11h00

Observatório da Produção Audiovisual da Unijorge lança pesquisa sobre produção de Podcasts na Bahia

Compartilhe
Tamanho do Texto

Pelo segundo ano consecutivo, o grupo de pesquisa científica Observatório da Produção Audiovisual e Audiofônica na Bahia, dos cursos de Comunicação Social da Unijorge, lança pesquisa sobre a produção de Podcasts na Bahia. A proposta tem o objetivo de comparar os dados e publicá-los em um artigo científico sobre a análise do biênio (2020/21). O questionário pode ser acessado através do link: https://forms.gle/a3dejSNMm8KPXjdX9.

Com as mais de 350 respostas coletadas na primeira edição, em 2020, o grupo já encontrou e catalogou 94 podcasts genuinamente baianos. Com a amostra foi possível também começar a traçar o perfil da audiência da mídia, que é de 75% de ouvintes de Salvador contra outras regiões do Estado. A maioria do público ouvinte é do gênero feminino.

Pessoas de diversas faixas etárias responderam à pesquisa em 2020, sendo 60% delas correspondentes à faixa dos 18 aos 29 anos. A faixa etária dos 30 aos 39 anos, corresponde a 19%; dos 40 aos 59 anos, 15%; e dos 60 anos ou mais, 3%. A faixa dos menores de 17 anos, corresponde a menos de 1%.

Quanto ao meio para ouvir os programas, a ampla maioria dos ouvintes responderam que utilizam o smartphone. Já 28%, além do smartphone, escutam também pelo computador. A plataforma de streaming de áudio mais utilizada para ouvir podcast foi o Spotify, com 83% das respostas.

O coordenador do grupo, professor e doutorando Leonardo Bião, ressalta a importância da pesquisa: "Estamos trazendo dados atualizados da produção e da audiência da mídia podcast e deixaremos um registro dessa produção baiana. A pesquisa também se propõe a contribuir fornecendo dados e insights para quem produz e produzirá podcast", afirma.

Além do professor, o grupo conta ainda com a participação de Dara Medeiros e Lucas Barbosa, estudantes de Jornalismo, Jonas Barbosa, estudante de Publicidade e
Propaganda e dos jornalistas Lucas Franco, Roberto Aguiar e Xande Fateicha.

Tenha mais experiências na Unijorge
Quer mais informações?
Espaço do Colaborador:
2007 - 2021. Unijorge - CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital