Por Unijorge Admin | 18/12/2020

Egresso da Unijorge vence Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho

Fonte: Própria

O egresso do curso de Jornalismo da Unijorge, Roberto Aguiar, venceu o Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho, na categoria jornal impresso. A reportagem premiada foi “Crianças são levadas à escola em ‘paus de arara’”, publicada no jornal A TARDE em junho de 2019, como parte da série “Olhar Cidadão”. O prêmio é organizado pelo OAB-Bahia.

Além de Roberto, que assina a reportagem, também colaboraram o jornalista Bruno Luiz e o repórter fotográfico Adilton Venegeroles.

O texto vencedor nasceu de uma matéria realizada em campo, onde Roberto e Adilton tiveram a experiência de passar quatro dias em Pilão Arcado, município localizado no Norte baiano, a 832 km de Salvador. Nessa viajem, o jornalista e o fotógrafo acompanharam a situação de transporte dos alunos da zona rural, que são transportados em caminhonetes abertas, mal conservadas e sem nenhuma segurança.

Segundo Roberto, “as condições se assemelham às do pau de arara, transporte clandestino comumente usado nas regiões mais pobres do Nordeste”. A denúncia feita pela reportagem demonstra o desrespeito às determinações presentes na Constituição Federal, que garante aos estudantes o direito de usufruir de transporte escolar gratuito, com qualidade e segurança.

Além da situação do transporte, a matéria abordou outros problemas estruturais das escolas, que não possuem quadras esportivas, laboratórios de informática ou bibliotecas. “Conseguimos denunciar indícios de corrupção na compra de livros didáticos”, destaca o aluno de jornalismo da UJ, demonstrando sua preocupação com a situação enfrentada pelos estudantes locais.

Para a UJ este reconhecimento é motivo de orgulho e inspiração para os colegas de curso de Roberto. Que este seja o primeiro de muitos prêmios em sua jornada profissional.