27/10/2020 | 18:35 pm

Por que devo me especializar em Enfermagem em UTI e Centro Cirúrgico?

O enfermeiro especializado em UTI e Centro Cirúrgico é uma referência dentro do setor hospitalar. Sua atuação é fundamental para a ampliação dos serviços de saúde pública e privada no Brasil, já que sua rotina gira em torno da administração competente de recursos humanos, materiais, inovações tecnológicas e cuidados críticos em situações delicadas onde a vida do paciente está em risco.

 

Seu preparo para atuar de forma assertiva em situações de emergência faz toda a diferença no tratamento de pacientes em quadros graves. Dentro de setores tão importantes para o sistema de saúde, o trabalho dos enfermeiros especializados em UTI e Centro Cirúrgico se concentra no desenvolvimento de atividades gerenciais e assistenciais que desempenham um papel importante na preservação da integridade física e psicossocial dos pacientes.

 

A carência de profissionais para atuar em setores como UTI e Centro Cirúrgico, ampliou, nas últimas décadas, a busca por uma assistência cada vez mais qualificada ao indivíduo doente. Dessa maneira, a procura por profissionais capacitados para realizar atividades complexas, as quais a especialização e fundamentação teórica, aliada a liderança, ao discernimento, à responsabilidade e prática se tornou ainda mais importante.

 

A importância da especialização em UTI e Centro Cirúrgico

 

Os pacientes internados em UTI, assim como aqueles submetidos a algum procedimento cirúrgico, normalmente se encontram em momentos de dificuldade, o que torna a situação ainda mais delicada no que tange o tratamento de tais pacientes. Seus quadros de sofrimento e ansiedade, além das situações graves e instáveis que se apresentam no decorrer da internação, podem ser fatores decisivos que influenciam na melhora do quadro de saúde do paciente, tornando o preparo e a empatia do enfermeiro atuante na área um recurso fundamental para agir com intervenções rápidas que contribuam para a recuperação dos enfermos.

 

O cuidado de pacientes críticos, que apresentam disfunções orgânicas e que precisam de cuidados específicos também estimula o desenvolvimento de inovações tecnológicas que possam contribuir com os sistemas de saúde e a evolução das instituições hospitalares. Com isso, para garantir uma assistência de enfermagem especializada e qualificada, que domine os procedimentos técnico-científicos necessários para sua atuação e também saiba administrar todas as novas tecnologias criadas para contribuir ainda mais para o desenvolvimento das unidades hospitalares, aumentou a busca por profissionais que possuam uma especialização, principalmente em setores delicados como esses.

 

Benefícios da especialização para a área de Enfermagem

 

O enfermeiro especializado tem uma importância vital nas áreas de Terapia Intensiva e no Centro Cirúrgico. Com isso, a especialização em Enfermagem em UTI e Centro Cirúrgico apresenta muitos benefícios para a carreira do profissional, tais como:

 

  • Destaque na carreira: Investir em uma especialização oferece maiores chances de se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e competitivo. Dessa forma, ao se especializar em UTI e Centro Cirúrgico o enfermeiro demonstra estar mais preparado para concorrer a melhores cargos e disputar posições mais elevadas, que normalmente exigem mais conhecimento e preparo técnico do profissional.

 

  • Oportunidades em setores específicos: O enfermeiro especializado em UTI e Centro Cirúrgico possui uma experiência de atuação muito importante para o setor de educação. Dessa forma, ele é sempre visado por hospitais e universidades para que contribuam na formação de novos profissionais em cursos técnicos, de imersão, extensão ou pós-graduação. Sua experiência acadêmica também abre portas para participação em congressos e demais eventos da área, além de realização de pesquisas importantes para a otimização do sistema de saúde.

 

  • Melhores salários: Uma pesquisa comandada pela GlassDoor Brasil revela que o salário médio do profissional de enfermagem no Brasil é de, em média, R$ 3.159. Para quem investe em uma especialização em UTI e Centro Cirúrgico, os salários podem ser de 10% a 20% maiores.

 

  • Aprimoramento técnico-científico: A especialização em UTI e Centro Cirúrgico amplia os conhecimentos do aluno para disciplinas de aprimoramento técnico-científico indispensáveis para atuar em um setor hospitalar tão específico. Dessa forma, o profissional adquire todas as competências necessárias para atuar como um recurso essencial para a área, aumentando assim suas chances de crescimento na carreira.

 

  • Alto retorno emocional: Se dedicar ao cuidado e implementação do Suporte Avançado de Vida para pacientes em quadro agudo ou situação de risco aumentam as chances de sobrevivência. Esse fator traz ao profissional uma atuação gratificante que contribui para a recuperação dos enfermos e oferece traz alegria aqueles que dedicam suas carreiras a transmitir um olhar generoso em relação a vida de cada paciente.

 

Vantagens da Especialização em UTI e Centro Cirúrgico na Unijorge

 

O papel do Enfermeiro Intensivista consiste em desenvolver ações de cuidado, gerenciamento, pesquisa e educação, visando, de uma maneira geral, o bem-estar do paciente e, consequentemente, garantindo o sucesso da terapia. Já o Enfermeiro de Centro Cirúrgico deve ter um conhecimento especializado, treinamento e experiência para estar apto a gerenciar o processo de trabalho em centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésica e centro de material e esterilização.

 

Com isso, a capacitação tem se mostrado cada vez mais necessária e emergente para esse profissional, sobretudo em função do avanço progressivo e rápido dos novos conhecimentos, bem como pelo aparato tecnológico indispensável para a evolução dos setores.

 

Visando oferecer os melhores parâmetros para especialização do profissional, o curso de Especialização em Enfermagem em UTI e Centro Cirúrgico da Unijorge volta-se à formação do enfermeiro, nos âmbitos da assistência, gestão, ensino e pesquisa para as Unidades de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico das redes hospitalares. Desenvolvido para promover o conhecimento de práticas seguras para a assistência aos pacientes que se encontram em cuidados intensivos, o objetivo do curso é desenvolver as competências necessárias para o aperfeiçoamento profissional contínuo dos enfermeiros que atuam ou desejam atuar nas Unidades de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico, promovendo a melhoria da assistência de enfermagem prestada ao paciente. Fornece também o conteúdo teórico-prático para a administração de recursos humanos, físicos e materiais, no serviço de UTI, centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésica e centro de material e esterilização.

 

Durante o curso, serão apresentados conteúdos específicos das áreas e temas relevantes para a prática humanizada. Assuntos mais abrangentes também são contemplados, como gerenciamento, bioética, cuidado humanizado e epidemiologia.

 

Se você deseja investir em um curso de especialização para aumentar suas chances de sucesso na carreira, conheça o Curso de Especialização em Enfermagem em UTI e Centro Cirúrgico da Unijorge e saia na frente.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller