17/01/2024 | 18:04 pm

Curso de Odontologia: 10 Dicas essenciais para aproveitar ao máximo

O curso de Odontologia é uma das opções mais procuradas por quem vai fazer uma graduação. No entanto, seguir o sonho de ser um cirurgião-dentista pode ser uma tarefa desafiadora ao longo dos 5 anos de graduação. Por conta disso, listamos 10 dicas essenciais para facilitar a sua jornada na Odontologia e alcançar o diploma com êxito. Leia o artigo completo e boa sorte!

 

10 dicas essenciais para a graduação em Odontologia

 

 

 1. Faça o melhor proveito dos laboratórios e equipamentos especializados

 

Laboratórios e equipamentos especializados são um diferencial importante no curso de Odontologia. Eles oferecem a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em ambientes controlados, desenvolvendo habilidades práticas essenciais para a profissão. Ao utilizar os equipamentos especializados, os estudantes podem aprimorar técnicas clínicas, adquirindo destreza com os equipamentos e se familiarizando com os procedimentos odontológicos antes de atuar diretamente em pacientes.

 

Na Unijorge, os estudantes de graduação têm à sua disposição o Laboratório de Odontologia, um espaço completo com equipamentos modernos e estrutura ideal para uma formação de qualidade de cirurgiões-dentistas.

 

2. Conheça as especialidades da Odontologia

 

Ao ter conhecimento sobre as especialidades da Odontologia, os estudantes podem direcionar seus estudos e estágios para ganhar experiência nas áreas que mais se identificam. Isso não apenas os prepara melhor para escolher uma especialidade, mas também pode ser útil ao decidirem sobre futuros cursos de pós-graduação.

 

Além disso, compreender as especialidades ajuda os estudantes a terem uma visão mais abrangente da Odontologia como um todo, facilitando a colaboração e comunicação com profissionais de diferentes áreas quando estiverem na prática clínica.

 

 3. Trabalhe o networking com profissionais e estudantes da área

 

Ao se conectar com profissionais, você tem a chance de aprender com suas experiências e receber conselhos práticos. Essas conexões podem até resultar em mentoria, que é quando alguém mais experiente te guia na sua trajetória profissional. Além disso, interagir com outros estudantes cria uma comunidade de apoio. Vocês podem compartilhar conhecimentos, estudar juntos e até mesmo explorar possibilidades de projetos em conjunto.

 

 4. Aproveite os projetos de extensão promovidos pela universidade

 

Participar dos projetos de extensão da universidade é uma maneira incrível de se conectar com as pessoas e fazer a diferença na comunidade. Ao se envolver nesses projetos, você tem a oportunidade de conhecer e ajudar diversas pessoas. Pode ser que você esteja envolvido em ações comunitárias, promovendo a saúde bucal em escolas ou em locais onde as pessoas têm menos acesso a cuidados dentários.

 

Trabalhar nesses projetos não só te coloca em contato com uma diversidade incrível de pessoas, mas também te ensina a lidar com diferentes realidades sociais. Isso é valioso não apenas para a sua formação como cirurgião-dentista, mas também para desenvolver empatia e compreensão social.

 

5. Tenha vivência prática no Instituto de Saúde Unijorge

Os alunos de Odontologia terão a Clínica Odontológica como espaço para atendimento dos pacientes, que ainda não está pronta, então sei se cabe colocarmos que haverão vivências no Instituto de Saúde.

 

Ao realizar atendimentos reais, os estudantes do curso de Odontologia têm uma compreensão mais profunda das diversas condições bucais que podem surgir em um paciente, preparando os alunos para uma gama mais ampla de situações na sua futura carreira. É exatamente o que acontece com os estudantes que fazem as aulas práticas de Odontologia no Instituto de Saúde Unijorge, onde são realizados atendimentos reais ao público externo.

 

A experiência prática no Instituto de Saúde permite que os estudantes enfrentem desafios clínicos de verdade, ganhando confiança na aplicação de procedimentos e na resolução de problemas em tempo real. Além disso, a supervisão e orientação dos profissionais experientes no Centro ajudam a consolidar e aprimorar as habilidades clínicas dos estudantes.

Essa vivência prática não apenas fortalece as habilidades técnicas, mas também contribui para a formação ética, profissional e social do estudante, preparando-o de maneira abrangente como profissional e cidadão.

 

 6. Explore a iniciação científica e a carreira acadêmica

 

Explorar a iniciação científica na Odontologia durante a graduação oferece ao estudante a chance de aprofundar conhecimentos, desenvolver habilidades de pesquisa e entender as últimas descobertas na área. Participar de projetos científicos não apenas enriquece a formação acadêmica, mas também destaca o currículo, sendo um diferencial na busca por oportunidades profissionais ou mesmo abrindo as portas para a atuação no mundo acadêmico, como atividades de ensino, Mestrado ou Doutorado.

 

7. Conte com o apoio do Centro de Carreiras Unijorge

 

Todo auxílio institucional é importante para um estudante de graduação. Os estudantes da Unijorge têm à sua disposição o Centro de Carreiras, um núcleo universitário concebido para auxiliar os estudantes e recém-egressos da instituição. O Centro de Carreiras desenvolve algumas ações de auxílio aos estudantes, como o Programa de Estágio, o Programa de Desenvolvimento de Carreira e o Programa Diplomados.

.

8. Mantenha sua organização pessoal em dia

 

A carga de estudos e atividades pode ser intensa durante um curso de Odontologia, por isso é super importante manter a organização pessoal durante a graduação. Ter um cronograma de estudos e um planejamento de tarefas ajuda a distribuir o tempo de maneira equilibrada, evitando a sobrecarga. Isso permite que o estudante esteja mais preparado para as aulas, os estágios e os compromissos acadêmicos.

 

9. Escolha um curso e uma universidade de boa reputação

 

Escolher um curso e uma universidade de boa reputação é essencial para um estudante de Odontologia na graduação. Isso porque uma instituição respeitada geralmente oferece um ensino de qualidade, professores especializados e infraestrutura adequada para prática clínica.

 

Além disso, optar por uma universidade respeitada também pode impactar positivamente a empregabilidade após a formatura. Muitas empresas e instituições de saúde valorizam diplomas de instituições reconhecidas, o que pode abrir portas para oportunidades profissionais mais promissoras. O curso de Odontologia da Unijorge possui nota máxima pelo MEC, sendo mais um curso de excelência do Centro Universitário que possui o melhor EAD do Nordeste, segundo o CPC contínuo.

 

10. Dica extra: Mantenha os cuidados mentais e físicos na universidade

 

Manter os cuidados mentais e físicos durante a graduação em Odontologia é essencial para o bem-estar geral dos estudantes. Cargas intensas de estudo e demandas acadêmicas podem ser desafiadoras, e cuidar da saúde mental e física traz benefícios importantes. Além disso, cuidar do corpo e da mente contribui para um desempenho acadêmico mais eficaz e para a preparação adequada para a prática profissional.

 

Conclusão

 

Ao longo do artigo, pudemos conferir dicas muito importantes para uma trajetória de sucesso no curso de Odontologia. Além disso, é fundamental fazer a escolha correta da instituição de ensino para cursar a sua graduação. A Unijorge possui uma estrutura completa e um corpo docente altamente.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller