Notícias

Alunos de nutrição expõem novos produtos em feira na UJ
Publicada no dia 13/11/2019 às 12h03
Sabe os legumes e as frutas que não fizeram muito sucesso na feira livre ou na geladeira da sua casa e acabaram sendo descartados? Eles podem ser matérias-primas de um alimento gostoso e nutritivo, como comprovaram os estudantes do 6º semestre de nutrição da Unijorge. Hoje, das 9h às 11h30 e das 19h às 20h30, os futuros nutricionistas exibem com prova de degustação na área de Convivência do Prédio 1, campus Paralela, dez criações produzidas durante a disciplina “Desenvolvimento de Novos Produtos”, sob a supervisão do professor Ícaro Cazumbá.
 
Com o tema “Nutrição e sustentabilidade: Caminhos que se cruzam”, os alunos foram a campo, investigando em feiras livres os produtos perecíveis mais descartados diariamente e criaram, a partir deles, receitas inéditas que surpreenderam quem foi conhecer os estandes logo no início da manhã de hoje. Em meio a sorvete, cupcake, pizza e tantas outras receitas, o que mais chamou a atenção de Lucas Pereira, estudante de letras da Unijorge, foi o sequilho de acerola: “Perfeito! Tem um gosto delicioso de acerola. É fit, mas não é estranho. Tem o gosto real de fruta. Compraria demais”.
 
O resultado que está sendo apresentado hoje, além de saboroso, foi gratificante para quem participou de todo o processo. “Para a gente que está trabalhando na área de nutrição, é muito legal poder resgatar o alimento que as pessoas acham que já não serve mais e mostrar que é possível fazer um produto gostoso e que tem alto valor nutricional. Estamos recebendo muitos elogios”, contou, orgulhosa, a aluna Gabriele Layse ao apresentar o pão de queijo de beterraba criado por ela e outras quatro colegas.
 
A verdura foi transformada em farinha para ser base da receita do pão integral. “Como Salvador é uma cidade bastante quente, a beterraba amadurece muito rápido e, por isso, é constantemente descartada. Mas detectamos que mesmo estando com aspecto já feio, ela segue muito nutritiva e pouco calórica”, explicou Gabriele Layse.
 
As receitas foram produzidas na cozinha da instituição, com a supervisão de Ícaro Cazumbá. “É muito estressante a construção, mas hoje, vendo o resultado na feira, eu fico muito realizado. Eu vejo que todo mundo se empenha e que a gente tem um produto bom, que todo mundo gosta e agradece. Do ponto de vista nutricional está muito bom e de sustentabilidade mais ainda”, comemora o professor.

Para Ana Paim, coordenadora do curso de Nutrição da UJ, o projeto dá visibilidade a todo o processo de criação do produto. "O que a gente mais acredita é o aluno ter a experiência e saber que ele pode ser o autor de um produto inovador na área de saúde e sustentabilidade. É o aluno tendo oportunidade de vivenciar a pesquisa dentro da faculdade, sendo assessorado e sabendo que pode ter atuação na área acadêmica, de pesquisa, podendo ser um dia o autor de uma patente”. Ana Paim, coordenadora do Curso de Nutrição da Unijorge.

Ficou com vontade de provar os produtos desenvolvidos? Aparece hoje à noite na área de Convivência do Prédio 1 para compartilhar essa experiência com nossos alunos!


      
Fonte: Assessoria de Imprensa
Outras notícias
Campus Tancredo Neves - Novo!
Avenida Tancredo Neves, Civil Trade, n 1367 - Caminho das Árvores Salvador-Ba     71 3206-8000
Campus Paralela
Av. Luis Viana, n. 6775, Paralela Salvador-BA CEP:41.745-130     71 3206-8000
Campus Comércio
Prédio III
Rua dos Algibebes, 6/12 Edf. Os Gonçalves - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8732
Prédio IV
Rua Miguel Calmon, 42, Edf. São Paulo - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8750
Atendimento
Atendimento:
(71) 3206-8000
2007 - 2019. Unijorge. CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital