Por Alissandro Lima | 04/04/2023

1° Festival Amado Cinema

Foram selecionados 13 filmes de estudantes e cineastas baianos. O festival ocorrerá entre os dias 05 e 06 de abril.

A 1ª edição do Festival Amado Cinema, mostra de produções cinematográficas e audiovisuais realizado pela Unijorge, vai apresentar nos dias nos dias 05 e 06 de abril, 13 filmes selecionados que foram produzidos por estudantes e cineastas baianos. A programação acontece no Auditório Zélia Gattai, no campus Paralela e terá ainda palestras, bate-papo com realizadores e apresentação musical. O Festival Amado Cinema é uma realização de estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Unijorge e conta com a colaboração dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design da instituição. As inscrições para são gratuitas e podem ser feitas através do endereço https://eventos.unijorge.edu.br/festivalamadocinema.

Na quarta-feira (5), a programação terá início às 10h com a palestra do cineasta baiano João Rodrigo Mattos, diretor do longa-metragem “Trampolim do Forte”. João tem experiência em produções brasileiras e europeias, incluindo parcerias com outros diretores, como Edgard Navarro. Já no período da tarde, a partir das 14h, os filmes serão exibidos na Mostra Competitiva, seguido de bate-papo com realizadoras e realizadores.

No segundo dia do Festival, às 10h acontece a Cerimônia de Encerramento, com a premiação dos vencedores da mostra em cada categoria, seguida de exibição dos filmes premiados. Serão premiadas obras nas categorias: Ficção, Documentário, Vídeos Curtíssimos e outros formatos. Os vencedores serão premiados com valores em dinheiro. Para encerrar, haverá programação musical com a participação de alunos e professores.

Festival universitário

Para o cineasta, produtor audiovisual e curador do Festival, Vinícius Eliziário, que é egresso do curso de Produção Audiovisual da Unijorge, é uma felicidade retornar à universidade e acompanhar as novas narrativas que estão sendo tecidas pelos graduandos. “Participar da curadoria foi muito potente para mim, fico muito feliz de ter retornado a instituição e observar de perto as produções que estão sendo pensadas e construídas.”, declara Vinícius.

Ainda segundo o curador do festival, é fundamental a geração de espaços em Salvador que fomentem as produções audiovisuais universitárias. “É importante valorizar as produções que estão sendo feitas por universitários e o Festival Amado Cinema incentiva os estudantes a criarem e pensarem o cinema”, explica Eliziário.

Karol Azevedo é cineasta e compõe o júri do Festival Amado Cinema. Para a diretora, que também é egressa da instituição, consumir as obras audiovisuais locais é ir de encontro com a identidade de um povo. “Reconhecendo-se neste local plano e retangular que é a tela, sendo fictício ou documental, podemos nos desenvolver culturalmente. Conhecendo as diversidades que vivem em um mesmo espaço geográfico, contribuindo com a perpetuação e disseminação de costumes, tradições, e até mesmo desconstruindo as que já não fazem mais sentido permanecer em nossos hábitos.”, diz Karol.

De acordo com o Professor dos cursos de Comunicação e Design da Unijorge e orientador da equipe de produção do festival, Leonardo Bião, o Amado Cinema é uma janela importante que busca valorizar e exibir as produções audiovisuais de universitários. “É uma expectativa alta para que a gente entregue o que um festival precisa entregar, que é a formação de plateia, acesso a esses filmes universitários que não têm uma janela digna de exibição. Os próprios festivais que existem aqui na Bahia hoje acabam não privilegiando essa parcela importante que é a produção cinematográfica universitária. Então ter um festival universitário é visibilizar o futuro da produção cinematográfica do estado.”, afirma Leonardo.

O quê? 1° Festival Amado Cinema da Unijorge

Quando: 05 e 06 de abril

Quem pode participar: Público externo, estudantes e egressos da Unijorge

Quanto: Gratuito

Inscrições: https://eventos.unijorge.edu.br/festivalamadocinema

Festival Amado Cinema

Jadson Luigi Bomfim – [email protected]

+55 71 98393-4804

Dara Medeiros – [email protected]

±55 71 98122-3886

Colaboração: Jadson Luigi – Estudante de Jornalismo da UJ.