Por admin | 04/05/2022

Lançamento do livro “AGIR LOCAL: gestão territorial e democracia – uma experiência em Conde – Paraíba – Brasil”

Fonte: Própria

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social e Direito da UJ realizam no dia 10/05, às 19h, no auditório Zélia Gattai, o lançamento do livro “AGIR LOCAL: gestão territorial e democracia – uma experiência em Conde – Paraíba – Brasil”.

A publicação detalha o trabalho de uma gestão pública municipal que priorizou a construção de uma política urbana participativa, em um município paraibano de pequeno porte. Os programas e ações implementados obtiveram, em curto período, resultados expressivos e impacto positivo na vida da população local.

O livro foi produzido com intenção de ser um material de suporte a outras equipes técnicas e gestões públicas municipais do Brasil, pois traz um leque de metodologias, processos e bastidores do trabalho e dos desafios superados na prática. A condução narrativa ressalta eixos importantíssimos de serem aplicados em nível local: a ATHIS, o zoneamento municipal articulado à instrumentos do Estatuto da Cidade, o Cadastro Territorial Multifinalitário, a municipalização do trânsito, concursos públicos de projetos, entre outras séries de metodologias participativas.

Durante o evento, que é aberto ao público, com direito a certificado de 4h, haverá palestra com o tema “Gestão territorial e democracia”, a ser ministrada pelo urbanista e atual Diretor-Executivo do Instituto Território, Flávio Tavares Brasileiro. Ele foi Secretário de Planejamento do município de Conde/PB. A professora de Alfabetização e Artes, Mestre em Serviço Social e Líder MLG/CLP, Márcia Lucena também participará do debate, assim como a Geotecnóloga e coautora do livro, Talita Stael. A mediação ficará por conta da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UJ, Larissa Scarano.

Inscreva-se!