Por Unijorge Admin | 26/11/2020

Unijorge promove oficinas e debates na II Semana de História

Fonte: Própria

O evento acadêmico “II Semana de História da Unijorge” é um grande acontecimento para nossa comunidade. Alunos da área de Humanidades poderão acompanhar grandes debates e oficinas em sua área do conhecimento, mas o evento também é aberto para a todas as pessoas interessadas nos assuntos abordados. Neste ano, o evento será online e contará com a participação de grandes pesquisadores e especialistas em história social, sociologia e paleografia.

O evento pensado principalmente para os estudantes da Iniciação Científica da UJ, têm como temáticas principais a desafricanização e a criminalização dos negros no pós-abolição, bem como os acervos históricos presentes na Bahia e em outras partes do mundo, além do enfrentamento humanizado da morte e a construção histórica em torno da morte. Todos temas que perpassam a nossa atual realidade, e que colocam novos paradigmas a serem refletidos.

A II Semana de História da UJ também conta com uma oficina de Paleografia para instrumentalização dos alunos que trabalham com fontes históricas dos séculos XVI-XIX, e que necessitam dos rudimentos da transcrição de documentos. Os convidados são especialistas, mestres e doutores nas áreas em que atuam.

A II Semana de História é inteiramente gratuita e aberta ao público em geral.  O evento é organizado por discentes do curso de História presencial e EAD, e uma realização da coordenação das licenciaturas em História da UNIJORGE EAD e presencial.

Para participar das atividades, basta se inscrever no link abaixo de cada uma delas.

Confira a programação completa:

Oficinas

01/12 a 03/12 | 14h
PALEOGRAFIA: LENDO O PASSADO ESCRITO À MÃO
Palestrante: Sávio Queiróz Lima – Mestre, bacharel e licenciado em História, trabalha com transcrições paleográfica, teorias e métodos com fontes históricas diversas.
Mediadoras: LARA DANIELLE BARBOSA OLIVEIRA SILVA e NAIADE FARIAS SANTANA CARNEIRO – Discentes da licenciatura em História da UNIJORGE.
Inscrições: https://forms.gle/ge5HCwgMxjvP19Uq7

02/12 | 9h
Palestrante: Sávio Queiróz Lima – Mestre, bacharel e licenciado em História, trabalha com transcrições paleográfica, teorias e métodos com fontes históricas diversas.
Mediadoras: LARA DANIELLE BARBOSA OLIVEIRA SILVA e NAIADE FARIAS SANTANA CARNEIRO – Discentes da licenciatura em História da UNIJORGE.
Inscrições: https://forms.gle/ge5HCwgMxjvP19Uq7

Mesas redondas

01/12 | 19h
FUMO DE NEGRO: CONTROLE SOCIAL E DESAFRICANIZAÇÃO NO PÓS-ABOLIÇÃO
Palestrantes: LUISA GONÇALVES SAAD – Mestra e doutoranda em História Social (UFBA). Autora do livro Fumo de Negro: a criminalização da maconha no Brasil (Edufba, 2019), e integrante da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas.
FLAVIANE RIBEIRO NASCIMENTO: Professora de História do IFBA, membro do BAOBÁ: Grupo de Estudos em Ancestralidade e Pensamento De(s)colonial (IFBA) e doutoranda em História Social do Brasil (PPGH-UFBA).
Mediador: CLÍSSIO SANTOS SANTANA – Especialista em Estudos Étnicos e  Raciais (IFBA), mestre e doutorando em História Social (IFBA), professor da UNIJORGE e Coordenador do Acervo Virtual Baiano da Fundação Pedro Calmon/ SECULT-BA.
Inscrições: https://forms.gle/uye1U8Bkr7yEh2MPA

02/12 | 19h
ENTRE MANUSCRITOS E IMPRESSOS: FONTES PARA A HISTÓRIA DA BAHIA
Palestrantes: EMILY DE JESUS MACHADO – Mestra e doutoranda em História Social (UFBA), e membro do Grupo de Pesquisa CLAUSTRO – Religiões e religiosidades no Mundo Atlântico (UFRB).
DANIEL VITAL SILVA DUARTE – Mestre e doutorando em História Social (UFBA), com período sanduíche no ICS/ULisboa.
URANO DE CERQUEIRA ANDRADE – Graduado em História (UCSAL) e em Pedagogia (USP), especialista em História Social e Econômica (Faculdade São Bento da Bahia) e coordenador técnico no Projeto Digitalizando Fontes Manuscritas Ameaçadas, financiado pela Biblioteca Britânica.
Mediador: JACIRA CRISTINA SANTOS PRIMO – Doutora em História Social (UFBA), e professora de História da UNIJORGE.
Inscrições: https://forms.gle/6nP4Xo2kC3QbAmy3A

03/12 | 19h
ATITUDES E REPRESENTAÇÕES DIANTE DA MORTE: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
Palestrantes:
LUCAS NUNES STASI- Bacharel em História (UFBA), mestre e doutorando em História Social (UFBA).
PATRÍCIA SENA MACHADO OLIVEIRA SILVA – Graduada em Enfermagem (UCSAL), especialista em UTI, Gestão de Serviços de Saúde e Cuidados Paliativos, autora do livro Diante do Fim, e enfermeira assistencialista na Rede D’Or São Rafael.
Mediador: https://forms.gle/5GDqGXefVN9j4bui9

Voltar para notícias
X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller