A partir de R$99 na 1ª mensalidade. Acesse o simulador de desconto e consulte as demais mensalidades.
Toda a qualidade com a experiência que
a convivência nos Campi possibilita.
Habilitação: Licenciatura
Duração:4 anos
Carga horária:4.000h
Próxima turma:Fevereiro de 2025
Conheça todas as unidades
Selecione uma unidade
Somos associados à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Conheça mais +
A partir de R$99 na 1ª mensalidade. Acesse o simulador de desconto e consulte as demais mensalidades.
sobre o curso
🏆 1º lugar no Brasil, segundo o MEC.*
Esse curso visa essencialmente à formação de um profissional que conheça e saiba utilizar as línguas Portuguesa e Inglesa e suas literaturas, nas formas oral e escrita, além de todas as suas manifestações literárias e culturais em seus diversos registros de linguagem. É função primordial de tal profissional acompanhar a evolução da sociedade, permitindo a outros cidadãos, por meio de sua orientação, o desenvolvimento de capacidades de melhor aproveitamento dessas línguas e suas literaturas, como forma de aquisição de conhecimento e expressão de sua vontade.
Independentemente da modalidade escolhida, o profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais.
O curso de Letras deve contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
• Domínio do uso da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
• Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
• Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
• Preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
• Percepção de diferentes contextos interculturais;
• Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
• Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
Na graduação a distância da Unijorge, o aluno conta com o apoio de um ambiente virtual para aprendizagem que oferece todo o conteúdo necessário para o processo de formação profissional, com professores tutores virtuais, plataformas de interação, roteiro de estudos, biblioteca virtual com mais de 10 mil títulos e um sistema de avaliação multiplataformas.
*CPC 2021 entre as IES Públicas e Privadas do Brasil. Leia mais +
Vídeo não disponível.
inscreva-se aqui
NPE - Núcleo de Práticas em Empreendedorismo
É aqui que a educação empreendedora ganha força e inspira nossos alunos. Se o seu foco é transformar ideias em negócios reais, esse é o lugar para você desenvolver o seu talento. Em atividade desde 2014, o núcleo abre portas para alunos de todos os cursos, que se conectam e trocam conhecimentos. Agora é a sua vez.
O conhecimento muito além da sala de aula.
Os laboratórios são modernos e pensados para atender todas as áreas do conhecimento com o máximo de tecnologia. Nesses espaços, o aprendizado da prática permite o aperfeiçoamento teórico dos alunos através de experiências e observações. Isso é transformação. Isso é Unijorge.
CONHEÇA NOSSOS LABORATÓRIOSAcessível na mensalidade e na forma de ingresso
Simule e descubra seu desconto
Saiba que aqui tem descontos que podem fazer a diferença.
Simulador de DescontoFinanciamento e bolsas
Facilidade é poder contar com mensalidades que cabem no seu bolso.
Saiba Maisdisciplinas do curso
Duração estimada:
4 anos
Carga horária total:
4.000h
semestre
Aspectos Discursivos em Língua Inglesa (Teoria e Prática)
80hEstudos Temáticos de Linguística Textual
80hLinguagem, Sociedade e Educação
80hLiteratura e Outras Séries Culturais
80hOficina de Leitura e Interpretação
80hsemestre
Gêneros Textuais e o Ensino de Língua Inglesa
80hMorfofonologia e o Ensino da Língua Portuguesa
80hProdução de Textos Acadêmicos
80hPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
80hTeorias da Narrativa (Teoria e Prática)
80hsemestre
Linguística Contemporânea
80hMétodos e Abordagem do Ensino de Língua Inglesa
80hMorfossintaxe e Ensino da Língua Portuguesa
80hTeorias da Lírica e Produção Poética
80hsemestre
Currículo e Cultura Educacional
80hFundamentos da Educação
80hLinguística Aplicada
80hLiteratura Brasileira Colonial e Romântica
80hProcessos de Ensino e Aprendizagem em Língua Portuguesa e Língua Inglesa
80hsemestre
Estágio Supervisionado I
150hLiteratura Estadunidense
80hMetodologia Científica
80hMorfosintaxe e o Ensino da Língua Inglesa
80hSociolinguística
80hsemestre
Análise do Discurso
80hCultura e Contemporaneidade
80hEstágio Supervisionado II
150hLiteratura Brasileira e Modernidade
80hsemestre
Educação Ambiental
80hEstágio Supervisionado III
150hEstudos Semânticos da Língua Portuguesa
80hLiteratura Inglesa
80hProdução Oral em Língua Inglesa (Teoria e Prática)
80hsemestre
Estágio Supervisionado IV
150hLíngua Brasileira de Sinais
80hLiteratura Brasileira e Contemporaneidade
80hSemiótica
80hTrabalho de Conclusão de Curso em Letras Inglês
80hinformações de regulamentação
Ato de criação
Resolução CONSUPE 007.16.00 de 08 de novembro de 2016.
Clique aqui e confira a relação de docentes.investimento
Na UJ você tem excelência acadêmica com mensalidades acessíveis.
São várias opções de descontos e bolsas pra você conseguir fazer o curso do seu sonho e investir na sua carreira.
Descubra a oferta especial para o seu curso.
Iniciar seus estudos na UJ é fácil.
Como começar? A gente explica. Siga o passo a passo:
1 Inscreva-se
2 Matricule-se
Já foi aprovado e tem todos os documentos?
Hora de fazer a matrícula.
Primeiro, confirme seus dados cadastrais e de escolaridade.
Feito isto, é só dar o aceite eletrônico ao contrato educacional, fazer o pagamento da primeira mensalidade e
enviar sua documentação.
Candidatos de Transferência e Portadores de Diploma devem enviar a documentação (digitalizada no formato PDF)
exigida no edital através do e-mail [email protected] com o seguinte assunto:
Transferência Externa/Diplomados, nome e curso. Inserindo no corpo do e-mail: tipo de Ingresso/ modalidade,
instituição de origem e se possui algum financiamento ou bolsa estudantil (fies ou prouni).
Se preferir, você também pode levar sua documentação até a Central de Admissão do campus e fazer sua matrícula no local.
Ver documentos necessáriosMatricule-se agora e venha
fazer parte dos diferenciais
Quer
saber mais?
coordenação
Prof. Ma. Luciana Onety da Gama Sobral
Habilitação: Licenciatura
Duração:4 anos
Carga horária:4010h
Campi Disponíveis:
Salvador | Comércio
sobre o curso
O Curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês Semipresencial da Unijorge visa essencialmente à formação de um profissional que conheça e saiba utilizar as línguas Portuguesa e Inglesa e suas literaturas, nas formas oral e escrita, além de todas as suas manifestações literárias e culturais em seus diversos registros de linguagem. É função primordial de tal profissional acompanhar a evolução da sociedade, permitindo a outros cidadãos, por meio de sua orientação, o desenvolvimento de capacidades de melhor aproveitamento dessas línguas e suas literaturas, como forma de aquisição de conhecimento e expressão de sua vontade.
Independentemente da modalidade escolhida, o profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais.
O curso de Letras deve contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
• Domínio do uso da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
• Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
• Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
• Preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho; • Percepção de diferentes contextos interculturais;
• Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
• Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
QUEM É O PROFISSIONAL DE LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS UNIJORGE?
Com duração de 8 semestres, o curso de Letras – Português e Inglês da Unijorge forma profissionais altamente capacitados para atuar como professores, tradutores, revisores e especialistas em línguas. O egresso profissional deste curso é preparado para compreender e ensinar a riqueza da língua portuguesa e do idioma inglês, bem como suas respectivas culturas, promovendo a comunicação, a educação e o intercâmbio cultural.
Com uma formação sólida em Língua Portuguesa, Linguística e Língua Inglesa, o curso desenvolve competências para que o aluno atue em ambientes educacionais, editoriais, corporativos e culturais, com excelência e ética.
Na graduação semipresencial da Unijorge, o aluno conta com o apoio de um ambiente virtual para aprendizagem que oferece todo o conteúdo necessário para o processo de formação profissional, com professores tutores virtuais, plataformas de interação, roteiro de estudos, biblioteca virtual com mais de 10 mil títulos, um sistema de avaliação multiplataformas, aulas síncronas semanais e aulas presenciais. Leia mais +
Vídeo não disponível.
inscreva-se aqui
EXCELÊNCIA ACADÊMICA
• Professores de excelência – corpo docente altamente qualificado, formado por mais de 95% de Mestres e Doutores renomados e atuantes no mercado.
QUALIDADE EM SERVIÇOS
• Programa de Mentoring – programa de aconselhamento de carreira que promove a potencialização de competências e o desenvolvimento de habilidades, permitindo a aquisição de uma visão ampla da vida profissional e uma melhor gestão das oportunidades de crescimento de carreira. Leia mais +
EXPERIÊNCIAS MEMORÁVEIS
• Cine Diálogos – proporciona, através do olhar do Cinema, discussões acadêmicas sobre temas relevantes com professores e profissionais de renome;
• Palestras de Excelência;
• Promoção de Arte e Cultura (eventos, palestras, feiras, exposições). Leia mais +
conheça os
diferenciais
do curso
Disciplinas ofertadas em módulos trimestrais, para uma melhor experiência de aprendizado.
Aulas dos cursos semipresenciais acontecem no formato híbrido, trazendo as vantagens do EAD, com a prática presencial. As disciplinas ficam disponíveis na Plataforma de Aprendizagem e o aluno pode estudar no horário que quiser, com flexibilidade e comodidade, adequando os estudos à sua rotina semanal.
O aluno tem acesso a um professor-tutor, com título de mestrado e/ou doutorado, que faz todo o seu acompanhamento e esclarece suas dúvidas através da plataforma de aprendizagem.
As aulas ao vivo acontecem duas vezes por semana, no período noturno, com transmissão pela plataforma Microsoft Teams Live. É possível ter acesso a esse conteúdo, pois ele fica gravado e é disponibilizado logo após a realização das aulas. O conteúdo pode ser acessado quantas vezes quiser!
O aluno recebe feedback. Durante as aulas ao vivo, o professor responde às perguntas e através do chat disponível na plataforma.
Não há risco de as perguntas serem respondidas com mensagens automáticas de softwares de Inteligência Artificial. Todos os feedbacks são realizados pela equipe de professores do curso.
Aulas presenciais conforme dias e horários disponibilizados.
Biblioteca virtual com amplo acervo bibliográfico e atualização constante.
NPE - Núcleo de Práticas em Empreendedorismo
É aqui que a educação empreendedora ganha força e inspira nossos alunos. Se o seu foco é transformar ideias em negócios reais, esse é o lugar para você desenvolver o seu talento. Em atividade desde 2014, o núcleo abre portas para alunos de todos os cursos, que se conectam e trocam conhecimentos. Agora é a sua vez.
O conhecimento muito além da sala de aula.
Os laboratórios são modernos e pensados para atender todas as áreas do conhecimento com o máximo de tecnologia. Nesses espaços, o aprendizado da prática permite o aperfeiçoamento teórico dos alunos através de experiências e observações. Isso é transformação. Isso é Unijorge.
CONHEÇA NOSSOS LABORATÓRIOSAcessível na mensalidade e na forma de ingresso
Simule e descubra seu desconto
Saiba que aqui tem descontos que podem fazer a diferença.
Simulador de DescontoFinanciamento e bolsas
Facilidade é poder contar com mensalidades que cabem no seu bolso.
Saiba Maisdisciplinas do curso
Duração estimada:
4 anos
Carga horária das disciplinas:
3110h
Atividades complementares:
200h
Carga horária total:
4010h
semestre
CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO
66hDIMENSÃO PRÁTICA I EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
50hLINGUAGEM, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO
66hESTUDOS TEMÁTICOS DE LINGUÍSTICA TEXTUAL
66hSOCIEDADE, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE
66hsemestre
TECNOLOGIAS EMERGENTES E PROTAGONISMO
66hPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
66hDIMENSÃO PRÁTICA II EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
50hMORFOFONOLOGIA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
66hFUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
66hGÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
66hATIVIDADE DE EXTENSÃO I
20hsemestre
EDUCAÇÃO DIGITAL E METODOLOGIAS INTERATIVAS
66hDIMENSÃO PRÁTICA III EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
50hMÉTODOS E ABORDAGEM DO ENSINO DE LINGUA INGLESA
66hATIVIDADE DE EXTENSÃO II EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
80hFUNDAMENTOS DA LINGUÍSTICA
66hMORFOSSINTAXE E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
66hLEITURA E PRODUÇÃO ACADÊMICA
66hDESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
66hsemestre
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
66hDIMENSÃO PRÁTICA IV EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
50hATIVIDADE DE EXTENSÃO III EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
80hLINGUÍSTICA APLICADA
66hLITERATURA BRASILEIRA COLONIAL E ROMÂNTICA
66hGÊNEROS LITERÁRIOS: DA MODERNIDADE À CONTEMPORANEIDADE
66hPROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA
66hsemestre
DIMENSÃO PRÁTICA V EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
50hATIVIDADE DE EXTENSÃO IV EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
80hESTÁGIO SUPERVISIONADO I EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
200hMORFOSSINTAXE E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
66hSOCIOLINGUÍSTICA
66hLITERATURA ESTADUNIDENSE
66hESTUDOS SEMÂNTICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA
66hsemestre
DIMENSÃO PRÁTICA VI EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
50hATIVIDADE DE EXTENSÃO V EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
70hESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
200hANÁLISE DO DISCURSO
66hLITERATURA INGLESA
66hESCRITA CRIATIVA EM LÍNGUA INGLESA
66hTEORIAS E SABERES DO CURRICULO
66hsemestre
METODOLOGIA DE TRABALHOS ACADÊMICOS
66hDIMENSÃO PRÁTICA VII EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
50hATIVIDADE DE EXTENSÃO VI EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
70hESTÁGIO SUPERVISIONADO III EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
150hMETODOLOGIAS DO ENSINO EM LETRAS
66hLITERATURAS AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
66hsemestre
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
66hTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
66hESTÁGIO SUPERVISIONADO IV EM LETRAS INGLÊS
150hDIMENSÃO PRÁTICA VIII EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
50hPRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA
66hSEMIÓTICA
66hinvestimento
Na UJ você tem excelência acadêmica com mensalidades acessíveis.
São várias opções de descontos e bolsas pra você conseguir fazer o curso do seu sonho e investir na sua carreira.
Descubra a oferta especial para o seu curso.
Iniciar seus estudos na UJ é fácil.
Como começar? A gente explica. Siga o passo a passo:
1 Inscreva-se
2 Matricule-se
Já foi aprovado e tem todos os documentos?
Hora de fazer a matrícula.
Primeiro, confirme seus dados cadastrais e de escolaridade.
Feito isto, é só dar o aceite eletrônico ao contrato educacional, fazer o pagamento da primeira mensalidade e
enviar sua documentação.
Candidatos de Transferência e Portadores de Diploma devem enviar a documentação (digitalizada no formato PDF)
exigida no edital através do e-mail [email protected] com o seguinte assunto:
Transferência Externa/Diplomados, nome e curso. Inserindo no corpo do e-mail: tipo de Ingresso/ modalidade,
instituição de origem e se possui algum financiamento ou bolsa estudantil (fies ou prouni).
Se preferir, você também pode levar sua documentação até a Central de Admissão do campus e fazer sua matrícula no local.
Ver documentos necessáriosEXCELÊNCIA ACADÊMICA
• Professores de excelência – corpo docente altamente qualificado, formado por mais de 95% de Mestres e Doutores renomados e atuantes no mercado.
QUALIDADE EM SERVIÇOS
• Programa de Mentoring – programa de aconselhamento de carreira que promove a potencialização de competências e o desenvolvimento de habilidades, permitindo a aquisição de uma visão ampla da vida profissional e uma melhor gestão das oportunidades de crescimento de carreira. Leia mais +
EXPERIÊNCIAS MEMORÁVEIS
• Cine Diálogos – proporciona, através do olhar do Cinema, discussões acadêmicas sobre temas relevantes com professores e profissionais de renome;
• Palestras de Excelência;
• Promoção de Arte e Cultura (eventos, palestras, feiras, exposições). Leia mais +
conheça os
diferenciais
do curso
Disciplinas ofertadas em módulos trimestrais, para uma melhor experiência de aprendizado.
Aulas dos cursos semipresenciais acontecem no formato híbrido, trazendo as vantagens do EAD, com a prática presencial. As disciplinas ficam disponíveis na Plataforma de Aprendizagem e o aluno pode estudar no horário que quiser, com flexibilidade e comodidade, adequando os estudos à sua rotina semanal.
O aluno tem acesso a um professor-tutor, com título de mestrado e/ou doutorado, que faz todo o seu acompanhamento e esclarece suas dúvidas através da plataforma de aprendizagem.
As aulas ao vivo acontecem duas vezes por semana, no período noturno, com transmissão pela plataforma Microsoft Teams Live. É possível ter acesso a esse conteúdo, pois ele fica gravado e é disponibilizado logo após a realização das aulas. O conteúdo pode ser acessado quantas vezes quiser!
O aluno recebe feedback. Durante as aulas ao vivo, o professor responde às perguntas e através do chat disponível na plataforma.
Não há risco de as perguntas serem respondidas com mensagens automáticas de softwares de Inteligência Artificial. Todos os feedbacks são realizados pela equipe de professores do curso.
Aulas presenciais conforme dias e horários disponibilizados.
Biblioteca virtual com amplo acervo bibliográfico e atualização constante.
Matricule-se agora e venha
fazer parte dos diferenciais
Quer
saber mais?
coordenação
Profa. Ma. Luciana Onety da Gama Sobral
Faça aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
Lorem ipsum
dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit,
sed
do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore.
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Transferência
Faça sua inscrição on-line, rapidamente. Apresente os seguintes documentos na Central de Admissão do campus do curso desejado:
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior (original e cópia);
Critério de avaliação caso não conste no histórico escolar (original e cópia);
Programas das disciplinas cursadas constando os créditos e carga horária (autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem), caso deseje dispensa de disciplina (original);
Declaração constando situação de matrícula (regularidade), forma de ingresso com nota e carga horária das disciplinas, se não constar no Histórico Escolar (original e cópia);
Declaração de IES de origem, atestando a regularidade para com o ENADE, se não constar no Histórico Escolar (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Diploma/Certificado de conclusão do Ensino Médio (original e cópia);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Portador de Diploma
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior, caso deseje dispensa de disciplinas (original e cópia);
Programas das disciplinas cursadas constando os créditos e carga horária; (autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem), caso deseje dispensa de disciplina; (original)
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Observação: Quando o candidato for aluno da Universidade Veiga de Almeida, deverá apresentar apenas o item a). Caso não tenha diploma expedido, poderá ser aceito com o Certificado de Conclusão de Curso, o qual pode ser atestado pela própria Secretaria.
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.