02/09/2020 | 17:09 pm

5 filmes que todo Psicólogo deve assistir

O universo da Psicologia e todos os seus mistérios são temas recorrentes no mundo do cinema. Não é mera coincidência que a chamada Psicologia Científica, criada nos laboratórios, assim como a Psicanálise surgem no final do século XIX, mesmo momento de surgimento dos filmes cinematográficos. Os filmes, em sua maioria, tratam de dramas humanos, sobre o comportamento de homens e mulheres e, portanto, de temas que interessam aos psicólogos.

A relação entre psicologia e cinema é fascinante. Alguns filmes ajudam, não só o público em geral, a conhecer melhor alguns aspectos do comportamento humano que afetam a sociedade contemporânea, como também promovem novos olhares sobre eles dentro do próprio cenário dos profissionais de psicologia.

Se você é psicólogo(a) ou deseja ser, conheça 5 filmes que vão instiga-lo(a) a pensar sobre o comportamento humano e sua complexidade, e servir de estudo para os mais diversos casos. Confira a nossa lista.

5 filmes sobre psicologia que você precisa assistir

1. Cisne Negro (2011)

O longa”Cisne Negro”, estrelado pela atriz Natalie Portman e dirigido por Darren Aronofsky, já se tornou um clássico objeto de estudo entre os psicólogos. A trama retrata uma talentosa bailarina que está prestes a atingir o auge da carreira, mas enfrenta dificuldades para lidar com sua instabilidade emocional, o que pode comprometer sua carreira. Nessa narrativa, a personagem começa a perder a conexão com a realidade, apresentando quadros obsessivos, neuróticos e depressivos.

2. Precisamos falar sobre o Kevin (2011)

“Precisamos falar sobre o Kevin”, o longa-metragem dirigido por Lynne Ramsay, retrata a vida de Eva Katchadourian, interpretada por Tilda Swinton, uma escritora nova-iorquina de guias de viagens que nunca desejou ser mãe.

Com o nascimento de seu primeiro filho, Kevin, interpretado por Ezra Miller, Eva se vê em uma relação complicada com o garoto, que não muda ou evolui mesmo com o passar dos anos. Quando Kevin atinge a adolescência, é o responsável por uma tragédia que o leva à prisão, deixando para a sua mãe o questionando sobre o papel que desempenhou na criação do filho.

3. O Silêncio dos Inocentes (1991)

O clássico dirigido por Jonathan Demme marca o início da série de longas que retratam a história do Dr. Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra que é também um psicopata violento.

Cumprindo prisão perpétua por vários assassinatos e por atos de canibalismo, o criminoso é entrevistado por Clarice Starling, uma talentosa estudante da academia de treinamento do FBI, que o procura para conseguir entrar na mente de um novo serial killer que assola o país.

4. A Pele que Habito (2011)

“A Pele que Habito”, um clássico dirigido por Pedro Almodóvar, retrata a vida de um atormentado cirurgião plástico que apresenta transtornos obsessivos depois que sua esposa sofre um acidente de carro que a deixa totalmente queimada, causando, por consequência, a morte dela.

Dr. Robert Ledgard, interpretado por Antonio Banderas, passa a dedicar sua vida à pesquisa e criação de uma pele que poderia ter salvado a vida de sua esposa, utilizando uma cobaia humana e muitos métodos ilegais para alcançar seus objetivos.

5. Identidade (2013)

Nesse incrível suspense dirigido por James Mangold, uma tempestade reúne um grupo de pessoas em um motel no deserto durante toda a noite. A trama envolve os espectadores com vários eventos perigosos e uma onda de assassinatos que persegue os hóspedes, enquanto um psiquiatra busca provar a inocência de um homem que está sendo interrogado sob a acusação de assassinato.

E aí, gostou da nossa seleção de filmes que todo psicólogo precisa assistir? Ficou curioso e quer saber mais sobre a profissão? Então, confira o nosso e-book “Psicologia – A importância da profissão nos novos contextos de mercado de trabalho” e saiba mais sobre os detalhes dessa área tão intrigante.

Clique aqui e saiba mais