Por admin | 17/10/2022

Webinar “Democracia em debate” reúne jornalistas, professores e pesquisadores

Fonte: Própria

Os cursos de Direito, Comunicação e Relações Internacionais da UJ promovem nos dias 17 e 18/10 o Webinar: Democracia em debate.

 

A atividade interdisciplinar será realizada das 17 às 19h, com transmissão pela plataforma Teams e reunirá jornalistas, professores e pesquisadores nacionais e internacionais, especializados em várias áreas. Os interessados poderão inscrever-se pelo Sympla. 

 

A proposta do evento é de estabelecer um diálogo entre os participantes e os alunos para que os mesmos possam refletir sobre os desafios da democracia na atualidade, com especial destaque para os problemas que as Fake News e os discursos de ódio disseminados no ambiente digital têm causado à sustentabilidade do regime político democrático na contemporaneidade no Brasil e no mundo.

 

Confira a Programação:

 

WEBINAR: DEMOCRACIA EM DEBATE

 

Mesa 1
Tema: Fake News e a crise das democracias constitucionais na contemporaneidade
Data: 17/10, das 17h às 19h
Palestrantes: Clara Velasco, Jéssica Duarte e Walber Carneiro

 

Mesa 2
Tema: Discursos de ódio, mídias sociais e o respeito aos direitos humanos
Data: 18/10, 17h às 19h
Palestrantes: Marina Cerqueira, Mirna Bosch (Argentina) e Damian Canton (Argentina).

 

Conheça os palestrantes:

 

Clara Velasco
É jornalista formada pela USP, com pós-graduação em Gestão Pública no Insper. É repórter de dados, checagem de notícias e projetos especiais na Rede Globo. Atualmente, trabalha no Portal G1. É apresentadora do quadro “Fato ou Fake” na TV Globo e na GloboNews. Trabalhou no “Profissão Repórter” e também tem passagens pela Band e Folha de S. Paulo. Ganhou o Data Journalism Awards, o Prêmio Petrobras de Jornalismo, a premiação da Sociedad Interamericana de Prensa e o Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, entre outros.

 

Jessica Duarte
Pós doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob supervisão da Profª Nara Pavão. Doutora em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Ciência Política pelo mesmo programa. Bacharel em Ciências Sociais pela UFRGS, pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Cultura Política do PPGPOL UFRGS e colaboradora da equipe do World Value Survey Brasil. Além disso, participa das atividades do Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina (NUPESAL). Atualmente, faz parte também do Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político e Opinião Pública do PPGCP-UFPE. Possui também experiência na aplicação de pesquisade tipo survey, tendo participado da coleta de dados da Sétima Onda do WVS no Brasil, e também na realização de grupos focais. Dedicando-se, atualmente, a pesquisas nas áreas de Cultura Política, metodologia, desinformação, fake news e suas aplicações ao fenômeno do conservadorismo.

 

Walber Araújo
Professor Associado da Universidade Federal da Bahia- UFBA. Doutor em Direito. Coordenador do Grupo de Pesquisa “DSComplex – Direito, sentido e complexidade social” e do OABEDi- Observatório de Análise Eco-lógica do Direito.

 

Mirna Bosch
Graduada em Direito pela Universidade Nacional de Córdoba, especialista em advocacia do Estado, direito trabalhista e gestão de Organizações, mestranda em advocacia do Estado, direito do trabalho e relações laborais internacionais e doutoranda na Universidade Nacional de Cordoba. Atualmente é docente da graduação e pósgraduação da Faculdade de Direito e da faculdade de Ciências Economias Universidade Siglo XXI (Argentina) e atua também como diretora dos grupos de pesquisa REDWINN- Gênero e Governança e Futuro do Trabalho.

 

Damian Canton
Licenciado em Serviço Social pela Universidade de Buenos Aires na Argentina, Mestre com menção honrosa em Ética Social e Desenvolvimento Humano pela Universidade Alberto Hurtado no Chile, doutor em Ciências Sociais e Política pela Universidade
Católica de Louvain la Neuve na Bélgica e Pó-doutor em Interculturalidade pela Universidade Pompeu Fabra em Barcelona. Docente na Universidad Siglo 21 nas disciplinas de Antropologia, Sociologia Geral, Sociologia da Moda, Ética e Deontologia
Profissional, Estrutura e Políticas de Comunicação, Sociologia do Trabalho e Psicologia do Trabalho e Cultura, Convivência e Nova Cidadania. Diretor do Projecto de Pesquisa “Pluralismo, Democracia e Cidadania na Argentina”.

 

Marina Cerqueira
Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia e Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa, professora de direito penal e servidora do MP/BA.

 

 

Debatedores: Prof. Lucas Rego e Profa Sâmia Franco – Docentes da Unijorge.

 

 

Voltar para notícias
X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller