Unijorge compõe rede de instituições organizadoras do Congresso Internacional.

Unijorge compõe rede de instituições organizadoras do Congresso Internacional.

Os desafios educacionais impostos pela pandemia da Covid-19 será o tema central do terceiro ciclo do Congresso Internacional Horizontes Humanos, que começa nesta terça-feira (dia 7) e segue até 30 de agosto.
O evento, realizado há 21 anos, reúne pesquisadores de instituições de diferentes países com a finalidade de discutir questões sociais, econômicas e educacionais. Nos últimos anos, o encontro ocorreu na Espanha, mas em 2020 está sendo transmitido pelas plataformas virtuais: Zoom, YouTube e Facebook (incluir os links) por conta da pandemia.

O terceiro ciclo de estudos do evento será representado pela Unijorge, que também participa do congresso como instituição organizadora junto a Horizontes Humanos de Kalkan e a Universidad de Manizales, ambos da Colômbia.
“A relevância dessa parceria é a possibilidade de contribuir com as nossas pesquisas e experiências como Centro Universitário, em diálogos internacionais, para os novos rumos da Educação em contextos que impactam o ser humano, o ensino, a economia, a saúde, as artes no Brasil e no mundo”, destaca a pró reitora da Unijorge, Midian Monteiro Garcia.

O ensino virtual e presencial será tema do ciclo III, do qual a Unijorge participa como instituição organizadora. Essa discussão, que ganhou projeção por conta da pandemia, será apresentada pela doutora em Educação e coordenadora do curso de Pedagogia da Unijorge, Cândida Andrade de Moraes, que ministra a palestra: “Educação Básica e Ensino Superior: experiências da pedagogia em isolamento social”. Já a doutora em Difusão do Conhecimento e Gestão Escolar, Márcia de Freitas Cordeiro, fará uma análise sobre o “Ensino no contexto da pandemia: mudanças, aprendizagens e possibilidades de renovação”.

Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a pró reitora Midian Garcia vai ministrar duas palestras do congresso. “No ciclo II, faço uma reflexão sobre os devires estético-políticos nas artes em tempos de pandemia e, no ciclo III, apresento os projetos sociais realizados pela Unijorge em seu compromisso de contribuir com os objetivos da ONU, nas várias áreas do conhecimento, a exemplo dos atendimentos virtuais à comunidade em saúde no período da quarentena”, ressalta.