Coordenador do curso de Direito é nomeado Presidente de Comissão na OAB/BA.

Coordenador do curso de Direito é nomeado Presidente de Comissão na OAB/BA.

O advogado Luis Carlos Monteiro Laurenço foi nomeado Presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB Bahia no último dia 23 de julho, mediante Portaria publicada no Diário Eletrônico da OAB na mesma data.
Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade Autônoma de Lisboa, o Coordenador do curso de Direito da Unijorge é também Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá, e pós graduado em Processo Civil pela Universidade Salvador.

A Unijorge parabeniza o professor Luis Carlos pela conquista em nome de todos os alunos e equipe de colegas do Direito. Para celebrar a trajetória acadêmica e profissional de um dos professores mais respeitados da casa, a Unijorge convidou o novo Presidente da Comissão de Direito Bancário para uma entrevista sobre o momento da nomeação, sobre os desafios da pandemia e sobre o atual cenário para quem estuda Ciências Jurídicas.
Um conselho para quem está começando na área Jurídica “é inovar a cada dia, e estar preparado para um mundo em constante transformação”. Segundo o professor, o atual cenário social incita um profissional com “conhecimento multidisciplinar”, e que consiga englobar as linguagens e usos das tecnologias.

Leia a entrevista completa:

UJ: Gostaria que você falasse um pouco das suas motivações pela escolha da carreira no Direito, e como se sente hoje, recebendo este reconhecimento tão importante na área.
​Luis Carlos: A escolha da carreira Jurídica se deu por acreditar que poderia ajudar as pessoas a conhecerem seus direitos, além de buscar um ideal de justiça que, muitas vezes, fica à margem da sociedade. Atuar na OAB à frente de uma Comissão é sempre uma grande honra para qualquer profissional da área jurídica, pois temos a possibilidade de desenvolver estudos, propor soluções, atuar junto à sociedade civil fazendo proposições junto aos órgãos do Poder Público. Em suma, fazer com que o Direito fique mais próximo da sociedade.

UJ: Neste momento de pandemia, crise econômica e social, como você enxerga os desafios da sua atuação na Comissão de Direito Bancário da OAB na Bahia?
Luis Carlos: A Comissão atuará em estudos sobre temas relacionados ao Direito Bancário, fazendo proposições de melhoria sobre questões relacionadas ao setor.

UJ: Com tantas transformações acontecendo na sociedade, também o Direito está se adaptando e produzindo novos saberes sobre a prática em tempos de isolamento. Este é um momento para investir em conhecimento na busca por novas soluções. Como você observa essas mudanças? E que conselho você dá para quem está começando na carreira agora?
​ Luis Carlos: A pandemia trouxe novos desafios para os profissionais da área jurídica, entre eles o de lidar com plataformas digitais para realização de audiências, sustentações orais, despachos com magistrados, etc. Portanto, atualmente exige-se do profissional não apenas o conhecimento técnico jurídico, mas também um conhecimento das novas tecnologias a fim de que possa exercer a profissão com primor.
As mudanças são necessárias, o uso de ferramentas tecnológicas é algo inevitável, certamente não substituirá o homem, mas irá auxilia-lo em suas atividades diárias. O profissional da área jurídica deve estar sempre atento a estas inovações e buscar meios para a elas se adaptar.
Àqueles que estão iniciando a carreira devem estar preparados para o futuro com uso da tecnologia, é inovar a cada dia, é estar preparado para um mundo em constante transformação, só o conhecimento técnico não é suficiente. O mundo atual exige mais, exige conhecimento multidisciplinar e talvez os jovens advogados ainda precisem perceber esta nova necessidade.

Toda comunidade Unijorge se sente orgulhosa por essa nomeação, fruto de uma carreira pautada pelo conhecimento e pela educação. Essa é mais uma prova de que esse é o caminho para as transformações. Que o conhecimento possibilite cada vez mais possibilidades e realizações na vida de todos nossos alunos, professores e colaboradores.