Por Unijorge Admin | 06/10/2021

Curso de Direito realiza Semana Jurídica José Martins Catharino sobre Trabalho Decente

O curso de Direito da Unijorge realiza nos dias 06, 07 e 08/10 a Semana Jurídica José Martins Catharino sobre Trabalho Decente. O evento, na modalidade on-line, contará com mesas redondas conduzidas por palestrantes renomados em várias áreas.

A Semana Jurídica é uma atividade organizada pela professora Cínzia Barreto de Carvalho e tem como objetivo aprofundar o debate sobre a inclusão social, que é uma importante via para erradicação da pobreza e combate da desigualdade social presente em vários países do mundo, incluindo o Brasil.

O curso de Direito da UJ vem marcando presença, há mais de dez anos, em eventos desta natureza, a exemplo das Semanas de Valorização do Trabalho Doméstico organizadas pela Agenda Bahia do Trabalho Decente, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE/BA).

Os temas das mesas da Semana Jurídica José Martins Catharino sobre Trabalho Decente estão relacionadas com problemas da atualidade mundial, sobretudo, da América Latina, motivo pelo qual busca-se um olhar para além das fronteiras brasileiras.

Confira a Programação:

MESA 01. ABERTURA DO EVENTO
06/10/2021 (quarta-feira), das 16h30 às 18h
Tema: O LEGADO DE JOSÉ MARTINS CATHARINO PARA O DIREITO DO TRABALHO
Palestrantes: Ministra do TST Delaíde Abrantes; Carlos Eduardo Soares de Freitas, Advogado,
Professor Doutor, pesquisador da UFBA e UNEB; Cínzia Barreto, Advogada, Professora, Mestre
pela UFBA, Conselheira Seccional da OAB/BA, Presidenta da Comissão de Educação Jurídica da OAB/BA; Secretária Geral do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/BA.

Convidados:

Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Davidson Magalhães.
Representante da ABDT, Hildásio Pitanga.
Representante da UNIJORGE e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

MESA 02
Tema: ESCRAVIDÃO MODERNA – TRABALHO EM CONDIÇÃO ANÁLOGA À DE ESCRAVO
Convidados: Thaís Faria/OIT; Creuza Oliveira, Presidenta do SINDOMÉSTICO/ABDT; Liane
Durão/ Superintendência Regional do Trabalho Emprego e Renda na Bahia/ABTD; Manuela
Gedeon MPT/ABTD.
Mediadora das mesas 01 e 02: Cínzia Barreto de Carvalho.

MESA 03
07/10/2021 (quinta-feira) ? das 17h às 18h
Tema: A INFÂNCIA ROUBADA PELO TRABALHO INFANTIL
Convidados: Patrícia Lacerda, Advogada Diretora do Instituto Trabalho Decente – ITD; Simone
Miranda Chaves, Psicóloga e Professora/UNIJORGE; Membro da Agenda Bahia do Trabalho
Decente; Trabalhadora doméstica que viveu o trabalho infantil.

MESA 04
Tema: UBERIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Convidado: Murilo Sampaio, Juiz, Pesquisador e Professor Doutor da UFBA; Membro do MPT;
Convidado internacional; Liderança dos trabalhadores.
Mediadora das mesas 03 e 04: Cínzia Barreto de Carvalho.

MESA 05
08/10/2021 (sexta-feira) ? das 17h às 18h
Tema: DIREITO, MERCADO DE TRABALHO E VULNERABILIDADES INTERSECCIONAIS
Convidada: Gabriela Ramos, Professora Doutora; Ângela Guimarães, UNEGRO/SETRE;
Manuela Hermes, AMATRA.
Mediador da mesa 05: Flavio Dantas / UNIJORGE

MESA 06
Tema: MERCADO DE TRABALHO, REFUGIADOS E IMIGRANTES
Convidados: Francesco Carella/OIT; Representação de refugiados e/ou imigrantes;
Consultora/pesquisadora; MPT.
Mediadora da mesa 06: Juliette Robichez, Professora Doutora da UNIJORGE.