Por admin | 09/08/2022

Estudantes de Arquitetura desenvolvem projeto para o Corpo de Bombeiros de Simões Filho

Fonte: Própria

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia passa por um intenso treinamento de atualização em ocorrências de incêndio, desabamento, afogamento, acidentes, explosões e outras situações onde a vida humana, natureza e patrimônio estejam em perigo. Os treinamentos são realizados na escola do Corpo de Bombeiros Militar, com atividades práticas e teóricas, a fim de capacitar militares para exercer a função como bombeiro.

Com objetivo de proporcionar uma melhor estrutura para a Escola do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia (CBPM-BA), o Coronel Nelzito Coelho Oliveira Filho entrou em contato com o Aquário de Ideias, Escritório Experimental de Arquitetura e Urbanismo da Unijorge, para elaboração do projeto base da escola do CBPM-BA no município de Simões Filho.

O projeto arquitetônico, solicitado pelo coronel, tem a função de auxiliá-los em uma futura licitação, com soluções estéticas e funcionais, que atendam as atuais necessidades da escola.

Os estagiários recolheram informações através de reuniões, pesquisas, visita técnica e levantamento fotográfico, realizadas ao longo do semestre, que nortearam a elaboração do projeto, atendendo ao programa de necessidade.

O escritório Aquário de Ideias dividiu o projeto pelos seguintes temas: esporte, área técnica, alojamento, treinamento, formação profissional, departamento de música e auditório. Foram considerados as instalações atuais e trazidas novas ideias com soluções arquitetônicas acolhedoras, dinâmicas, funcionais e estéticas, dos quais os estudantes e profissionais puderam estabelecer ralações mais positivas na construção do conhecimento e inserção da prática militar.

Como produto final, foram elaboradas plantas baixas e perspectivas 3D apresentadas em reunião, no último dia 07 de julho de 2022, na Unijorge, para os representantes do Corpo de Bombeiros.