23/10/2020 | 21:15 pm

Como um(a) profissional de enfermagem pode se preparar para as novas demandas do setor da saúde?

O papel do(a) enfermeiro(a) é de extrema importância no atendimento no campo da saúde. Com a pandemia da Covid-19, pudemos lembrar o quanto a atuação do(a) profissional de enfermagem é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar da sociedade, uma vez que é ele(a) o(a) profissional mais próximo(a) dos(as) usuários(as) da saúde e familiares, assumindo a importante função de transmitir tranquilidade, conforto e disseminar orientações relevantes, além de contribuir no diagnóstico e no tratamento das pessoas.

Dentro do setor, sua atuação durante esse período de crise mundial contra o novo coronavírus se mostrou indispensável. Seja lidando com os desafios de atuar no controle de pandemias, de auxiliar no tratamento de pessoas em risco ou contribuindo para o tratamento de enfermos, a dedicação e o cuidado com a saúde e a vida da população mostram a presença fundamental da enfermagem no cenário contemporâneo.

As tendências da enfermagem para o futuro

Devido aos avanços que vivemos atualmente, o setor de saúde se mantém em franca evolução e é grande a demanda por profissionais que se destaquem no mercado e que possam não só desempenhar tarefas específicas do dia a dia, mas que dominem outras áreas do conhecimento. Além disso, espera-se que sejam capazes de trazer eficiência, dinamismo e novas perspectivas para as suas áreas de atuação.

Neste cenário, uma das principais tendências para a enfermagem do futuro é que os(as) profissionais se tornem cada vez mais qualificados(as), altamente treinados(as) e instruídos sobre as principais necessidades de saúde da população. Sendo assim, os(as) enfermeiros(as) que investem em pós-graduações que agreguem conhecimento e os(as) tornem mais preparados(as) para um mercado tão competitivo são os(as) mais procurados(as), valorizados(as) e que recebem melhores oportunidades.

Outra tendência do setor são as propostas das áreas de Inovação e Tecnologia, que abrem portas para novas perspectivas sobre a profissão. O crescimento das consultas e atendimentos de enfermagem à distância já são uma realidade para os(as) enfermeiros(as) americanos(as), muito embora, no Brasil, essa ferramenta ainda seja colocada em prática timidamente. Além disso, o uso de aplicativos voltados para pacientes, desenvolvidos para informar alterações ao profissional de enfermagem responsável, também já são utilizados com sucesso, fazendo com que o(a)  enfermeiro(a)  que tenha um perfil aberto e compatível com a tecnologia possa se beneficiar em tais oportunidades.

Fique por dentro do dia a dia da profissão. Leia: No Job: Enfermagem

Dicas para ser um profissional de enfermagem de destaque

Considerando a velocidade com que a tecnologia muda o mundo, observamos como o escopo das atribuições dos(as) profissionais de enfermagem se modificou, graças à criação de ferramentas inovadoras que auxiliam na busca de curas, otimizam tratamentos e facilitam a realização de procedimentos mais eficazes.

Com isso, os(as) profissionais que buscam uma atuação próspera no setor precisam dominar os principais softwares hospitalares, ter a mente aberta para atendimentos via videoconferências e ampliar suas habilidades para lidar com equipamentos mais precisos nos diagnósticos, recursos indispensáveis para a enfermagem do futuro.

Outras dicas para se destacar na carreira são:

• Ficar por dentro das inovações tecnológicas da área da saúde;
  • Entender, de forma generalista, sobre as diversas áreas de abrangência da enfermagem;
  • Ampliar suas capacidades de liderança;
  • Investir em aprimoramento contínuo;
  • Ter inteligência emocional;
  • Ampliar sua visão, considerando áreas inovadoras a fim de assumir papéis novos e mais complexos;
  • Investir em internacionalização.

Dica de ouro: Foque na especialização

Quando falamos de desenvolvimento de carreira, depois da graduação, o desejo da maioria das pessoas é de se especializar em uma área em expansão, com boas tendências de crescimento. Dessa maneira, uma das grandes dicas para se tornar um profissional de destaque dentro do setor de enfermagem é buscar uma especialização capaz de oferecer todas as vantagens para a sua carreira.

De Ampliar suas habilidades e conhecimentos até ganhar mais confiança para a realização de tarefas cotidianas da profissão, passando por aumentar exponencialmente as chances de conquistar cargos e salários mais proeminentes, o mercado de trabalho para profissionais que buscam especialização é amplo e traz chances de atuar em diversos setores.

De todo modo, com um bom curso de pós-graduação, o(a) profissional estará preparado para lidar com os principais desafios da carreira, capacitando-se para lidar com os diversos aspectos e particularidades a que as equipes de enfermagem são expostas todos os dias. Sendo assim, uma boa especialização não é apenas aquela que foca na teoria, mas a que se preocupa em preparar o(a) aluno(a) para os desafios que estão por vir no dia a dia na carreira, estimulando suas habilidades e ampliando seu conhecimento de forma prática.

Quer maximizar seu desenvolvimento profissional e garantir uma excelente posição profissional através de uma especialização em enfermagem? Então confira alguns de nossos cursos:

Enfermagem em Emergência e UTI

Enfermagem Dermatológica com Ênfase em: Estomias, Feridas e Incontinência

Enfermagem em Nefrologia

Enfermagem em Oncologia Clínica

Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal

Conte com a Unijorge para ampliar seu futuro profissional.