05/04/2021 | 17:44 pm

3 fatos importantes sobre o profissional de Gestão Financeira

Conduzir as finanças de uma organização não é uma tarefa fácil, por isso, a Gestão Financeira é um dos alicerces das empresas, atuando como uma ferramenta indispensável para alavancar o crescimento sustentável de qualquer negócio.

De modo geral, o papel de um bom gestor é desempenhar uma função estratégica dentro de uma organização, utilizando um conjunto de habilidades, conhecimentos técnicos e visão de futuro para monitorar o desempenho do negócio, gerenciar seus investimentos e determinar quais projetos oferecem o melhor retorno. Porém, muito se engana quem pensa que é só isso que faz a profissão uma das mais concorridas do mercado atualmente.

Quer saber mais sobre a importância da Gestão Financeira e sobre como se tornar um profissional de sucesso nesta área? Então acompanhe nosso artigo e conheça 3 fatos importantes sobre a profissão e quais as características que definem um gestor de excelência. Confira!

3 fatos sobre o profissional de Gestão Financeira

1. O gestor financeiro não é um profissional “quadrado”

Foi-se o tempo que o papel do profissional de Gestão Financeira era não analisar estrategicamente toda a empresa e se limitar às atividades manuais. Esse perfil “quadrado” já deixou de ser verdade a muito tempo!

Atualmente, os investimentos em profissionais arrojados e atualizados vêm se tornando uma das principais mudanças adotadas por empresas que enxergam a importância de uma nova estratégia para o setor, adorando medidas que retenham talentos e investindo em especialistas que trazem mais modernidade e mais intimidade com as melhores práticas do mercado financeiro.

Por isso, se a ideia é se manter distante, desempenhar atividades repetitivas e burocráticas e seguir uma metodologia “imutável”, esse não é o setor ideal.

2. Sem estratégia não existe boa gestão financeira

Para se sair bem na Gestão Financeira, é preciso ter uma visão efetiva do direcionamento estratégico da empresa. Por isso, é crucial ter uma definição bem clara de metas, formular um planejamento estratégico qualificado e ajustá-lo periodicamente.

Para defini-lo, é preciso se manter atualizado, analisar e refletir sobre a direção mais estratégica a ser tomada e lidar com as responsabilidades e os prazos para que cada etapa do planejamento seja executada sem falhas. Mais importante ainda é ter uma boa administração dos dados do plano, convertendo-os em números claros e fáceis de serem avaliados.

3. O gestor financeiro é um profissional multifuncional

É comum acreditar que o papel do gestor financeiro é apenas lidar com números e planilhas, porém, isso é um grande mito. É preciso saber se comunicar com as outras equipes, ter boas capacidades para extrair excelentes insights para as tomadas de decisão e conseguir analisar a empresa como um todo, fazendo assim uma gestão mais humana de seus processos gerenciais.

Neste setor, o bom gestor se torna capaz de perceber as mais específicas demandas urgentes e que colocam em risco o potencial do negócio, estimulando-o mais ou menos para manter a saúde de todas as áreas e assim fazê-lo crescer.

O perfil do gestor financeiro conectado com o futuro

A Gestão Financeira é um excelente setor para aqueles que tem habilidade para trabalhar com números, que enxergam o potencial de saber administrar bem todas as transações e processos relacionados às movimentações financeiras do negócio e que possuam boas capacidades de organização e método.

Mesmo assim, é preciso saber que as exigências de um cargo de gestão financeira são bem altas. Saber alcançar o equilíbrio entre a rentabilidade e o retorno financeiro saudável das empresas, desempenhar funções burocráticas, conseguir otimizar a sua rotina e potencializar os processos internos de uma organização são fundamentais para torna-lo um profissional de sucesso.

Com isso, ser organizado e ter afinidade com números não basta para se destacar no setor, é preciso ter visão. Um bom profissional de Gestão Financeira é um recurso inestimável para qualquer corporação, com isso, é na sua capacidade de unir metodologias técnicas e estratégias modernas que mora o segredo para a sobrevivência e o crescimento das empresas.

Seguindo as melhores práticas financeiras do mercado, seu principal papel é conseguir aumentar os lucros sem mexer no caixa de forma negativa, por isso, é preciso ter algumas características e habilidades específicas para desempenhar sua função com excelência, tais como:

  • Espirito de Liderança;
  • Interesse pelos avanços da tecnologia e ferramentas digitais;
  • Facilidade de relacionamento e comunicação;
  • Domínio sobre taxas e tributos, além de muito conhecimento sobre legislações;
  • Ética profissional;
  • Inteligência emocional;
  • Visão estratégica e atualizada;
  • Saber definir metas ousadas e realistas;
  • Ter um pensamento analítico e minucioso.

De modo geral, esse é o perfil dos profissionais de Gestão Financeira mais procurado pelo mercado, o que amplia suas oportunidades de conquistar melhores cargos e salários, abre portas para boas colocações no mercado de trabalho e o tornam mais competitivo perante o setor.

Estude Gestão Financeira EAD na Unijorge

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Unijorge oferece ao aluno a oportunidade de iniciar um plano de carreira concreto rumo ao seu sucesso profissional.

Voltado aos profissionais que desejam assumir os desafios de gerir essa área e atuar de maneira humanística nas organizações, o curso visa preparar o aluno para estudar e identificar as tendências de mercado, despertar um olhar estratégico e mercadológico e estimular uma visão sólida da economia e do mercado financeiro.

A Unijorge te ajuda a se preparar para vivenciar o futuro da Gestão Financeira. Estude conosco dê os primeiros passos para realizar o seu sonho!

Clique aqui e saiba mais!

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller