12/08/2020 | 15:43 pm

Por dentro da especialização em Psicomotricidade

Famosa por sua aplicação na área de educação infantil, a Psicomotricidade já é uma nova forma de construção educativa que, atualmente, tende a revolucionar os sistemas educacionais em todo o mundo. Como resultado, o mercado de trabalho passou a buscar profissionais especializados na área, trazendo novas oportunidades e colocando em pauta a importância de estar bem preparado para atuar no setor.

Como ciência, a Psicomotricidade é o conjunto de técnicas e estudos que busca conduzir o desenvolvimento motor de maneira organizada, com o objetivo de ajudar crianças, adolescentes, adultos e idosos a alcançarem o máximo das suas capacidades motoras. Voltada para os profissionais das áreas da saúde e educação, a especialização em Psicomotricidade traz um grande diferencial para o profissional que deseja se integrar e atuar nesse nicho do mercado.

Psicomotricidade na prática | Como funciona a especialização?

O curso de especialização em Psicomotricidade tem duração média de 18 meses e possui uma grade curricular bastante abrangente. Na Unijorge, por exemplo, o aluno é preparado para atuar no âmbito da psicomotricidade, visando o desenvolvimento do potencial humano, auxiliando no desenvolvimento pleno de competências e habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização.

O curso visa uma formação humanizada, que o prepara para atuar de forma mais humanista, consciente, ética e científica, graças à grade curricular completa e desenvolvida para trazer mais protagonismo e senso crítico à sua carreira.

Dentre as principais disciplinas do curso, temos:

• A epistemologia da psicomotricidade
  • Análise e intervenção nas alterações do movimento da 1ª infância
  • Desenvolvimento humano e aprendizagem motora
  • Bases neurológicas e neurofuncionais do desenvolvimento motor
  • Psicomotricidade clínica, institucional e relacional
  • Planejamento e desenvolvimento da carreira profissional de psicomotricista
  • Psicomotricidade, educação especial e inclusiva
  • Planejamento e práticas psicomotoras
  • Avaliação psicomotora
  • Psicomotricidade e seus campos de atuação profissional

O perfil do profissional psicomotricista

De maneira geral, o psicomotricista está em contato direto com seus alunos ou pacientes, o que faz com que essa seja a área ideal para aqueles que gostam de lidar com pessoas e ajudá-las. Com muitas oportunidades de crescimento, esse setor carece de profissionais especializados em diferentes linhas, como a educativa, clínica, institucional, reeducativa, relacional, terapêutica e muitas outras.

Aqueles que se dedicam à atualização constante sobre a profissão, seja através de cursos de especialização, seminários, palestras ou eventos, recebem melhores oportunidades no mercado de trabalho, já que esta é uma área que ainda possui grande potencial de desenvolvimento.

A atuação do psicomotricista na sociedade

Muito além das salas de aula, o psicomotricista é um profissional muito importante para o bom desenvolvimento da sociedade. Sua atuação ajuda a identificar e tratar distúrbios de coordenação, agilidade, percepção espacial e/ou equilíbrio em crianças, jovens, adultos e idosos, contribuindo para o resgate de aspectos funcionais e melhorias das habilidades motoras fundamentais para o indivíduo.

No estudo da relação entre os aspectos motores, emocionais e cognitivos, dentro das diversas fases da vida dos seres humanos, esse profissional auxilia no desenvolvimento saudável da população e da sociedade, ajudando o indivíduo a ter mais qualidade de vida física, psicológica e emocional.

Seu papel de compreender as necessidades de adaptação social e comportamental de cada cidadão favorece o crescimento pessoal de cada ser, o que ajuda a construir uma sociedade mais saudável.

Quer saber mais sobre a profissão e conhecer suas chances de crescimento na carreira? Então leia nosso e-book: “Psicomotricidade” e saia na frente.

Clique aqui e saiba mais