06/04/2021 | 20:02 pm

Por que o gestor empresarial e de negócios é essencial para o crescimento das empresas?

No mundo corporativo, manter boas práticas de administração já não garante mais o sucesso da sua empresa. Para se destacar no cenário competitivo que vivemos na atualidade, é preciso saber coordenar uma abordagem político-administrativa que leve em conta todos os aspectos práticos e técnicos das atividades gerenciais, incluindo e valorizando recursos materiais, tecnológicos e humanos pelo caminho.

 

Responsáveis por criar e administrar estratégias que promovam o crescimento saudável e a evolução das empresas no universo corporativo, o profissional especializado em Gestão Empresarial e de Negócios desenvolve e gerencia os recursos da organização com o objetivo de alcançar o sucesso, utilizando técnicas de administração, análise, planejamento e implementação de práticas de otimização que contribuam para a valorização do capital empresarial e que agreguem valor à marca.

 

Ao ingressar no MBA em Gestão Empresarial e de Negócios da Unijorge, os profissionais se preparam para protagonizar o futuro das empresas. O curso tem como objetivo capacitar o aluno para a gestão empresarial, propiciando-lhe o conhecimento dos principais métodos e técnicas administrativas, seus conceitos, princípios de utilização, motivações, ferramentas da qualidade e das estratégias da tecnologia da informação. Voltado para profissionais graduados em diversas áreas que pretendam abrir seu próprio negócio ou que aspirem cargos executivos em suas empresas e que demandem, além de experiência, conhecimentos sobre administração, economia, marketing, finanças e pessoas, o MBA visa formar empreendedores com capacidade gerencial para atuar de maneira integrada com a realidade da sociedade e do mercado público e privado.

 

Confira aqui como ampliar seus conhecimentos sobre Gestão Empresarial e de Negócios e compreender como essa especialização pode ajudá-lo a alavancar sua carreira.

 

Por que devo escolher a carreira em Gestão de Negócios?

 

Grandes corporações já perceberam o quanto manter práticas sólidas de administração, valorizar seus recursos humanos, ampliar a gestão de custos e materiais e desenvolver práticas inovadoras para o planejamento de ações que concretizem seus objetivos corporativos é fundamental para não se limitar a sobreviver.

 

Por isso, as grandes corporações abraçam o desafio de encontrar profissionais que possuam a real capacidade de conduzir ações que traduzam suas metas e propósitos dentro desse cenário competitivo e investem em lideranças especializadas em Gestão de Negócios.

 

Gestão x Administração

 

Diferente do que se possa imaginar, no mundo corporativo, administração e gestão de negócios não são exatamente sinônimos. Ambos possuem similaridades, mas são nas suas particularidades que essas áreas se destacam como formas diferentes de lidar com o desenvolvimento empresarial.

 

Enquanto a administração preza pelo controle racional de recursos, investindo em estratégias de planejamento e organização para otimizar processos, reduzir erros e aumentar a lucratividade de uma empresa, a Gestão Empresarial e de Negócios se baseia no uso de ferramentas e metodologias que intensifiquem e valorizem o fator humano por trás dos processos empresariais. Essa área investe em práticas que estimulem a motivação, o engajamento e a cooperação das equipes, dos clientes e dos fornecedores para ampliar o foco nos mesmos resultados.

 

Dessa maneira, a gestão serve de complemento à administração, unindo os aspectos lógicos e matemáticos do negócio a uma visão moderna de liderança humanizada, que prioriza toda a cadeia de relacionamentos por trás do dia a dia da empresa.

 

Um recurso inestimável para o crescimento das empresas

 

Em um mercado onde a concorrência é tão grande e a tecnologia amplifica todos os desafios empresariais, um bom gestor de negócios é, inegavelmente, um fator fundamental para o sucesso das empresas.

 

Para aqueles que sabem o quanto melhorar a administração total do seu negócio é indispensável para evoluir, contar com um especialista em Gestão Empresarial e de Negócios é um recurso inestimável, graças à capacidade de buscar um diferencial competitivo e gerenciar recursos de forma otimizada para levar a empresa a um novo patamar.

 

Mesmo assim, a atuação desses profissionais não se resume ao mercado de trabalho corporativo. Capazes de protagonizar o empreendedorismo com qualidade e sucesso, os gestores de negócios contam com uma visão especializada sobre as necessidades de compreender, estudar e planejar a viabilização de uma nova empresa capaz de alcançar a sustentabilidade, garantindo os recursos necessários, desde o início do projeto, para a sua manutenção e evolução por muitos anos.

 

Ao ingressar no MBA em Gestão Empresarial e de Negócios da UNIJORGE, o aluno recebe uma capacitação técnico-prática que o prepara para desenvolver habilidades para o planejamento e coordenação de processos de melhoria da gestão de negócios, focado em ferramentas que auxiliam a análise de problemas gerenciais, subsidiando a tomada de decisão e a eficaz implementação de projetos.

 

O curso também oferece experiências de ensino/aprendizagem da Administração para profissionais formados em outras áreas do conhecimento e para aqueles já graduados em Administração, abordando a complexidade das inter-relações existentes entre as diversas áreas funcionais de uma empresa e promovendo a compreensão da integração dos diferentes objetivos destas áreas com uma política gerencial adequada aos interesses das corporações.

 

Quais as características de um profissional de Gestão Empresarial e de Negócios?

 

Os profissionais especializados em Gestão Empresarial e de Negócios precisam investir em suas habilidades para lidar com situações de crise, saber encontrar soluções para problemas que podem prejudicar o andamento da empresa e conseguir prever, de forma estratégica, ações que contribuam para o crescimento do negócio.

 

Focados, dinâmicos, organizados e responsáveis, esses profissionais devem ter boas habilidades de negociação e captação de recursos, ampliar seus horizontes para executar novos projetos e saber liderar com foco em resultados para conquistar seu sucesso no mercado de trabalho.

 

Além dessas características, o mercado de trabalho valoriza profissionais que possuam:

 

  • Boa formação e especialização;
  • Domínio de idiomas, sobretudo o inglês; 
  • Perfil analítico e pragmático;
  • Empatia e aptidão para trabalhar e gerenciar equipes;
  • Proatividade e capacidade de inovar;
  • Perfil empreendedor;
  • Capacidade de manejar, de forma prática, situações de conflito;
  • Pleno domínio dos conhecimentos e habilidades técnicas;
  • Capacidade de contribuir com projetos, entre outras características.

Como e onde o profissional de Gestão Empresarial e de Negócios pode atuar?

 

Preparados para atuar no marketing, recursos humanos, finanças, novos negócios, logística, operações, projetos e outras áreas que exijam competências gerenciais, os campos de atuação dos profissionais especializados em Gestão Empresarial e de Negócios são praticamente ilimitados.

 

Não restrito ao segmento corporativo, o mercado de trabalho lhes oferece oportunidades tanto no sistema público e privado quanto no terceiro setor.

 

Dessa forma, o profissional está apto para desenvolver suas competências em grandes setores das organizações, tais como:

 

  • Grandes corporações e multinacionais;
  • Instituições financeiras;
  • Setor público;
  • Médias e pequenas empresas;
  • Instituições do comércio, da indústria ou de serviços;
  • Consultorias;
  • Empresa própria;
  • ONGs e instituições filantrópicas;
  • Universidades e instituições de ensino, entre outros. 

 

Conheça o Curso de MBA em Gestão Empresarial e de Negócios da Unijorge e entenda qual o próximo passo para construir a sua carreira na área.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller