Por Unijorge Admin | 15/12/2020

Egressos e graduandos do curso de História da Unijorge conquistam reconhecimentos em todo o país

curso de História da Unijorge apresenta os alunos que conquistaram aprovações com distinção em universidades de todo o país. Além de inspirar outros colegas na busca pela evolução acadêmica, essas conquistas demonstram a excelência do projeto pedagógico ofertado aos nossos alunos por meio da oportunidade de Iniciação Científica e do incentivo à continuidade da formação. Nossos alunos são instrumentalizados, ao longo do curso, tanto para a docência como para a pesquisa (lato e stricto sensu), com o propósito de garantir uma formação continuada, ampla e transformadora de vidas.

Manuel Alves de Sousa Júnior, graduando do 8º semestre da Licenciatura em História da UJ, e mestre em Ciências Biológicas, conquistou o 2º lugar na seleção de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGEdu). Manuel vai abordar em sua pesquisa o racismo e as relações étnicas presentes nos livros didáticos, articulando duas áreas do conhecimento: história e biologia.

Wander Santana Prado Ribeiro, graduando do 8º semestre da Licenciatura em História da UJ e também de Ciências Biológicas pela UFBA, acaba de receber o prêmio de melhor trabalho apresentado no Web Encontro Vital para o Brasil sobre Animais Peçonhentos – Ciência Cidadã. O trabalho intitulado “Olha as cobras!: sanitarismo, ofidismo e o posto anti-ophidico do Butantan no estado da Bahia (1889-1924)” foi feito em co-parceria com outros colegas, e também contou com a mentoria da professora da Unijorge Jacira Cristina Santos Primo.

Outra estudante que é motivo de orgulho para toda nossa comunidade acadêmica é a aluna do 8º semestre, Lara Danielle Barbosa Oliveira Silva, que teve três artigos aceitos para apresentação e publicação. Lara pesquisa mangás, técnica de desenho japonês, e seus usos em sala de aula. Os artigos de Lara aceitos para publicação foram: “Representações de governos autoritários no mangá One Piece e seu uso em sala de aula”, apresentado no X Encontro Estadual de História da ANPUH-BA; “Representações e revisionismo histórico no mangá Attack on Titan e seu uso em sala de aula”, apresentado no IV Seminário do ProfHistória da UEMS; e “Mangás: uma proposta pedagógica para um ensino de História emancipador”, apresentado no ST História e Historiografia da Imagem na XIX Semana de História da UFG.

A egressa do curso de História, Maíra Gramacho Santana, passou em sexto lugar na seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local da UNEB. Maíra irá integrar a linha de pesquisa em Estudos sobre Trajetórias de Populações Afro-brasileiras,  analisando a história de mulheres em situação de encarceramento.

Vítor Rangel Souza dos Santos, também egresso de História, foi aprovado em terceiro lugar na seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local da UNEB. Vítor desenvolve trabalho de pesquisa no bairro de Cajazeiras, considerando sua formação a partir das histórias de vidas dos comerciantes locais. Seu projeto irá integrar a linha de pesquisa sobre Estudos Regionais: Campo e Cidade.

Os alunos de História da UJ demonstram a cada semestre suas capacidades de inovação e de produção de conhecimento alinhado à realidade, colocando em prática todos os aprendizados partilhados em sala de aula. O reconhecimento de seus trabalhos e pesquisas são motivos de orgulho para a Unijorge. Desejamos que o percurso formativo dos alunos Manuel, Wander, Lara, Maíra e Vítor sejam cada vez mais promissores e repletos de realizações.

Quer começar uma caminhada acadêmica no curso de História? Saiba mais sobre o curso da Unijorge: https://www.unijorge.edu.br/curso/graduacao/presencial/historia.html.