UNIJORGE. SUA MELHOR EXPERIÊNCIA.
A Unijorge acredita que o conhecimento tem o poder de transformar todas as experiências. Por isso, investe em educação de qualidade acessível a todos, com excelência acadêmica, qualidade nos serviços e experiências que vão além da sala de aula.
Porque a UJ
Avaliação Institucional
High School
Corpo Diretivo
MISSÃO, VISÃO E VALORES
Está na nossa história. Desde 1999, a Unijorge não forma apenas alunos. Preparamos cidadãos conscientes, prontos para o mundo. A trajetória é longa e feita de desafios. Mas aqui tem muita gente competente pra ajudar no caminho.
Os cursos de todas as modalidades dão forma à uma grande proposta de ensino, com as ferramentas certas pra você se desenvolver. Um projeto que atente a todas as diretrizes educacionais e exigências feitas pelo MEC. É assim que a gente transforma junto.
Veja a seguir alguns dos nossos diferenciais:
Centro de Carreiras
Centro de Carreiras
Um centro criado para dar uma direção na sua trajetória profissional com programas que ajudam a traçar seu caminho.
ConferirCentro de Idiomas
Centro de Idiomas
Através do Centro de Idiomas, você tem acesso a cursos de inglês, espanhol, francês, alemão e mandarim, ministrados na própria instituição, através da parceria firmada com renomadas escolas de línguas, tais como: Caballeros de Santiago, Langues, Göethe Institut e Guhan Mandarim. Essa iniciativa visa facilitar o acesso do estudante aos cursos de idiomas presenciais e prepará-los para um mercado de trabalho cada vez mais exigente.
ConferirEscritório Internacional
Escritório Internacional
É aqui que você abre um mundo de possibilidades no exterior, conectando a sua experiência com diversas culturas mundo à fora.
ConferirExperiências UJ
Experiências UJ
Sua melhor experiência começa com uma série de iniciativas criadas para ampliar seu repertório, estimulando uma formação inovadora, globalizada, criativa e cidadã.
ConferirIniciação Científica
Iniciação Científica
Um instrumento feito para trazer vivências e despertar o interesse pelo universo da pesquisa.
ConferirInstituto de Saúde
Instituto de Saúde
As vivências desenvolvidas no Instituto de Saúde da UJ são transformadoras. Aqui você vivencia os estágios práticos, o atendimento e a humanização da relação com os pacientes.
ConferirLaboratórios
Laboratórios
A tecnologia se conecta com o conhecimento em espaços modernos, feitos pra você vivenciar a prática. Conheça os laboratórios dedicados pra cada área.
ConferirNúcleos de Prática UJ
Núcleos de Prática UJ
Para que os alunos tenham contato com profissionais do mercado e acesso a conteúdos relevantes e atuais, a universidade frequentemente é palco de eventos como palestras, workshops, mesa redonda, exposições, entre outros. Saiba mais sobre os eventos de todos os campi da Unijorge
ConferirPrograma de Mentoring
Programa de Mentoring
O Programa de Mentoring objetiva apoiar o aluno UJ no planejamento e desenvolvimento de sua carreira, relacionando os aspectos pessoais e de cidadania às suas expectativas profissionais. Visa apoiar o desenvolvimento de competências e a descoberta e exploração de seus potenciais.
*Consulte o seu Coordenador e saiba se o seu curso integra o programa
Saiba Mais Sobre a Unijorge
Acessibilidade Responsabilidade Social Publicações Alunos Diplomados Taxa de Serviço Política de Privacidade Código de Éticamissão, visão e valores
Missão
Produzir, sistematizar e difundir conhecimentos que contribuam com a formação de profissionais éticos, empreendedores, dotados de senso crítico, sensibilidade cultural e inteligência criativa, conscientes do seu papel social e do seu compromisso com a cidadania.
Visão
Ser reconhecida como uma instituição educativa contemporânea, inovadora e democrática, referência pela excelência do Projeto Pedagógico Institucional práticas administrativas horizontais e sustentáveis; e das políticas inclusivas e afirmativas de responsabilidade social.
Valores Corporativos
Os valores institucionais constituem os fundamentos das referências culturais e éticas, que são a inspiração de planejamento e de ação da comunidade acadêmica da Unijorge.
A comunidade Unijorge tem a responsabilidade ética, política e técnica de agir como curadores dos valores institucionais, patrimônio intangível proclamados pelos dirigentes como horizonte de continuidade, expansão e inovação.
As referências culturais e éticas devem potencializar as realizações de cada um dos integrantes da instituição que têm os seus estilos, as suas marcas pessoais e que devem ser respeitados.
São os valores da Unijorge:
• Crença no ser humano como capaz de se desenvolver, servir, influenciar e de buscar oportunidades em prol de si mesmo, da instituição e da sociedade;
• Consciência ética nas decisões e atitudes individuais e coletivas, buscando conciliar interesse pessoal, institucional e da sociedade;
• Sinergia e equidade nas decisões, através da ação coordenada e integrada que considere os sujeitos e territórios de gestão que fazem parte da comunidade acadêmica;
• Inteligibilidade nas atitudes, primando por uma comunicação objetiva, significativa, agregadora e democrática;
• Senso de equipe, como forma política de dinamizar e maximizar a diversidade dos serviços prestados pela instituição;
• Responsabilidade com o trabalho, com o patrimônio tangível e intangível que a todos foi confiado pelos acionistas;
• Compromisso com a efetividade e a qualidade do trabalho acadêmico, acompanhando o processo de concepção, planejamento, construção e avaliação.
• Postura de gestão alinhada com a missão, a visão, os valores e os princípios institucionais como referência ética e administrativa à comunidade acadêmica.
Objetivos e Metas
São objetivos do Centro Universitário Jorge Amado:
- Formar profissionais em diferentes áreas de conhecimento para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira e colaborar na sua formação contínua.
- Formar profissionais com habilidades de leitura, de avaliação e de intervenção no contexto social, considerando a amplitude, a diversidade e a complexidade das demandas contemporâneas.
- Incentivar o trabalho de iniciação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia com base nos princípios da ética, da democracia, da responsabilidade social e da coexistência das diferenças.
- Reconhecer e valorizar a diversidade cultural circulante na instituição e na realidade macrossocial, como legado de memória e de identidade política que reflete a aprendizagem significativa entre os sujeitos em uma dinâmica coletiva e interativa.
- Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos para comunicar o saber por meio do ensino, de publicações e de formas de socialização do conhecimento estabelecidas pelos princípios da equidade e dos direitos humanos.
- Promover o conhecimento acadêmico na direção do aperfeiçoamento profissional e sociopolítico contínuo, com base em práticas pedagógicas problematizadoras que estimulem a autonomia e a pró-atividade, considerando a história das gerações como referência para a aprendizagem.
- Prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade e de conhecimento horizontal, em um trabalho institucional de extensão acadêmica referido nos princípios da responsabilidade social.
- Efetivar intercâmbios e interações acadêmicas com instituições que promovam a educação, a ciência, a cultura e a arte, a fim de assegurar a universalidade da missão institucional de formar profissionais socialmente responsáveis atualizados tecnologicamente.
Considerando a missão institucionalmente estabelecida e buscando assegurar o cumprimento de nossos objetivos, foram estabelecidas as seguintes metas prioritárias:
- Manutenção da reconhecida qualidade de ensino;
- Permanente reestruturação dos cursos, visando à atuação integrada, à interdisciplinaridade e à indissociabilidade do ensino, iniciação científica e extensão;
- Implantação e consolidação de programas de pós-graduação;
- Adequação permanente da Biblioteca às necessidades do ensino e da extensão;
- Adequação contínua dos Laboratórios às necessidades do ensino e extensão;
- Ampliação e atualização de equipamentos necessários ao bom funcionamento dos órgãos de Coordenação, nas áreas de graduação, pós-graduação e extensão;
- Consolidação do Centro de Carreiras;
- Expansão do Programa de Iniciação Científica;
- Incremento dos programas de prestação de serviços à comunidade e de extensão, mediante a divulgação dos resultados do ensino e das pesquisas desenvolvidas, e da promoção de cursos de capacitação nos diferentes segmentos profissionais;
- Incentivo à participação do Pessoal Discente, Docente e Técnico- Administrativo, no desenvolvimento do Centro Universitário;
- Consolidação do Programa de Avaliação Institucional.
Avaliação Institucional
Este espaço tem a finalidade de atualizar constantemente os dados relacionados ao processo da autoavaliação institucional da Unijorge, aproximando cada vez mais a comunidade acadêmica ao processo.
1 Avaliação Institucional
1.1 O que é?
Avaliação Institucional é o processo através do qual o SINAES coordena a avaliação das Instituições de Ensino Superior, em três dimensões, objetivando melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.
1.2 SINAES: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.
O Sinaes possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação como o censo e o cadastro. A integração dos instrumentos permite que sejam atribuídos alguns conceitos, ordenados numa escala com cinco níveis, a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas. O Ministério da Educação torna público e disponível o resultado da avaliação das instituições de ensino superior e de seus cursos.
A divulgação abrange tanto instrumentos de informação (dados do censo, do cadastro, CPC e IGC) quanto os conceitos das avaliações para os atos de Renovação de Reconhecimento e de Recredenciamento (parte do ciclo trienal do Sinaes, com base nos cursos contemplados no Enade a cada ano).
Fonte: http://inep.gov.br/sinaes
2 Quem conduz a Avaliação Institucional na Unijorge?
A CPA Unijorge – Comissão Própria de Avaliação – formada por representantes dos diversos segmentos da comunidade Unijorge (estudantes, professores e colaboradores), além de um representante da Sociedade Civil.
Presidente
• Camila Magalhães Pigozzo
Representante do Corpo Técnico Administrativo
• Mauricio Mirando de Almeida
• Jamile Santos de Jesus
Representante Docente Presencial
• Valter Forastieri Cova
• Rafael Cabral de Souza
Representante Discente Presencial
• Cissara Souza Santos
• Ícaro Barbosa Rosário Souza
Representante Docente Ead
• Jaqueline Sampaio Schramm Mota
• Lorene Paixão Sampaio
Representante Discente Ead
• David Silva
• Marcos Vinicius Viana
Representante Egresso presencial
• Wagner Pereira Silva
• Fábio Pereira de Sousa
Representante Egresso Ead
• Evanice Mendes
• Taise Evangelista Cruz
Representante da Sociedade Civil
• Paulo Roberto Dantas Oliveira
2.1. As atribuições e objetivos da CPA – o que fazemos?
À Comissão Própria de Avaliação cabe coordenar e articular o processo de autoavaliação da instituição, parte do processo maior de Avaliação Institucional.
Os objetivos da CPA são:
• Conhecer as características organizativas e de funcionamento da Instituição;
• Identificar e diagnosticar seus problemas;
• Rever e aperfeiçoar o projeto acadêmico e sociopolítico da Instituição;
• Utilizar eficientemente, eticamente e de modo relevante os recursos humanos e materiais da Instituição;
• Prestar contas à sociedade da consonância de ações da Instituição com as demandas científicas e sociais da atualidade;
• Desenvolver meios e modos para adequar a Instituição às exigências de um mercado cada vez mais consciente e crítico,
• Sugerir propostas de mudança e orientar a tomada de decisões a fim de controlar e melhorar a qualidade da educação oferecida.
2.2 Onde ficamos e como entrar em contato
Endereço: Avenida Luis Vianna Filho, n. 6775 – Prédio I, nível 4
Contato eletrônico: [email protected]
2.3 Autoavaliação – como nós nos avaliamos e quando?
A autoavaliação acontece com base em dois tipos de dados: os dados primários e os dados secundários.
Os dados primários são aquelas informações que a CPA coleta diretamente com a comunidade acadêmica, através da aplicação de pesquisas. Essas pesquisas acontecem em dois momentos ao longo do ano. No 1º semestre, apenas os estudantes opinam sobre a atuação dos professores, sobre a infraestrutura e os serviços oferecidos pela IES e sobre a Coordenação de seu Curso, bem como se autoavaliam.
Já no 2º semestre, os estudantes opinam sobre a atuação dos professores, enquanto que os professores avaliam a infraestrutura da IES e o clima de trabalho, e os funcionários sobre o clima organizacional.
Além dessas informações, a CPA também tem acesso a dados secundários, ou seja, dados coletados por outros setores da Unijorge, como a Ouvidoria, além de todas as informações geradas por pesquisas aplicadas pelo setor de Persistência, por exemplo. A CPA também analisa os relatórios gerados pelos núcleos da instituição, como Iniciação Científica, Carreiras, Responsabilidade Social, Extensão, Internacionalização, Acessibilidade, dentre outros. Bem como também avalia os relatórios e planos de ação gerados pelos setores do acadêmico, do administrativo e do financeiro.
Todos esses dados permitem que a CPA avalie a IES, mapeando fragilidades, incentivando a elaboração de planos de ação e implantação de melhorias. Ao final de cada ano, a CPA organiza todas essas informações e produz um relatório que é enviado ao MEC. Tudo isso para oferecer uma Educação de qualidade e melhorar cada vez mais.
2.3.1 Instrumentos de pesquisa da CPA
2022
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade Presencial:
• Avaliação dos docentes (clique aqui)
• Avaliação dos docentes/tutores das disciplinas online (clique aqui)
• Avaliação da infraestrutura e dos serviços (clique aqui)
• Avaliação das coordenações (clique aqui)
• Autoavaliação dos discentes (clique aqui)
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade EAD:
• Avaliação dos docentes/tutores (clique aqui)
• Avaliação da infraestrutura e dos serviços (clique aqui)
• Avaliação das coordenações (clique aqui)
• Autoavaliação dos discentes (clique aqui)
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade Semipresencial:
• Avaliação dos docentes/tutores (clique aqui)
• Avaliação da infraestrutura e dos serviços (clique aqui)
• Avaliação das coordenações (clique aqui)
• Autoavaliação dos discentes (clique aqui)
> Questionário usado na pesquisa com os docentes:
• Avaliação realizada pelos docentes (clique aqui)
2021
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade presencial:
- Avaliação das disciplinas virtualizadas (clique aqui)
- Avaliação das disciplinas online (clique aqui)
- Avaliação da infraestrutura e dos serviços (clique aqui)
- Avaliação da coordenação (clique aqui)
- Autoavaliação dos discentes (clique aqui)
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade EAD:
- Avaliação dos docentes (clique aqui)
- Avaliação da infraestrutura e dos serviços (clique aqui)
- Avaliação da coordenação (clique aqui)
- Autoavaliação dos discentes (clique aqui)
> Questionário usado na pesquisa com os docentes:
- Avaliação realizada pelos docentes (clique aqui)
2.4. Resultados das pesquisas da avaliação interna
2022
• Modalidade Presencial
- Discentes avaliando os docentes dos cursos presenciais (clique aqui)
- Discentes avaliando as coordenações dos cursos presenciais (clique aqui)
- Discentes avaliando a infraestrutura e serviços – cursos presenciais (clique aqui)
- Discentes se autoavaliando – cursos presenciais (clique aqui)
• Modalidade EAD
- Discentes avaliando os docentes dos cursos EAD (clique aqui)
- Discentes avaliando as coordenações dos cursos EAD (clique aqui)
- Discentes avaliando a infraestrutura e serviços – cursos EAD (clique aqui)
- Discentes se autoavaliando – cursos EAD (clique aqui)
• Modalidade Semipresencial
- Discentes avaliando os docentes dos cursos semipresenciais (clique aqui)
- Discentes avaliando as coordenações dos cursos semipresenciais (clique aqui)
- Discentes avaliando a infraestrutura e serviços – cursos semipresenciais (clique aqui)
- Discentes se autoavaliando – cursos semipresenciais (clique aqui)
2021
• Modalidade Presencial
- Discentes avaliando os docentes dos cursos presenciais (clica aqui)
- Discentes avaliando as coordenações dos cursos presenciais (clica aqui)
- Discentes avaliando a infraestrutura e serviços – cursos presenciais (clica aqui)
- Discentes se autoavaliando – cursos presenciais (clica aqui)
• Modalidade EAD + Semipresencial
- Discentes avaliando os docentes dos cursos EAD + Semipresencial (clica aqui)
- Discentes avaliando as coordenações dos cursos EAD + Semipresencial (clica aqui)
- Discentes avaliando a infraestrutura e serviços – cursos EAD + Semipresencial (clica aqui)
- Discentes se autoavaliando – cursos EAD + Semipresencial (clica aqui)
2020
- Discentes avaliando os docentes dos cursos presenciais (clique aqui)
- Discentes avaliando os docentes dos cursos EAD (clique aqui)
- Docentes avaliando a infraestrutura e serviços da IES, relação com as coordenações e autoavaliação (clique aqui)
2019
- Discentes avaliando os docentes dos cursos presenciais (clique aqui)
- Discentes avaliando os docentes dos cursos EAD (clique aqui)
- Discentes avaliando as coordenações de curso (clique aqui)
- Discentes avaliando a infraestrutura e serviços: Atendimento CEAT (clique aqui); Atendimento Financeiro (clique aqui); Limpeza e infraestrutura das Salas de Aula (clique aqui; Infraestrutura e serviços dos Laboratórios (clique aqui); Infraestrutura e serviços da Biblioteca (clique aqui)
- Discentes avaliando a infraestrutura e serviços – cursos EAD (clique aqui)
- Docentes avaliando a infraestrutura e serviços da IES, relação com as coordenações e autoavaliação (clique aqui)
2018
- Discentes avaliando os docentes dos cursos presenciais (clique aqui)
- Discentes avaliando os docentes dos cursos EAD (clique aqui)
- Discentes avaliando as coordenações de curso (clique aqui)
- Discentes avaliando a infraestrutura e serviços (cursos presenciais): Atendimento CEAT (clique aqui); Atendimento Financeiro (clique aqui); Limpeza e infraestrutura das Salas de Aula (clique aqui); Infraestrutura e serviços dos Laboratórios (clique aqui); Infraestrutura e serviços da Biblioteca (clique aqui)
- Discentes avaliando a infraestrutura e serviços – cursos EAD (clique aqui)
- Docentes avaliando a infraestrutura e serviços da IES, relação com as coordenações e autoavaliação (clique aqui)
2017
- Discentes avaliando os docentes dos cursos presenciais (clique aqui)
- Discentes avaliando os docentes dos cursos EAD (clique aqui)
- Discentes avaliando as coordenações de curso (clique aqui)
- Discentes avaliando a infraestrutura e serviços: Atendimento CEAT (clique aqui); Atendimento Financeiro (clique aqui); Limpeza e infraestrutura das Salas de Aula (clique aqui); Infraestrutura e serviços dos Laboratórios (clique aqui); Infraestrutura e serviços da Biblioteca (clique aqui)
- Docentes avaliando a infraestrutura e serviços da IES, relação com as coordenações e autoavaliação (clique aqui)
2016
- Discentes avaliando os docentes dos cursos presenciais (clique aqui)
- Discentes avaliando os docentes dos cursos EAD (clique aqui)
- Discentes avaliando as coordenações de curso (clique aqui)
- Discentes avaliando a infraestrutura e serviços: Atendimento CEAT (clique aqui); Atendimento Financeiro (clique aqui); Limpeza e infraestrutura das Salas de Aula (clique aqui); Infraestrutura e serviços dos Laboratórios (clique aqui); Infraestrutura e serviços da Biblioteca (clique aqui)
- Docentes avaliando a infraestrutura e serviços da IES, relação com as coordenações e autoavaliação (clique aqui)
Sua opinião é importante para a melhoria constante da nossa instituição. Participe das pesquisas!
HIGH SCHOOL
O programa que aproxima você do ensino superior.
Para superar as incertezas que aparecem no caminho, criamos o High School. Um programa que orienta alunos do Ensino Médio a fazerem boas escolhas em um momento tão importante de suas vidas.
Tire dúvidas, converse com profissionais, participe de atividades imersivas. Com o apoio certo, você chega lá.
Conheça nossos projetos:
- Projeto Vivenciando: Convidamos turmas de escolas parceiras para passar um dia vivendo experiências acadêmicas em nossa instituição, garantindo aulas práticas, palestras e bate-papo;
- Aplicação de Perfil Profissional: Realizada através de um teste vocacional, o aluno saberá qual área se adequa ao seu perfil. Clique aqui e faça o teste!
- Palestras nas Escolas: Levamos profissionais das áreas escolhidas pelos próprios estudantes para conversarem sobre o curso, mercado, diferencial e plano de carreira.
- Missão Enem: Reunimos diversos professores do ensino médio e jovens estudantes em nosso auditório, ou on line, para debaterem questões e temas ligados ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
- Vestibular Nossa Vez: Processo seletivo gratuito que visa preparar alunos de escolas parceiras para o momento que garante a entrada no ensino superior do Brasil.
Através destas experiências, oferecemos às escolas opções de atividades que agregam conhecimento e vivências únicas que ajudam os estudantes na escolha da profissão de maneira segura e decidida.
Além dos nossos projetos, disponibilizamos e-books gratuitos para que você fique por dentro do mercado de trabalho e da sua profissão!
Conferir E-booksSe ainda tem dúvida sobre qual profissão vai transformar a sua vida, faça os testes de orientação de profissional e principal inteligência da UJ e conheça o curso que tem tudo a ver com você!
Se você é diretor e/ou docente de colégio do Ensino Médio de Salvador, Região Metropolitana e interior da Bahia, entre em contato conosco através do e-mail: [email protected]