Por Alissandro Lima | 25/02/2024

Unijorge recebe projeto “Circule um Livro” promovido pela ABAF

Estande de coleta e troca de livros paradidáticos ficará no campus Paralela a partir de segunda-feira, 26

Em apoio ao projeto “Circule um Livro”, promovido pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), a Unijorge vai receber, no período de 26 de fevereiro a 11 de março, o estande de coleta e troca de livros paradidático, no campus Paralela, durante o horário de funcionamento da instituição. Alunos, professores e o público em geral podem doar livros de todos os gêneros e faixas etárias, para impactar o maior número de pessoas possível. Os livros arrecadados nesta campanha serão disponibilizados na Unijorge e em outras edições do projeto, realizadas em lugares público, como shoppings, estações de metrô ou ônibus e praças.

A iniciativa da ABAF acontece em parceria com o Núcleo de Responsabilidade Social e o Núcleo de Relações Internacionais da Unijorge, e busca conscientizar sobre a sustentabilidade do livro impresso, além de incentivar a leitura, promover o acesso a livros em lugares com grande fluxo de pessoas, contribuir para a maior visibilidade, e incentivar a economia circular.

“Entendemos a importância desse projeto de doação de livros como de extrema importância, na medida em que a leitura é uma ferramenta essencial para a educação e o aprendizado. Através dos livros é possível adquirir conhecimento, ampliar horizontes e desenvolver habilidades”, enfatiza a professora Sylvia Dalcom, coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social e Extensão da Unijorge.

Para a presidente da ABAF, Mariana Lisbôa, as florestas plantadas fazem parte do dia a dia das pessoas, fornecendo uma matéria-prima sustentável que dá origem a inúmeros produtos sustentáveis, entre eles o papel. “Portanto, uma ação como o ‘Circule um Livro’, que estimula a economia circular e divulga mais informações sobre o trabalho do setor florestal, vem em boa hora, para que mais pessoas falem sobre sustentabilidade e conheçam esse segmento que é tão importante para a sociedade”, disse.

Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF, ressalta a importância do papel no dia a dia das pessoas. “Papel é artigo de primeira necessidade: usamos o dia inteiro, de diversas formas, e um dos usos mais importantes é o papel usado na produção de livros. É ali que gravamos e compartilhamos conhecimento”, apontou.

Projeto Circule um Livro

O projeto, feito em parceria com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e a Two Sides, já conta com o apoio de diversos autores, editoras independentes e de instituições em Salvador, como: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Biblioteca Pública da Bahia, Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Unijorge, Sinart, Sindicato das Indústrias Gráficas da Bahia (SIGEB) e Associação Comercial da Bahia (ACB).