Por admin | 06/09/2022

Estudantes da Unijorge são selecionados para estágio na Secretaria do Mercosul

Fonte: Assessoria de Imprensa

Guilherme Dias e Amanda Cerqueira participam do projeto, por meio de um convênio de cooperação institucional

A Secretaria do Mercosul selecionou dois estudantes baianos para o programa de estágios neste semestre. Os alunos do curso de Relações Internacionais da Unijorge, Guilherme Dias do Carmo e Amanda Cerqueira, foram os escolhidos para o programa por meio do convênio de cooperação institucional e acadêmica firmado entre a Unijorge e o Mercosul no ano passado. Além do Brasil, as vagas são destinadas a estudantes da Argentina, Paraguai e Uruguai. O convênio terá duração de três anos e propõe, entre outras ações, a realização de eventos acadêmicos, pesquisas e o período de aprendizado prático dos estudantes.

Os alunos do 4º semestre do curso de RI atuam no formato virtual no setor de Normas e Documentação, sob a supervisão de profissionais da Secretaria, com sede em Montevidéu, no Uruguai. Para Guilherme, que tem 23 anos e é de Ipirá, no interior da Bahia, a vivência tem sido excelente.

“Fomos muito bem recebidos pelas supervisoras e com retornos positivos. Acredito que esse estágio vai acrescentar muito na minha formação”, diz. Amanda, 21 anos, é de Salvador e destacou o aprendizado do trabalho em outro idioma e a troca de conhecimento com colegas de outros países e instituições. “Sempre me interessei pela área de Organizações Internacionais e acredito que essa oportunidade de capacitação vai abrir portas”, conclui.

A coordenadora do curso de Relações Internacionais da Unijorge, Katiani Zape, ressaltou a importância desse estágio internacional para o desenvolvimento de muitas habilidades. “Temos certeza de que esta experiência com a Secretaria do Mercosul vai acrescentar muito na formação profissional dos alunos, mas também pessoal, uma vez que estarão em contato com outra cultura. Ter uma experiência internacional como esta pode ajudar a desenvolver muitas habilidades – desde o domínio do idioma à capacidade de adaptação a diferentes situações, bem como desvendar concepções distintas de mundo”.