Por admin | 30/07/2019

Gamepólitan: Tecnologia é uma das novas aliadas para projetos universitários

.

A partir de uma pesquisa de iniciação científica, os alunos Rainelle Oliveira e Álvaro Rodrigues, do quinto semestre de Fisioterapia, desenvolveram o ‘Scratch na Fisioterapia’, um aplicativo de jogos que auxilia pacientes que estão em processo de recuperação.

Pentear o cabelo, levantar os braços ou até mesmo escovar os dentes são algumas das dificuldades que pessoas em tratamento enfrentam. Por isso, o aplicativo auxilia os pacientes através de atividades lúdicas e ajuda a estimular movimentos comprometidos por uma lesão ou deficiência.  Além dos benefícios, as atividades do jogo variam de acordo com as necessidades de cada paciente. Os testes ainda estão sendo realizados para descobrir as suas eficiências, porém dar continuidade ao processo da fisioterapia é essencial.

“Vale ressaltar que o Scratch não está aqui para substituir o tratamento específico da Fisioterapia é mais um auxílio, uma coisa nova”, afirma Rainelle Oliveira, uma das estudantes responsáveis pelo projeto.

Logicamente
A junção de um estudante de ciência da computação com uma estudante de análise de sistemas fez com que o ‘Logicamente’ criasse forma. Anderson Sampaio e Larissa Bastos criaram uma plataforma de jogos que auxiliam e estimulam atividades cerebrais através de brincadeiras para diversas faixas etárias e com diferentes níveis de dificuldade.  Voltada para o desenvolvimento de habilidades matemática e lógica, a plataforma possui cinco atividades, entre elas está o jogo ‘Torre de Hanoi’, um conjunto de peças que precisam ser reordenadas da mesma forma inicial. Ela estimula o cérebro para entender a lógica e como funciona o planejamento de movimentos.

Já o ‘Genius’ é um jogo de memorização que utilizam elementos de sons, cores e repetições. Ela traz benefícios que são essenciais para a saúde cerebral.

Texto: Dindara Ribeiro, Caroline Souza, Marcella Paixão. Estudantes de Comunicação da Unijorge
Imagens: Dindara Ribeiro