08h00

Graduação EAD: mitos e verdades

A popularização da educação superior a distância e o crescimento das ofertas de cursos e novas instituições no mercado gerou muitas dúvidas entre as pessoas que se interessam em começar ou continuar seus estudos através de uma graduação EAD, utilizando a tecnologia a seu favor.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Graduação EAD: mitos e verdades

A popularização da educação superior a distância e o crescimento das ofertas de cursos e novas instituições no mercado gerou muitas dúvidas entre as pessoas que se interessam em começar ou continuar seus estudos através de uma graduação EAD, utilizando a tecnologia a seu favor. Como parte natural da mentalidade de quem ainda não conhece bem essa modalidade educacional, as dúvidas acabam criando alguns mitos sobre o tema, o que pode prejudicar bastante quem deseja optar por esse tipo de curso, mas, por medo ou falta de informação, acaba se distanciando do sonho de conquistar um diploma superior através da modalidade EAD.  

Para ajudar você a conhecer mais sobre a graduação EAD, reunimos um conteúdo focado em esclarecer os mitos e verdades gerados pelas dúvidas mais frequentes sobre o tema. Acompanhe. 

2 mitos e 2 verdades sobre a graduação EAD

A qualidade do ensino a distância é inferior ao da modalidade presencial.  

MITO! Nas graduações EAD, o aprendizado ocorre, principalmente, por meio de ambientes virtuais, aulas e atividades realizadas on-line e encontros presenciais obrigatórios realizados na própria Universidade. Mas, isso não significa que um curso na modalidade EAD não tenha a mesma qualidade que um curso presencial.  

Todos os cursos EAD devem ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e passam por avaliações periódicas que determinam a qualidade de todo o conteúdo programático.  A avaliação é mesma dos cursos presenciais, bastante exigente e os cursos recebem uma nota que pode variar de 1 a 5.  

Na graduação EAD, o aluno tem mais acessibilidade e flexibilidade para estudar. 

VERDADE! Os cursos EAD oferecem mais flexibilidade para quem deseja estudar, adaptando-se à rotina do aluno e trazendo a oportunidade de se dedicar de forma mais acessível e através de um equipamento conectado à internet.  

Como não há a necessidade de se deslocar diariamente para comparecer às aulas presenciais, cada estudante consegue priorizar e organizar seus horários da forma como for mais confortável, cumprindo todas as atividades propostas, assistindo às videoaulas, estudando e realizando trabalhos ou exercícios com a mesma qualidade ofertada em uma graduação presencial.  

Além disso, os ambientes virtuais oferecem muitas ferramentas para potencializar os estudos, como fóruns de discussão, materiais de apoio, salas para debates e discussões, palestras on-line e web conferências, além de encontros virtuais entre docentes, alunos e profissionais da área. 

O diploma da graduação EAD não tem a mesma validade que o de uma graduação presencial. 

MITO! A validade de um diploma de graduação na modalidade EAD é exatamente a mesma que a de uma graduação presencial e, inclusive, não há identificação da modalidade cursada. No Brasil, o diploma do nível superior sempre é atrelado ao reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Por isso, se o curso é reconhecido e a instituição está devidamente credenciada ao órgão, todas as certificações emitidas são válidas e possuem o mesmo peso e importância perante o mundo acadêmico e o mercado de trabalho.  

Outro ponto positivo da graduação EAD é que os alunos, durante o curso, conseguem desenvolver muitas habilidades bastante valorizadas pelo mercado, em razão das próprias características e exigências da modalidade. Isso faz com que o profissional formado em um curso a distância seja valorizado não só pelo seu diploma, mas também por possuir alguns atributos e diferenciais essenciais para ter sucesso na carreira, como disciplina, autonomia e proatividade, gestão do tempo, organização e visão estratégica.  

Na graduação EAD, as mensalidades são menores. 

VERDADE! As mensalidades das graduações EAD costumam ser mais econômicas do que as dos cursos presenciais, já que não há o mesmo nível de investimento com itens como infraestrutura física e material didático físico.  

Com isso, as universidades podem direcionar seus investimentos a setores como docência e ampliação e atualização tecnológica, o que favorece os alunos que podem usufruir do convívio e aprendizado com professores altamente qualificados e utilizar plataformas modernas com ferramentas de aprendizado condizentes com o mercado atual.  

Quer realizar o sonho de iniciar sua graduação EAD? Então, conheça os cursos a distância da Unijorge e invista na construção de uma carreira de sucesso em 2021. 

Clique aqui e saiba mais. 

Tenha mais experiências na Unijorge
Quer mais informações?
Espaço do Colaborador:
2007 - 2021. Unijorge - CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital