Por Unijorge Admin | 26/02/2021

Unijorge promove maratona de boas-vindas com dezenas de especialistas

Fonte: Própria

Entre os dias 2 e 4 de março, a Unijorge irá realizar o “Boas-Vindas UJ”, um evento semestral que marca o início de um novo ciclo de estudos para diferentes cursos da instituição. Neste ano, por conta da pandemia, as atividades serão realizadas remotamente.

Para marcar o começo do ano letivo, a instituição convidou especialistas e experts em suas áreas de atuação para motivar alunos, comunidade acadêmica e interessados nas temáticas abordadas. Os destaques do evento são a participação da jornalista e apresentadora Rita Batista, consolidada como referência no mercado de entretenimento baiano, e do diplomata e embaixador brasileiro, Rubens Ricupero. O talk show com Rita irá abordar o processo formativo do profissional de comunicação, desde a chegada à universidade até a inserção no mercado de trabalho. Já o embaixador, trará a sua experiência para dialogar sobre a política externa do país em tempos de pandemia.

Estes dois eventos são abertos a participação de toda a comunidade interessada, já as oficinas, são voltadas exclusivamente para os alunos matriculados na instituição. Interessados, devem fazer a sua inscrição através do site https://boasvindasuj.com.br.

Confira programação:

02/03 | 19h – Talk show – Da chegada à universidade até a saída para o mercado de trabalho
Convidada: Rita Batista – Jornalista, radialista, apresentadora e repórter de TV dos programas “Mais Você”, “Encontro com Fátima Bernardes” e do “É de Casa” das manhãs da Globo. Profissional com mais de 10 anos de experiência em veículos de comunicação. Produtora de conteúdo e mestre de cerimônia em eventos para grandes empresas como Ford, Walmart, Petrobras, Google, Gerdau e Braskem. Apresenta o podcast Tudo Odara, que vai ao ar diariamente pela Rádio Globo Salvador.
Mediadoras:
Piti Canella – Produtora Cultural, assessora especial do Gabinete da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Sylvia Dalcom – Coordenadora de pós-graduação da UJ.

04/03 | 10h – Painel Internacional – Desenvolvimento e Política Externa
Convidado: Embaixador Rubens Ricupero – Diplomata brasileiro reconhecido por sua atuação como embaixador, Ministro do Meio Ambiente e Ministro da Fazenda. Atuou como subsecretário geral da ONU e embaixador, sendo representante permanente do Brasil em Genebra, em Washington e em Roma.
Mediador: Matheus Souza – Coordenador do curso de Relações Internacionais

Confira também a programação das Oficinas UJ, preparadas especialmente para o nosso aluno, visando potencializar a troca de aprendizagem e experiências de forma dinâmica, prática, atual e lúdica.

 03/03 | 9h – Arquitetura
Tema: Building Information Modeling (BIM) – Início imediato!
Convidados:
Álvaro Venegas – Engenheiro Civil (USP) e fundador do Grupo ENG. Possui diversas certificações técnicas e comerciais pela Adobe, Microsoft, entre outros.
Jefferson Hinz – Engenheiro Civil (UEMG), técnico comercial em BIM pela ENG DTP & Multimídia.
Cláudia Vieira – Engenheira Civil (Universidade Cruzeiro do Sul) e técnica em Desenho da Construção Civil (ETEC).
Mediadora: Isabela Polido.
03/03 | 9h – Engenharia Mecânica e Civil
Tema: Laboratórios Virtuais – Ferramenta inovadora para Práticas Laboratoriais
Convidado: Vinicius do Rego Dias – Graduado em Engenharia Mecânica (UFBA), pós-graduado em Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas) e em Controle e Automação. Sócio da empresa ALGETEC – Soluções Tecnológicas em Educação.
Mediador: Caio Eduardo Pinheiro Costa

03/03 | 9h – Direito
Tema: O direito na contemporaneidade: Perspectivas jurídicas, comunicações de massa e novas modalidades na persecução criminal
Convidado: Dr. Fabrício Rabelo Patury – Graduação em Direito (UNAMA) e duas Pós-Graduações em Direito Penal e Processo Penal. Atualmente é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, especializado na área criminal.
Mediadora: Cleonice de Souza Lima

03/03 | 9h30 – Relações Internacionais, Logística e Comércio Exterior
Tema: Diplomacia da saúde: aspectos negociadores e logísticos
Convidados: Sâmia de Brito Franco – Graduada em Relações Internacionais (Unijorge) e mestra em Relações Internacionais (UFSC). Docente do curso de Relações Internacionais da Unijorge e gestora do Escritório Internacional da instituição.
Nid: Doutor em Adm (UFBA), mestre em Adm estratégica (UNIFACS) e MBA em gestão empresarial (FGV). Economista (UCSAL) e Engenheiro Eletricista (UFBA). Docente do curso de RI da UJ.

03/03 | 10h – Saúde
Tema: Como vivenciar o mundo acadêmico visando o mundo do trabalho
Convidada: Tatiana Maita – Fisioterapeuta, mestra em Ciência da Motricidade Humana e especialista em Fisioterapia Neurológica e Cuidados Paliativos. Formação nas áreas de Psicologia Analítica, Processos Criativos, Facilitação de Grupos e Desenvolvimento Humano.
Mediadora: Maiara Lanna Bouzas

03/03 | 19h – Comunicação
Tema: Gestão de produção de conteúdo: Case Maquiavel Diário
Convidado: Railson Barboza – Mestre em Política Social (UFF), graduado em filosofia (PUC-Rio), pós-graduado em Ética e Filosofia Política (Faculdade Unyleya) e com MBA em Gestão Hospitalar.
Mediadora: Patrícia Moraes

03/03 | 18h – Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, Jogos Digitais, Design de Animação, Administração e Marketing
Tema: Google e monetização de Apps
Convidado: Neto Marin – Engenheiro da Google, está de volta ao Brasil com a missão de ajudar parceiros da América Latina a terem sucesso na Google Play Store.
Mediadora: Marla Dore

03/04 | 18h – Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, Jogos Digitais e Design de Animação
Tema: Desenvolvimento Web
Convidados: Kaique Guimarães e Rafael Luna – Estudantes do curso de Ciência da Computação da Unijorge. Integrantes do projeto da Iniciação Científica “Vivendo o Parque”, e possuem experiências em desenvolvimento de páginas Web e jogos.
Mediadora: Marla Dore

03/03 | 18h30 – Direito e Psicologia
Tema: A relação Direito e Psicologia na resolução de conflitos
Convidados:
Cristiana Kaipper Dias – Professora, psicóloga (UFBA) e doutoranda em Psicologia (UFBA).
Sóstenes Macedo – Advogado, professor de Criminologia da Unijorge, e doutorando em Direito (UFBA).
Mediadora: Débora Ferraz

03/03 | 19h – Engenharia Civil e Ambiental
Tema: Laboratórios Virtuais – Ferramenta inovadora para Práticas Laboratoriais
Convidado: Vinicius do Rego Dias – Graduado em Engenharia Mecânica (UFBA), pós-graduado em Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas) e em Controle e Automação. Sócio da empresa ALGETEC – Soluções Tecnológicas em Educação.
Mediador: Alcinei Lopes Ribeiro

03/03 | 19h – Saúde
Tema: Culto ao Corpo e padrões estéticos: o que dizem os profissionais da saúde
Convidados:
Vinícius Said – Biomédico especialista em biomedicina estética, , membro da American Society Anatomy (ASA – EUA) e conselheiro científico da Revista Brasileira de Estética.
Uebster Guedes – Graduado em Educação Física, especialista em Fisiologia do Exercício, Nutrição Esportiva e em Treinamento Funcional. Mestre em Tecnologias Aplicadas à Bioenergia.
Jamile Souza de Almeida – Psicóloga clínica e hospitalar, responsável pelo serviço de psicologia hospitalar em unidade referência a pacientes com Covid-19. Atua com avaliação psicológica dos pacientes candidatos à cirurgia bariátrica e pós cirúrgicos.
Mayra Ribeiro – Nutricionista Funcional, Especialista em Fitoterapia, membro da equipe multidisciplinar do NTCO.
Mediadora: Karine Sepulveda

04/03 | 9h – Direito
Tema: Desafios éticos da advocacia
Convidada: Simone Neri – Advogada e sócia do Costa & Silva Advogados Associados, pós-graduada em Direito Imobiliário e Civil, Conselheira da OAB/BA, membro do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário e da Câmara da Mulher Empresária.
Mediadora: Cínzia Barreto de Carvalho e Lucas Rego

04/03 | 10h – Comunicação
Tema: Inteligência de Conteúdo: Dados, Insights e Ferramentas
Convidado: Marcel Ayres – Doutor em Cultura Digital (UFBA), pesquisador no Grupo de Pesquisa em Interações Sociais, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS – UFBA). Atua há mais de 10 anos como professor, consultor e estrategista em Comunicação e Marketing Digital.
Mediadora: Patrícia Moraes

04/03 | 10h – Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimentos de Sistemas
Tema: Entendendo dados da Pandemia através da Computação com a ferramenta Orange
Convidado: Felipe Torres – Professor da UNIJORGE e Doutor em Ciências (Fiocruz), graduado em Sistemas de Informação (UNIJORGE). Com vasta experiência na área de Computação.
Mediadora: Marla Dore

04/03 | 10h – Saúde
Tema: Metodologia do trabalho acadêmico: onde buscar as melhores referências
Convidada: Simone Chaves – Psicóloga, mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, especialista em Docência no Ensino Superior. Com experiência de 20 anos na área de gestão de pessoas no setor público, privado e no terceiro setor.
Mediadores: Rafael Cabral e Katia Jane.

04/03 | 10h – Ciências Biológicas
Tema: Como se tornar um perito da polícia técnica?
Convidado: Torriceli Souza Thé – Perito Criminal do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (Entomologia Forense e Toxicologia Forense). Doutor em Patologia Humana (FioCruz/UFBA), mestre em Patologia Experimental e graduação em Ciências Biológicas (UFBA).
Mediadoras: Camila Pigozzo e Joicelene Regina Lima

04/03 | 10h – Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, Jogos Digitais e Administração
Tema: 5 pontos importantes sobre TI que você precisa saber na visão de um engenheiro de software
Convidados:
Otávio Santana – Engenheiro de software, membro do comitê executivo do JCP e de vários Expert Groups de JSRs.
Karina Valente – Expert no campo de automação de negócios.  Uma das organizadoras do SouJava e da comunidade KIE.
Mediadora: Marla Dore

04/03 | 19h – Engenharia Mecânica, Elétrica e de Produção
Tema: Laboratórios Virtuais – Ferramenta inovadora para Práticas Laboratoriais
Convidado: Vinicius do Rego Dias – Graduado em Engenharia Mecânica (UFBA), pós-graduado em Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas) e em Controle e Automação. Sócio da empresa ALGETEC – Soluções Tecnológicas em Educação.
Mediador: Gilson Amorim Carvalho

04/03 | 19h – Direito
Tema: Carreiras jurídicas – Desafios práticos para a formação em direito
Convidados:
Cínzia Barreto de Carvalho – Mestra em Direito, professora, advogada e Conselheira Seccional da OAB/BA.
Danilo Gaspar – Mestre em Direito, professor e Juiz do Trabalho.
Mediadora: Vera Mônica de Almeida Talavera

04/03 | 19h – História, Pedagogia e Letras
Tema: O ensino híbrido e as metodologias ativas. Desafios e estratégias para um ensino-aprendizagem significativo
Convidados:
Cássio Vinícius Bordoni – Mestre em Arte, Educação e Gestão Cultural pela Universidade Internacional Menendez Pelayo, de Valência-Espanha. Atuou como secretário de Cultura e Turismo de Candeias, Secretário da Juventude e Secretário de Educação no mesmo município.
Aldaci Santos Lopes – Pedagoga pela UFBA e mestra em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Tutora da UAB (UNEB) e da Educação Básica, e vice-diretora do CMEI Edivaldo Boaventura (SMED).
Mediadora: Luciana Onety

04/03 | 19h – Arquitetura
Tema: Building Information Modeling (BIM) – Início imediato!
Convidados:
Álvaro Venegas – Engenheiro Civil (USP), fundador do Grupo ENG, além de diversas certificações técnicas e comerciais pela Adobe, Microsoft, entre outros.
Jefferson Hinz – Engenharia Civil (UEMG), atua com a metodologia BIM e suas tecnologias na elaboração de projetos, e como técnico comercial em BIM pela ENG DTP & Multimídia.
Cláudia Vieira – Engenheira Civil (Universidade Cruzeiro do Sul), e técnica em Desenho da Construção Civil (ETEC). Atua com tecnologia BIM e inovação na construção civil, com experiência em softwares como AutoCAD e Revit.
Mediadora: Isabela Polido

04/03 | 19h – Administração, Ciências Contábeis e cursos superiores de tecnologia
Tema: Empreendedorismo, Criatividade e Inovação com a Startup Portugal
Convidados:
André Forte – Jornalista que trabalha há 10 anos na área de comunicação empresarial. Atua na Startup Portugal com foco no empreendedorismo tecnológico.
Fernando Jardim – Senior Community Manager e Innovation Specialist, atual Community Manager da Câmara Municipal de Lisboa. Co-organizador das comunidades: Startup Grind Lisbon, Creative Mornings Lisbon, CMX Portugal, Coworking Thursdays e Startup Weekend Lisbon Travel Tech.
Mediadores: Adriano Araújo e Ricardo Garcia

04/03 | 19h – Medicina Veterinária
Tema: Medicina Veterinária e suas diversas e encantadoras possibilidades
Convidados:

Gessica Cruz – Médica veterinária graduada pela Ufba em 2010. Pós graduação em clínica médica e cirúrgica pela Qualittas (em curso). Experiência com clínica médica de pequenos animais, experiência em promotoria técnica de laboratório de.medicamentos veterinários. Consultora Técnica da Ourofino Saude Animal.
Mediadora: Érica Viana

Voltar para notícias
X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller