19/12/2023 | 17:05 pm

10 habilidades essenciais para uma carreira em Desenvolvimento de Sistemas

Dominando linguagens de programação e frameworks: O caminho para o topo

Dominar linguagens de programação é fundamental para qualquer desenvolvedor de sistemas. A proficiência em Python, Java, JavaScript, React, Angular e abre portas e define a capacidade de criar soluções inovadoras. Entender o código é essencial, mas ir além, explorando os frameworks associados a essas linguagens, é o que diferencia um desenvolvedor excepcional.

A indústria de tecnologia passa por atualizações constantes, e para permanecer relevante e inserido no mercado de trabalho desta área, é essencial que os profissionais de TI continuem aprimorando suas habilidades para alinhar-se às demandas das empresas e recrutadores.

Conheça as 10 principais competências procuradas para uma carreira em Desenvolvimento de Sistemas:

1- Proficiência em Linguagens de Programação Populares:

Ter domínio em linguagens como Python, JavaScript e Java representa um grande avanço no mercado. Essas linguagens são amplamente utilizadas em diversos projetos e setores, sendo um diferencial significativo para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Investir tempo no aprendizado dessas linguagens é um passo crucial para impulsionar a carreira em TI.

2- Conhecimento em Cibersegurança:

Em um cenário onde a proteção de dados e sistemas é uma prioridade, a cibersegurança torna-se uma rota estratégica para se destacar. Buscar conhecimento sobre técnicas e práticas nesta área, mantendo-se atualizado sobre as ameaças mais recentes, é fundamental para garantir a segurança das empresas e construir confiança em diversos aspectos.

3- Competência em Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML):

O domínio de habilidades em IA e ML amplia significativamente as possibilidades para a resolução de problemas. À medida que essas tecnologias se tornam mais comuns em soluções tecnológicas, adquirir conhecimento nesse campo oferece oportunidades para inovação e eficiência.

4- Habilidades em Nuvem e Arquitetura de Micros serviços:

A computação em nuvem e a arquitetura de micros serviços estão no centro das tendências em TI. Profissionais que dominam plataformas populares, como AWS, cloud computing, Azure e Google Cloud, são altamente valorizados. Além disso, compreender a concepção e implementação de micros serviços permite o desenvolvimento de soluções escaláveis e resilientes.

5- Conhecimento em Metodologias Ágeis:

As metodologias ágeis, como Scrum e Kanban, são amplamente adotadas em projetos de TI. Compreender esses métodos pode aprimorar a eficiência e a colaboração em projetos tecnológicos.

6- Habilidades de Gerenciamento de Projetos:

Gerenciar projetos eficientemente é crucial na área de TI. Habilidades como planejamento, controle de qualidade e gestão de riscos são fundamentais para garantir entregas pontuais e o sucesso dos projetos.

7- Habilidades de Comunicação:

A comunicação é considerada a habilidade mais crucial em qualquer mercado de trabalho, incluindo o de TI. Uma comunicação clara, tanto verbal quanto escrita, facilita o compartilhamento de informações entre equipes e evita mal-entendidos que afetam a produtividade.

8- Pensamento Crítico e Resolução de Problemas:

A capacidade de analisar problemas complexos e encontrar soluções eficazes é inestimável. Profissionais com pensamento crítico destacam-se ao enfrentar desafios e desenvolver soluções inovadoras.

9- Trabalho em Equipe e Habilidades de Colaboração:

Colaboração efetiva é essencial em projetos de TI que envolvem a coordenação de diversas partes interessadas. Aprender a trabalhar em equipe, mesmo de forma remota, melhora a eficiência dos projetos e contribui para o sucesso da organização.

10- Adaptabilidade e Aprendizado Contínuo:

A indústria de TI está em constante evolução, exigindo que os profissionais se adaptem às mudanças e aprendam novas habilidades. A adaptabilidade e o aprendizado contínuo são cruciais para se manter relevante e competitivo no mercado de trabalho.

Destacar-se na carreira demanda o estudo e domínio dessas 10 habilidades, aliado a uma busca constante por atualização. A tecnologia está em constante mudança, e investir no desenvolvimento pessoal e profissional, equilibrando habilidades técnicas e interpessoais, garante preparo para os desafios diários enfrentados pelos profissionais da tecnologia.

A Unijorge: sua parceria na jornada de desenvolvimento de sistemas A Unijorge, eleita a melhor faculdade em Salvador, segundo o Ministério da Educação, oferece o ambiente propício para aprimorar essas habilidades técnicas. Professores capacitados e uma abordagem prática permitem que os alunos não apenas entendam a teoria, mas também a apliquem em projetos reais.

Para aqueles que desejam embarcar na jornada de desenvolvimento de sistemas, a Unijorge se destaca como uma instituição de excelência na formação de profissionais nesse campo dinâmico. Nossa qualidade e tradição do curso superior de tecnologia são reconhecidas no

mercado, com um currículo constantemente atualizado para refletir as mudanças nas tecnologias e nas necessidades do mercado de desenvolvimento de sistemas. Ao escolher a Unijorge como sua parceira na construção de uma carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você está investindo não apenas em uma educação, mas em um futuro promissor e repleto de oportunidades.