Notícias

Unijorge passa a compor Sistema da RNP
Publicada no dia 25/11/2019 às 16h30
A Unijorge passa a integrar o Sistema da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A assinatura da parceria, que visa colocar a instituição em rede com todas as conexões acadêmicas do mundo, está marcada para o próximo dia 26 de novembro, às 10h, no Campus Paralela (sala de Metodologias).
 
A Unijorge tem três campi na cidade de Salvador (BA); é hoje um dos principais centros universitários do estado e, agora, será a primeira instituição privada a compor permanentemente o Sistema RNP, plataforma brasileira para educação, pesquisa e inovação, que oferece acesso à internet de alta performance.
 
De acordo com a RNP, outras instituições privadas já usam seu trânsito de redes (conectividade internet), mas nenhuma compõe o Sistema de modo permanente, utilizando o pacote de serviços e facilidades voltados ao ensino e à pesquisa. Com a parceria, a Unijorge passa a se conectar aos melhores institutos de educação superior, agências de fomento à pesquisa, empresas inovadoras, estabelecimentos de saúde com ensino e pesquisa, museus e instituições culturais no Brasil e no mundo. A adesão ao Sistema RNP resulta, ainda, em uma economia nos gastos com comunicação de mais de 80% em relação ao mercado.
 
A Unijorge produz, sistematiza e difunde conhecimentos por meio da oferta de cursos de graduação presencial e EaD, graduação tecnológica, além de cursos de extensão e pós-graduação em todas as áreas de conhecimento. O Centro Universitário já está conectado à RNP, por meio do Ponto de Presença (PoP) de Salvador, localizado na Superintendência de Tecnologia da Informação da UFBA, a partir de redes ópticas de alta velocidade, via Rede Metropolitana de Salvador (Remessa).
 
Para o evento já estão confirmadas as presenças do reitor da Unijorge, professor doutor Guilherme Marback Neto; do diretor-geral da RNP, Nelson Simões; e da presidente da Remessa, Claudete Alves, além de convidados.
 
Sobre a RNP: 
Criada em 1989, pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com o objetivo de construir uma infraestrutura nacional de rede de internet de âmbito acadêmico, a RNP ajudou a trazer a Internet para o Brasil e continuou a promover o uso inovador de Tecnologias da Informação e Comunicação, impulsionando ciência e educação para todos.
 
Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por este, em conjunto com os Ministérios da Educação (MEC), Cidadania, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP).
 
A RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.174 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de quatro milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.
 
  • Resultados:
    Mais de 1.100 unidades em todo território interligados com capacidade de 100 Mb/s a 40 Gb/s;
  • Inovação aberta em aplicações de rede e redes experimentais: 10 spin-offs
  • Facilidades como videocolaboração e atendimento a grandes projetos de TIC, atendendo áreas como supercomputação, energia, astronomia, biodiversidade, clima; redes de colaboração para educação continuada e formulação de políticas públicas, como a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), presente em mais de 130 hospitais.
 
 
Serviço
Cerimônia de assinatura da Parceria Unijorge/RNP
Data: 26 de novembro de 2019       
Horário: 10h
Local: Sala de Metodologias. Campus Paralela – Av. Luis Viana, n. 6775, Paralela.
Evento aberto ao público
Fonte: Assessoria de Imprensa
Outras notícias
Campus Tancredo Neves - Novo!
Avenida Tancredo Neves, Civil Trade, n 1367 - Caminho das Árvores Salvador-Ba     71 3206-8000
Campus Paralela
Av. Luis Viana, n. 6775, Paralela Salvador-BA CEP:41.745-130     71 3206-8000
Campus Comércio
Prédio III
Rua dos Algibebes, 6/12 Edf. Os Gonçalves - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8732
Prédio IV
Rua Miguel Calmon, 42, Edf. São Paulo - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8750
Atendimento
Atendimento:
(71) 3206-8000
2007 - 2019. Unijorge. CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital