Fotografia do lago e fachada da entrada da Unijorge
Voltar

ENADE

 

 

O que é ENADE ?

 

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é realizado por meio da aplicação de uma prova composta por questões de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos de cada curso. Os conhecimentos gerais avaliados são organizados em tópicos e abordam temas e conceitos relacionados com a atualidade.

 

É um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

 

Qual o objetivo do ENADE?

 

Avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Atestar suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento, bem como verificar competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

 

O ENADE é obrigatório?

 

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrito no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE, não poderá colar grau e, consequentemente, não poderá ter seu diploma emitido pela IES.

 

 

Como são definidas as áreas que serão avaliadas no ENADE?

 

O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do ENADE em cada área será trienal.

 

Em caso de dúvida, acesse o site do INEP.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

hubspot controller