16/03/2023 | 11:16 am

Gestão Hospitalar: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Impulsionados pela paixão por ajudar os outros, os profissionais de saúde encontraram um campo gratificante. Seja atuando na linha de frente ou por trás das cortinas, esses profissionais se aplicam ao serviço de saúde com carinho e dedicação, incluindo aqueles que se mantêm longe dos holofotes e investem em uma carreira em Gestão Hospitalar.

 

Normalmente, a carreira nessa área chega após vários anos. De modo geral, muitos profissionais de saúde decidem levar suas carreiras para o próximo nível, buscando especialização e oportunidades em setores e cargos de gerência dentro dos hospitais.

 

No entanto, há quem decida atuar ainda no início de suas carreiras. Como resultado, essas pessoas se dedicam ao curso de graduação em Gestão Hospitalar e conseguem abrir as portas para um futuro promissor, cheio de excelentes oportunidades e muitos desafios.

 

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer a carreira, o mercado e a graduação? Então acompanhe o nosso artigo e descubra tudo sobre a profissão, o setor e as oportunidades que o rodeiam.

 

 Afinal, o que é Gestão Hospitalar?

 

Uma boa gestão hospitalar pode ser a diferença entre um hospital bem conservado e operado e um ambiente caótico no qual a qualidade do atendimento ao paciente enfrenta.

 

Em todos os ambientes de saúde, incluindo hospitais, a coordenação é a alma da instituição. Por isso, esses profissionais se tornam tão importantes para garantir o melhor em termos de atendimento, qualidade, segurança e excelência operacional. De modo geral, essa área diz respeito a todos os aspectos de um hospital. Dessa forma, para poder se tornar um profissional consagrado, é preciso cuidar de cada elemento da instituição.

 

Esse é o processo em que os profissionais de saúde administram tudo de forma eficaz e eficiente, desde a qualidade do atendimento aos pacientes até a infraestrutura. Com isso, os gestores hospitalares atuam no gerenciamento de documentos, de consultas, de laboratório, segurança de medicamentos, elaboração de relatórios, gerenciamento ambulatorial, de equipe e muito mais.

 

A gestão hospitalar começa por garantir disponibilidade a qualquer momento, acessibilidade e atenção aos cuidados de saúde de excelência aos pacientes.

 

Hospitais e clínicas buscam um atendimento excelente, mas pode ser difícil conseguir todos os itens sem os procedimentos e sistemas adequados. Porém, nesse departamento, há muitas coisas para gerenciar – e isso inclui diferentes setores, especialidades, horários, equipes, tipos de dados e muito mais.

 

O dia a dia de um gestor hospitalar

 

Os gestores hospitalares podem não ter um bisturi, mas desempenham um papel crítico em manter os hospitais na vanguarda da medicina e da prestação de serviços de saúde. Um bom administrador é o coração de um hospital, responsável por manter as principais funções que o tornam bem-sucedido, incluindo gerenciamento de instalações e equipe, orçamento, operações e conformidade.

 

Essa é uma função que exige uma compreensão íntima do mundo dos negócios e da saúde. Todos os dias, eles operam com um objetivo em mente: manter todas as diferentes partes funcionando de forma suave, eficaz e coesa para criar um centro bem lubrificado para atendimento excepcional ao paciente.

 

Geralmente, os gestores hospitalares trabalham com a administração de diversos recursos. Por isso, é comum que as diferentes funções incluam:

 

  • Definir o orçamento e as metas departamentais;
  • Estratégias para melhorar a eficiência e a qualidade do atendimento;
  • Supervisionar finanças, como honorários de pacientes, cobrança e angariação de fundos;
  • Garantir a conformidade da instalação com as leis e regulamentos;
  • Comunicar-se de forma eficaz com departamentos e funcionários regularmente;
  • Representar a organização para investidores ou conselhos de administração;
  • Supervisionar cronogramas de trabalho, suprimentos e orçamentos;
  • Educar a comunidade sobre tópicos importantes de saúde.

 

Um dos aspectos mais emocionantes dessa posição de gerenciamento de alto nível é que não há dois dias iguais. Em suas horas úteis, um gestor provavelmente aplicará vários conjuntos de habilidades diferentes a várias tarefas.

 

Como uma parte interessada crítica no processo de tomada de decisão de um hospital, os gestores colaboram de perto com os líderes das equipes multifuncionais. Eles devem ser capazes de se comunicar efetivamente com indivíduos em todos os níveis, desde médicos, enfermeiros e pacientes até colegas administradores, membros do conselho e fornecedores.

 

Além disso, com as regulamentações federais e as leis em constante mudança, mesmo as menores decisões de negócios devem ser vistas através de uma lente de saúde. As responsabilidades de um gestor incluem manter a si mesmo e sua equipe atualizados sobre novas políticas e procedimentos, garantindo assim a qualidade do serviço em todos os níveis da instituição.

 

Neste setor, os profissionais também são muito bem remunerados. Segundo o Guia de Profissões Catho, a média salarial do setor é de R$ 2.800 e, em alguns casos, a remuneração pode chegar a R$ 12 mil.

 

O curso de Gestão Hospitalar 

 

O curso de graduação em Gestão Hospitalar é do tipo tecnólogo e possui duração média de dois anos e meio. Nele, o objetivo é formar profissionais com habilidades e competências essenciais para desempenhar diversas atividades no gerenciamento de produtos e serviços na área de saúde.

 

De modo geral, o curso forma profissionais para atuar em organizações, clínicas e em projetos em gestão hospitalar. Com isso, os alunos desenvolvem suas habilidades para protagonizar cargos de liderança no planejamento de projetos na área da gestão da saúde, na melhoria da infraestrutura hospitalar, no atendimento de excelência ao paciente e na organização financeira do sistema de saúde.

 

O curso possui disciplinas práticas e técnicas funcionais, incluindo:

 

  • Ética e responsabilidade socioambiental;
  • Fundamentos de gestão empresarial;
  • Fundamentos de marketing;
  • Logística empresarial;
  • Gestão estratégica de pessoas;
  • Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho;
  • Legislação hospitalar;
  • Orçamento empresarial;
  • Bioestatística;
  • Gestão de serviços em saúde;
  • Licitação, contratos e convênios;
  • Planejamento e gestão estratégica;
  • Tratamento de resíduos;
  • Auditoria hospitalar;
  • Fundamentos de finanças;
  • Gestão de processos e da qualidade;
  • Gestão integrada de saúde e segurança no trabalho;
  • Serviços de farmácia e nutrição hospitalar;
  • E mais.

 

Se você deseja investir em seu futuro na área de Gestão Hospitalar, venha para a Unijorge e comece a construir uma carreira de sucesso. Conheça mais sobre o curso de graduação em Gestão Hospitalar da UJ e dê os primeiros passos para protagonizar os seus sonhos.

 

Clique aqui e saiba mais.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller