12/10/2020 | 16:01 pm

Ações sociais e a transformação da comunidade

Diante das transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que vivemos na sociedade contemporânea, o conhecimento se tornou o principal elemento modificador da realidade que enfrentamos no Brasil. Capaz de promover soluções inovadoras e redesenhar um novo sistema que amplie nossas expectativas de vida e visão de mundo, as ações sociais se tornaram uma ferramenta fundamental para o funcionamento sustentável das comunidades pelo país.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está entre as cinco nações mais desiguais do planeta, onde apenas 1% dos habitantes concentram até 23% de toda a renda do país. No atual contexto da Covid-19, mais do que nunca, projetos de assistência e incentivo à cultura, à saúde, ao intelecto e a ciência assumem um papel divisor de águas quando o assunto é trilhar caminhos capazes de mudar a perspectiva da sociedade em um momento tão crítico.

Em meio à pandemia, ações sociais acabam preenchendo essa lacuna deixada pelo poder público, oferecendo uma possibilidade real de desenvolvimento para uma grande parcela da população. Capazes de estimular o progresso de comunidades através da educação e do conhecimento, essas ações se tornaram instrumentos inestimáveis para impactar positivamente na vida de diferentes grupos de pessoas.

O papel da UNIJORGE

Neste cenário complexo, a UNIJORGE assume seu papel de potencial transformação e estimula alunos e professores a buscar soluções para ajudar a comunidade, promovendo a criação de iniciativas capazes de transformar a realidade das pessoas em Salvador.

Contribuindo com essa corrente solidária que visa a assistência social em termos de garantia de direitos e desenvolvimento sustentável, os Projetos Transforma UJ, realizados por nossos alunos, egressos e professores, estão à disposição para atender demandas de diversas áreas em toda a cidade e região metropolitana.

Nossos projetos são voltados para a promoção de uma sociedade sustentável e verdadeiramente mais justa, impactando nos mais diversos públicos para a promoção de uma rede de apoio social que abrange situações que vão desde o cuidado à saúde durante a pandemia e a educação e capacitação de jovens para o mercado de trabalho à promoção de serviços básicos de assistência gratuita dentro do ambiente virtual.

Trilhando caminhos transformadores de afeto e cuidado, já são centenas de pessoas atendidas gratuitamente por essa rede, graças ao trabalho desenvolvido pelos núcleos dos cursos nas áreas de Saúde e Ciências Biológicas, Direito, Ciências Contábeis, Administração, Letras, História, Arquitetura, Engenharias e muitos outros.

Conheça as ações de responsabilidade social e os projetos sustentáveis desenvolvidos pela UJ para ajudar a transformar o mundo:

Protagonizado por alunos e professores do curso de Arquitetura da Unijorge, o projeto visa atender famílias que necessitam de consultoria em projetos e obras residenciais, promovendo a possibilidade de diálogo com comunidades afetadas pela pandemia e contribuindo com informações técnicas.

Desenvolvido por professores e alunos do curso de Nutrição, oferece atendimentos via telefone ou videoconferência para potencializar o conhecimento sobre saúde e alimentação saudável durante a pandemia, de acordo com as especialidades atendidas pelo Consultório on-line de Nutrição.

Atendimentos realizados pelos professores e alunos do curso de Serviço Social da UJ através de um canal direto para orientação da população, principalmente a mais carente, sobre os serviços de saúde e os benefícios sociais oferecidos pelo governo dentro do contexto da pandemia.

Serviço de atendimento gratuito disponibilizado pelo Núcleo de Prática Jurídica, com escuta profissional sobre questões específicas que envolvam demandas causadas pelo distanciamento social.

Atendimento realizado através de videoconferências pelos professores e alunos do curso de Fisioterapia da UJ para auxiliar pacientes, de forma remota, a tirar dúvidas e partilhar informações técnicas sobre diferentes práticas de fisioterapia.

Teleatendimentos realizados por alunos egressos da UJ que estão cooperando para garantir o acolhimento de pessoas com demandas fonoaudiológicas e o atendimento para pacientes já assistidos no Instituto de Saúde UJ.

Atendimentos promovidos por alunos e professores do curso de Enfermagem da UJ através de encontros virtuais de acolhimento com estudantes de enfermagem/preceptores/gestantes para orientações quanto à sua maternidade de referência, orientações sobre pré-parto, parto e puerpério, com temas relevantes como amamentação e cuidados com o RN.

Alunos e professores do curso de Psicologia da UJ realizam teleatendimentos prestados por psicólogos(as), ex-alunos(as) e psicólogos(as) extensionistas da UJ, através de escuta telefônica para acolhimento de angústias, tristezas ou preocupações em plantões de serviços psicológicos durante o isolamento social.

O projeto se dá por meio dos professores e alunos do curso de Enfermagem da UJ através de videochamadas para atender principalmente pacientes com feridas de baixa e média complexidade. Os serviços prestados são orientações sobre cuidados com a ferida e com a saúde em geral, avaliação de complicações e doenças de base.

Professores, empresas parceiras e estudantes de Administração e Ciências Contábeis da UJ se propõem a ajudar empreendedores e comerciantes que estão em dificuldade financeira, prestando aconselhamento especializado na área financeira, contábil e do mercado digital.

Alunos do curso de Pedagogia, sob a orientação de professores especializados em educação para crianças, viabilizam aulas gratuitas voltadas para a Educação Infantil, principalmente nas faixas etárias de 0 a 3 anos e de 4 e 5 anos.

A ação busca dar assessoria profissional sobre a prática de exercícios físicos durante a quarentena, principalmente para pessoas acima dos 40 anos. Os atendimentos acontecem pelo telefone, com orientações individualizadas de acordo com a necessidade de cada paciente.

São mais de 30 conteúdos gratuitos em formato acessível e prático para as redes sociais, sobre temas importantes na matéria de história. A ação visa dar apoio aos estudos remotos de alunos da rede pública de ensino médio, durante a quarentena, que estão se preparando para o ENEM.

Professores e alunos do curso de Letras produzem conteúdos otimizados para as redes sociais, tirando dúvidas e compartilhando conhecimento através de miniaulas para o Instagram. O material é voltado para os alunos do ensino médio da rede pública que estão sem aula durante a pandemia e têm maior dificuldade de se prepararem para a realização do Enem.

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais da Unijorge resolveu se organizar para reunir informações sobre os pequenos negócios vinculados à nossa comunidade de Relações Internacionais UJ. Com a ação, alunos e professores buscam fomentar o comércio local e apresentar aos seguidores das nossas redes sociais as histórias por trás dos produtos e serviços que eles oferecem.

Professores dos cursos de Letras, História, Ciências Biológicas e Engenharias da Unijorge produzem videoaulas, seguindo o modelo de prova do Enem, para ajudar os alunos de ensino médio de escolas públicas que ficaram sem aula devido à pandemia.

Alunos e professores dos cursos de Ciências Contábeis e Administração realizaram atendimento on-line gratuito para esclarecer dúvidas dos contribuintes e fazerem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020.

A UNIJORGE acredita no poder do conhecimento para mudar o mundo. Se você também crê no potencial da educação para transformar o cenário social e econômico do país, venha fazer parte dessa corrente.

Seja um aluno UJ. Clique aqui e saiba mais.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller