11/03/2021 | 19:31 pm

MBA em Gerenciamento de Projetos: a profissão que movimenta o mercado corporativo

Na atualidade, a contratação de profissionais cada vez mais especializados é fundamental para obter sucesso no mundo dos negócios. Atuando em um mundo em que as empresas estão cada vez mais competitivas e enfrentam desafios todos os dias, investir em boas práticas de gerenciamento de projetos e desenvolver uma visão mais estratégica para lidar com os complexos desdobramentos do mercado são competências indispensáveis para qualquer empresa que deseja manter um ritmo saudável de desenvolvimento contínuo.

 

Dos processos gerenciais à administração de recursos materiais e humanos, criar estratégias que visem a evolução do negócio e fortaleçam sua competitividade no mercado são o caminho para garantir a manutenção e evolução da empresa. Para isso, contar com a expertise de profissionais especializados em Gerenciamento de Projetos é ideal para conseguir gerenciar mais recursos e garantir as melhores ferramentas, criando redes maiores e ampliando suas perspectivas de crescimento e sustentabilidade corporativa.

 

Ao ingressar no MBA em Gerenciamento de Projetos da Unijorge, os profissionais são preparados para atuar em um cenário no qual as empresas precisam se tornar cada vez mais competitivas e atentas às rápidas transformações do mercado, através do estreito controle do ciclo de desenvolvimento de produtos, serviços e empreendimentos em geral, em termos de qualidade, prazos e custos. Dessa forma, o MBA em Gerenciamento de Projetos capacita o discente dentro do contexto fornecido pelo Project Management Institute (PMI) a fim de desenvolver uma forte base de conhecimentos na área de gestão.

 

Saiba agora quais as principais expectativas e tendências de crescimento do mercado e o que pode ajudá-lo a decidir se esse é o próximo passo para a sua carreira.

 

 

 

Por que devo escolher a carreira em Gerenciamento de Projetos?

 

De acordo com dados do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), atualmente, mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo é destinado a investimentos na área de novos projetos. Isso significa que a execução dos mais diferentes tipos de projetos dentro do universo corporativo movimenta mais de US$ 12 trilhões por ano em todo o planeta, utilizados por milhares de empresas para investir em melhorias que movimentam o setor através de estratégias efetivas de Gerenciamento de Projetos.

 

Com tamanha expressividade e ditando as regras dentro do mercado corporativo, os investimentos em Gerenciamento de Projetos passaram a fazer parte de uma grande lista de adaptações indispensáveis para promover a gestão eficiente dos recursos e competências internas das empresas, a fim de garantir que cada novo projeto – empreendido para criar um novo produto ou serviço – represente e se mantenha em concordância com os principais objetivos e metas das organizações.

 

Nesse sentido, é necessário conhecer a fundo as técnicas e metodologias indispensáveis para cada etapa de planejamento, execução e controle de um novo projeto. Assim é possível definir o melhor conceito e garantir que ele seja elaborado progressivamente, movimentando de forma sustentável todos os recursos humanos e financeiros.

 

Dessa forma, os resultados gerados serão exclusivos, como determina o Project Management Body of Knowledge, ou PMBOK, o mais relevante guia de projetos desenvolvido pela mais renomada instituição do setor em todo o mundo, o Project Management Institute (PMI).

 

Com a crescente necessidade de planejar, controlar e executar projetos especiais, a demanda por especialistas em Gerenciamento de Projetos se mantém em alta e apresenta uma tendência de crescimento acelerado para os próximos anos.

 

Ao ingressar no MBA em Gerenciamento de Projetos da Unijorge, o aluno se prepara para viver o futuro dos negócios e atuar com qualificação no mercado corporativo. O MBA tem como objetivo principal capacitar os participantes quanto ao gerenciamento de projetos de acordo com a metodologia de ensino do PMI, baseada no PMBOK, através das dez áreas do conhecimento: integração, escopo, tempo, custo, qualidade, comunicação, partes interessadas, recursos humanos, riscos e aquisições.

 

O curso é voltado para profissionais de nível superior com formação em administração, comércio exterior, engenharia e computação e/ou profissionais de outras áreas que atuem na função de gerência ou coordenação de projetos e negócios.

 

Nele, o aluno desenvolve as competências necessárias para o planejamento, execução e controle dos projetos, discutindo estratégias e estruturas que favorecem o apoio das unidades empresariais formais e informais que afetam o alcance dos objetivos finais do empreendimento. A especialização estimula os participantes a aprofundar seus conhecimentos sobre os conceitos teórico-práticos e desenvolver habilidades e ferramentas que possam auxiliá-los no desenvolvimento e análise de metodologias de gerenciamento de projetos e seu alinhamento com o planejamento estratégico das organizações.

 

Quais as características de um profissional de Gerenciamento de Projetos?

 

Os profissionais especializados em Gerenciamento de Projetos precisam investir no desenvolvimento de competências que envolvam o gerenciamento de recursos, a gestão estratégica de negócios e a administração eficiente das equipes de trabalho, entre outros conhecimentos e habilidades. Dessa forma, aqueles que se mantêm constantemente atualizados sobre as principais metodologias de desenvolvimento de projetos e gerenciamento de recursos, além do aumento da eficiência e aprimoramento da performance das equipes, possuem mais chances de obter sucesso em suas carreiras.

 

Além dessas competências, o mercado de trabalho também valoriza profissionais que possuam:

 

  • Boa formação e especialização;
  • Fluência em outros idiomas, sobretudo o inglês;
  • Visão estratégica; 
  • Perfil de liderança, inovador, proativo e colaborativo;
  • Certificações pertinentes à área, como a PMP – Project Management Professional;
  • Organização e planejamento;
  • Raciocínio lógico e foco;
  • Dedicação e paixão pelo conhecimento;
  • Pleno domínio das técnicas de planejamento e controle de projetos;
  • Capacidade de trabalhar com metas e prazos;
  • Capacidade de adaptar-se às situações e lidar com o estresse;
  • Habilidades para liderar projetos em ambientes de alta complexidade;
  • Boas habilidades de comunicação interpessoal e integração de equipes, entre outras características.

 

 

Como e onde o profissional de Gerenciamento de Projetos pode atuar?

 

Para aqueles que se especializam no Gerenciamento de Projetos, o mercado de trabalho é extremamente amplo. Como uma ferramenta fundamental para o crescimento de qualquer negócio, sua capacidade de análise e reflexão críticas, além de seus conhecimentos sobre os conceitos, fundamentos e metodologias de administração de projetos são indispensáveis para diversos setores, trazendo ao profissional a oportunidade de trabalhar nos segmentos que mais o interessam em grandes corporações, tais como:

 

  • Instituições financeiras;
  • Empresas de engenharia;
  • Organizações de pesquisa;
  • Empresas de tecnologia;
  • Instituições governamentais;
  • Indústrias;
  • Petrolíferas;
  • Mineradoras;
  • Setor automobilístico;
  • Setor ambiental;
  • Setor agrícola; 
  • Instituições de ensino, entre outras.

 

 

Por que devo fazer o MBA em Gerenciamento de Projetos na UJ?

 

A Unijorge oferece a seus alunos ferramentas fundamentais para a conquista da carreira dos sonhos. Através do ensino de qualidade e dos serviços diferenciados ofertados pela UJ, o egresso amplia seus conhecimentos e se prepara para protagonizar seu sucesso. Confira:

 

Centro de Carreiras Unijorge

 

O Centro de Carreiras Unijorge auxilia os alunos na sua inserção no mercado de trabalho, na construção de sua trajetória profissional. O Centro de Carreiras possui grandes programas que colaboram com o seu objetivo central:

 

 

Programa de Desenvolvimento de Carreira

 

Esse programa atende irrestritamente todos os alunos e egressos da Unijorge, estuda as demandas do mercado, com o objetivo de transmitir informações sobre tendências, competências e oportunidades de mercado, promove eventos com empresas e profissionais das mais diversas áreas, organiza oficinas, estimulando o desenvolvimento profissional, e promove orientações individuais. Dentre os eventos que organiza, destacam-se:

 

Conhecendo o Mercado: evento que convida executivos de empresas relevantes para falar aos alunos sobre o perfil desejado por suas organizações, formas de ingresso, planos de cargos e salários e demais informações sobre carreira. Nesta oportunidade, os convidados conhecem a IES, sua estrutura de laboratórios, seus projetos e diferenciais acadêmicos.

 

Oficina de Currículo: é destinada a discentes e objetiva a orientação na formulação de currículo e de uma postura adequada para processos seletivos de âmbito profissional.

 

Laboratório de Competência: oficina realizada por área do conhecimento com o apoio das coordenações de curso. Visa promover realisticamente um simulado de um processo seletivo. Os alunos são submetidos à avaliação dos professores, que os observa participando de dinâmicas de grupo e apresentação de trabalho em equipe. São verificadas redações individuais, a oratória dos participantes, a sua postura e a avaliação de desempenho reforçando os pontos fortes e indicando as competências que podem desenvolver.

 

Programa Diplomados

 

Objetiva acompanhar a trajetória profissional do egresso da Unijorge, apoiando-o em suas necessidades. Para isso, desenvolve ações permanentes de orientação da carreira, programas de educação continuada e desenvolvimento profissional.

 

Além disso, estão colocados à disposição dos alunos órgãos auxiliares da administração acadêmica. A comunicação com os egressos e o conhecimento sobre seu desempenho no mercado de trabalho reforçam a qualidade do curso e a atualização dos perfis profissionais.

 

Conheça o MBA em Gerenciamento de Projetos da Unijorge e entenda qual o próximo passo para construir a sua carreira na área.

 

Clique aqui e saiba mais. 

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller