Notícias

Tema para o carnaval 2020 do Malê é lançado na Unijorge
Publicada no dia 22/08/2019 às 11h30
Evento de lançamento comemora 40 anos de história com homenagem a Gilberto Gil. Agência Experimental da UJ assina o material de divulgação
 
A quinta-feira foi de música, cultura e homenagem no campus Paralela da Unijorge. Comemorando seus 40 anos de história, o Bloco Afro Malê Debalê fez o lançamento do tema para o seu carnaval de 2020 homenageando um dos principais nomes da Música Popular Brasileira, Gilberto Gil. Com releituras das canções de Refavela (1977), álbum icônico de Gil, o Malê levará para a avenida a cultura do povo negro retornando à África.
 
“O Malê que está aqui hoje é o bloco que volta à década de 70 para refavelar. Ao som de Gil, nos debruçamos a partir de um processo de pesquisa, estudo, sobre movimentos que remontam a revolta dos Búzios, dos Alfaiates e das favelas. A ideia é não apenas dançar, mas, a partir das músicas, trazermos reflexões sobre a nossa história, nossa cultura, nosso passado e presente”, destacou o presidente do bloco, Claudio Araújo
A Galáxia - Agência Experimental de Comunicação Integrada da UJ, formada por estudantes de Comunicação, assina o material de divulgação da campanha. Os alunos toparam o desafio de traduzir o tema proposto pelo bloco numa campanha que celebra os 40 anos do Malê e, ao mesmo tempo, traz a reafirmação da cultura afro-brasileira. A parceria entre o bloco e os cursos de Comunicação da Unijorge veio a partir de Rubinho Silva, egresso do curso de Publicidade e Propaganda e atual coordenador de Marketing do bloco. “Como ex-aluno da UJ, nada melhor do que voltar para essa instituição para apresentar esse tema, gerar conteúdo, e reforçar a cultura”, pontuou Rubinho.
 
Para Patrícia Moraes, coordenadora dos cursos de Comunicação, a relação de proximidade da Unijorge com seus egressos permite uma experiência memorável aos estudantes, e o trabalho realizado pela Galáxia, de forma integrada, sintetiza o diálogo entre academia e visão de mercado. “Trabalhamos a cidadania, responsabilidade social, mas também a ação mercadológica com estudantes supervisionados pelos nossos professores, exercitando na prática e de forma coletiva”, explicou a coordenadora.
 
Batizado de “Refavelando: Malê retorna a África com Gilberto Gil”, o lançamento contou com apresentações de percussão e balé afro, além de um pequeno cortejo realizado com a presença dos estudantes no palco da área de convivência do prédio I.
 
Sobre o Malê
 
O Bloco Afro Malê Debalê marcou os anos de 1980 e 1990 pela afirmação da luta contra o racismo e pela ocupação de espaços pelo povo negro. O Malê se consagra através de canções, danças e fantasias, que levam para os circuitos do Carnaval de Salvador questionamentos e reflexões sobre a história e vida de seu povo. A força do bloco conquistou o mundo e levou consigo o nome do bairro de sua origem, Itapuã, e a tradição de uma nação que não se deixa esquecer. A cidade de Cancún, no México; São Tomé e Príncipe, no Continente africano; além do palco do maior festival de jazz do mundo, em New Orleans, já receberam as apresentações do maior balé afro do mundo. A instituição também realiza trabalhos sociais em escolas de Itapuã e adjacências. Cursos voltados para dança, música e percussão, além de cursos de qualificação profissional como informática e manutenção de microcomputadores (nível básico e técnico) são oferecidos através de parcerias com instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e projetos sociais promovidos pelo governo e município. Atualmente, a sede do bloco deu espaço à Escola Municipal Malê Debalê, onde mais de 400 crianças são matriculadas e cursam séries iniciais.
 
UNIJORGE
Baseada em um tripé que une excelência acadêmica, máxima eficiência nos serviços para o aluno e uma experiência universitária memorável, a Unijorge atua no estado desde 1999. A instituição é membro da Rede Ilumno e oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial e EAD, além de iniciativas voltadas a atender um aluno multitalentos, como o Centro de Carreiras, o Instituto de Saúde, o Programa Mentoring, o Escritório Internacional e o Núcleo de Práticas em Empreendedorismo. Com diversos cursos em destaque na avaliação do Ministério da Educação (MEC), reconhecidos com nota máxima, a Unijorge possui três campi em Salvador (Paralela, Comércio e Tancredo Neves), bem como cerca de 40 polos de ensino a distância em todas as regiões do estado.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa
Outras notícias
Campus Paralela
Av. Luis Viana, n. 6775, Paralela Salvador-BA CEP:41.745-130     71 3206-8000
Campus Comércio
Prédio III
Rua dos Algibebes, 6/12 Edf. Os Gonçalves - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8732
Prédio IV
Rua Miguel Calmon, 42, Edf. São Paulo - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8750
Atendimento
Atendimento:
(71) 3206-8000
2007 - 2020. Unijorge. CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital