horizonte