A Organização Mundial da Saúde define Cuidados Paliativos como uma “abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes, e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual”. Sendo assim, este curso buscará qualificar profissionais da área de saúde para um novo cenário social, onde o envelhecimento populacional vem acarretando mudanças significativas no perfil de adoecimento das pessoas, com um aumento de casos de câncer, doenças cardiovasculares, demências e tantas outras. Desta forma, pessoas portadoras dessas doenças devem receber cuidados que envolvam a atenção integral aos problemas físicos, psicológicos, espirituais e sociais, considerando também a importância do núcleo familiar. A especialização estimulará o enfrentamento de situações cotidianas de terminalidade, de forma interdisciplinar, promovendo uma visão abrangente que leva em consideração uma formação sólida e criteriosa, ética e humana, visando o cuidado integral ao paciente e seus familiares. Ao fim do curso, o aluno receberá o certificado de Pós-graduação Lato Sensu em Cuidados Paliativos.
Objetivos
O curso de Especialização em Cuidados Paliativos e Terapia de Dor da UNIJORGE visa capacitar e qualificar profissionais de saúde em realizar a atenção integral de pacientes com enfermidades avançadas e na fase final da vida.
Além disso, tem por objetivos específicos:
Público-Alvo
Profissionais enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, psicólogos, farmacêuticos e demais profissionais da área de saúde, que queiram aprofundar seus conhecimentos especificamente sobre cuidado paliativos e terapia de dor ou que desejam atuar com proficiência no atendimento a pessoas em cuidados paliativos e/ou com dor, nos diversos níveis de atuação.
Documentos para Inscrição
Original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e diploma de nível superior.
01 (uma) foto 3x4.
Clique aqui para enviar sua documentação.
Ato de criação: Resolução CONSUPE 005.20.00 de 08/06/2020
Todos os cursos de especialização do Centro Universitário Jorge Amado são realizados em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 1/2018 de 06 de abril de 2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
É reservado ao Centro Universitário Jorge Amado o direito a:
a) cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados;
b) unir turmas distintas para cumprimento de uma ou mais disciplinas comuns de suas grades curriculares.
Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas em outras turmas que ofereçam disciplinas equivalentes (enquadramento orientado pela Coordenação do curso).