18h40

Coral UJ desperta memórias musicais e afetivas no Dia do Cantor.

Compartilhe
Tamanho do Texto

O cantor ou vocalista usa sua voz como instrumento para interpretar canções e despertar nas pessoas as mais variadas emoções. São memórias de grandes momentos da vida, pessoas e lugares que gostaríamos de visitar ou ver mais uma vez. Por ter essa importância, hoje, 13 de julho, é comemorado o Dia do Cantor.

A música é essa força criativa que nos leva para outros lugares. Tem gente que gosta de música para se sentir animado, fazer exercícios ou dançar. Para outros, a música é um momento de introspecção, meditação e contato com a sua essência. Seja qual for o humor, tem sempre uma música perfeita para ser a trilha sonora daquele momento e nos permitir sentir visceralmente cada emoção.

A música é conexão e cura. Através da musicoterapia, por exemplo, existe a possibilidade de se desenvolver habilidades motoras e cognitivas através da musicalização. Pesquisas recentes também mostram que ouvir música todos os dias diminui o estresse e ajuda na concentração. E como diria o filósofo Nietzsche, “sem música a vida seria um erro”.

 Na UJ, nós temos um time de talentos da música que supera qualquer expectativa no quesito emoção. Inclusive, durante a pandemia, eles têm cantado e encantado nos projetos orquestrados pela nossa regente Acácia Monteiro.
Juntos, essa equipe tem proporcionado momentos de esperança e alegria através de suas vozes e interpretações. O dom aliado à técnica e aos ensaios tem afinado esse grupo como os grandes artistas que são. Parabéns aos nossos cantores e cantoras do Coral Club UJ pelo seu dia!

Para celebrar essa data junto com alguns integrantes do grupo, perguntamos a eles o que os motiva a cantar e o que o Coral UJ representa na sua vida. Vamos conferir as respostas?

“A música é muito importante para mim, ela tem o poder de me conectar comigo mesma. É minha forma de expressão. Meu canto é onde me sinto livre para me expressar e ser quem realmente sou, me faz entender muito do que significa propósito e vida. O Coral Club UJ significa muito para mim, pois me mostrou o quanto tenho capacidade e que não vale a pena não tentar por medo. No final, a gente se surpreende com o resultado, e eu amo fazer parte porque ganhei mais uma família. É gratificante aprender e me aperfeiçoar, poder fazer parte de algo tão lindo envolvendo uma das coisas que mais amo na vida." Fernanda Rodrigues, Cinema e Audiovisual (3º semestre)

“Acredito que cada música traga consigo um mix de sentimentos próprios que, quando transmitidos pelo cantor, integram-se com os sentimentos destes, despertando a emoção da música. O Coral Club UJ chegou em um momento muito oportuno. Com ele aprendi a ter mais confiança, a melhorar as minhas formas de expressão e principalmente a construir novos laços de amizade." Flávio Leandro Nascimento Canário, Fonoaudiologia (3º semestre)
 
“O ápice do prazer em expressividade eu sinto ao cantar. O Coral Club da UJ representa muito para mim, pois me permitiu e incentivou a liberdade de expressar meu canto, que é o lugar onde eu sempre me encontro." Adriele, Pedagogia (3° semestre)
 
“Cantar pra mim significa se sentir realizada. O coral da UJ, sem dúvidas, é um projeto maravilhoso, onde me incentiva a ir mais além, a mostrar que posso ser mais um membro para somar e isso me deixa muito feliz. Me sinto muito acolhida e a UJ faz isso com maestria, só tenho a agradecer por esse incentivo.” Raquel Sousa, Auxiliar administrativo na UJ
 
“A prática do canto coral trouxe música aos corredores, palcos e redes sociais da UNIJORGE, além de proporcionar uma ampliação cultural e vivências memoráveis aos discentes, docentes e colaboradores. Diante da pandemia inesperada, atender ao princípio da sincronicidade foi o grande desafio do Coral Club UNIJORGE e de tantos outros corais. Partilhar a nossa música e arranjos com o público, através dos vídeos-mosaico, inspirados no trabalho do compositor norte-americano Eric Whitacre, que se popularizaram nesta pandemia, foi a solução ideal.”  Acácia Monteiro, regente do Coral Club UJ

Clique aqui e veja o vídeo que os nossos alunos e professores fizeram para o dia de hoje.

Tenha mais experiências na Unijorge
Quer mais informações?
Espaço do Colaborador:
2007 - 2020. Unijorge - CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital