Projeto Viver Bem tem manhã animada com festa de encerramento

Projeto Viver Bem tem manhã animada com festa de encerramento

As dores nas pernas e na coluna de Maria de Lourdes Antunes, 63 anos, ficaram para trás depois que ela passou a fazer parte, há um ano, do Projeto Viver Bem da Unijorge. Duas vezes por semana, a dona de casa faz aulas de atividades funcionais, hidroginástica e suingue baiano gratuitamente no campus Paralela da instituição. “Não estou sentindo mais nada. Pode acreditar!”, disse hoje, animada, após fazer uma hora de aula de dança durante a festa de encerramento do projeto.

A confraternização aconteceu das 10h às 12h, no mesmo local dos encontros semanais, com direito a café da manhã e aula de suingue baiano. “Amo fazer parte desse grupo. O dia que não tem, eu sinto falta. Os colegas são muito legais. Às vezes, coisas que você não quer conversar em casa, encontra aqui apoio das amigas. Duas vezes por semana estou aqui garantida. E se tivesse mais vezes, certeza que viria”, contou Maria de Lourdes.

Projeto Viver Bem é uma realização do curso de Educação Física da Unijorge, com a coordenação do professor Alexandre Veloso e participação dos alunos do 7° e 8º semestres. Em quatro anos já beneficiou mais de 400 idosos, promovendo a experiência de viver com mais saúde. “Estamos aqui hoje confraternizando e comemorando mais um semestre de sucesso do Viver Bem. Tudo que promove a saúde a gente desenvolve aqui neste projeto. Queremos garantir a autonomia funcional deles, além de estimular o convívio com outras pessoas”, explicou Alexandre Veloso.

Para participar do projeto, basta ter mais de 60 anos. A inscrição é gratuita e pode ser feita no Instituto de Saúde da Unijorge, que fica no prédio 2 do campus Paralela. As aulas acontecem duas vezes por semana, sempre às terças e quintas, com turmas das 11h às 12h e das 12h às 13h. Ao longo dos encontros, os orientadores revezam entre treinamento funcional, atividades de alongamentos e flexibilidade, hidroginástica e aula de suingue baiano.