Por Unijorge Admin | 25/01/2019

Para além da Academia: Parceria de três anos com cooperativa de Salvador

Centro Universitário Jorge Amado mantém parceria de três anos com cooperativa de Salvador

Trocar aprendizados. Essa é a sensação dos alunos e professores do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) que atuam na Cooperativa de Catadores de Canabrava. Há três anos a instituição tem trabalhado junto à organização, realizando formações e auxiliando no desenvolvimento sustentável da Cooperbrava.

“Quando conhecemos a Cooperativa vimos nela uma possibilidade de crescimento. De um lado, oferecemos o nosso know-how acadêmico que trouxe muitas melhorias, principalmente no capital social da Cooperbrava. De outro lado, nossas alunas que estagiam no local aprendem na prática como é lidar com os recursos sociais de uma instituição”, explica Rita Nascimento, coordenadora do curso EAD de Serviço Social da Unijorge.

Atualmente, a cooperativa conta com o trabalho de 30 associados, que reciclam papel, papelão, jornal, revista, livro, alumínio, plástico, latinhas e cobre. Mas, para além do conteúdo que é reciclado, a proposta agora é produzir objetos com o que eles recolhem, a exemplo de vassouras, caixas de presentes e papel semente.

De acordo com o professor Salomão Santana, coordenador do Núcleo de Responsabilidade Social da Unijorge, essa ideia de expansão de atuação da cooperativa é para ampliar sua capacidade produtiva, apoiada em técnicas ensinadas por alunos da  instituição tem levado para a cooperativa. “O empreendedorismo social é uma das questões que mais são abordadas com os cooperados. Nossa meta é que eles se aperfeiçoem e saiam da situação de apenas coletores e recicladores para empreendedores. Transformar lixo, que sempre haverá, em resíduos recicláveis e esses resíduos em outros produtos, assim trabalho não vai faltar”, pontuou.

Seja voluntário
Neste final de ano o convite feito pela Unijorge é que artesãos e pessoas que trabalham com artesanato possam utilizar uma parte do seu tempo para colaborar com a Cooperbrava. A ideia é que sejam ministradas oficinas para os cooperados (as) para que eles passem a transformar o resíduo coletado em objetos para uso próprio ou para fins comerciais. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones (71) 98239-8936; (71) 98720-5534 ou pelo e-mail [email protected].

Sobre a Cooperbrava
Fundada em 21 de junho de 2003, a Cooperativa de Catadores de Canabrava (Cooperbrava) funciona de segunda a sexta, das 07h às 15h, e, aos sábados realiza coleta externa de acordo com a demanda. A presidente em exercício é Cássia Pereira e a cooperativa está localizada na Rua Artêmio Castro Valente, S/N – Canabrava.