Por Unijorge Admin | 19/11/2021

Paulo Alcântara lança o longa-metragem “Nina” nos cinemas

O professor do curso de Cinema e Audiovisual da Unijorge dirige o filme com Raira Machado, Nelson Freitas, Ingra Liberato e Marcos Pasquim no elenco.

Estreou nesta quinta-feira, 18, nos cinemas de Salvador, Brasília e São Paulo, o longa metragem “Nina”, dirigido por Paulo Alcântara, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Unijorge, pesquisador e Doutorando em Audiovisual Contemporâneo. O filme foi todo rodado em Lauro de Freitas, na Bahia, e conta a história de uma jovem frágil que vive a angústia da espera de um transplante de órgão, ao mesmo tempo em que presencia a morte de sua mãe, em sua própria casa. Todas as suspeitas apontam para seu pai, um delegado de polícia. No elenco estão Raira Machado, Nelson Freitas, Ingra Liberato, Marcos Pasquim, entre outros. O roteiro do filme é de Samuel Machado, com realização da Araçá Filmes e distribuição da Europa Filmes.

Paulo Alcântara trabalha no audiovisual há mais de 20 anos. Seu primeiro curta, Lotação (2005), recebeu o prêmio de Melhor Diretor Novel pela Escola Internacional de Santo Antônio de Los Baños (Cuba). Dirigiu dois longa-metragens: Estranhos (2013), prêmio de melhor trilha sonora no festival de Recife, e NINA, lançado em 2021. Dirige, roteiriza e fotografa também séries documentais para TV e institucionais. Estudou cinematografia na Septima Ars Escuela de Cine (Espanha), Cibercultura na École Supérieure de Beaux-arts (Suíça). É mestre e doutorando em Cultura e Sociedade pela UFBA.